Como eu sei qual é a oração principal?

Perguntado por: Helena Marta Magalhães de Ferreira  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

Em um período, a oração principal é aquela que não depende de outra oração, ou seja, ela não exerce uma função sintática. No entanto, ela vem sempre acompanhada de oração que completa o seu sentido: Sonhei que estava em Paris. Nesse exemplo, a oração principal é: “Sonhei”.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal, então, é uma espécie de raiz da frase, de núcleo de onde se inicia a ideia. Já a oração subordinada é aquela que serve para completar ou para ampliar o significado da oração principal. Ou seja, a oração subordinada é aquela que sempre vai ter uma relação de dependência para com a oração principal.

Como saber quais são as orações principais?

Nesse exemplo, a oração “Fui mal na prova” é a oração principal, já que é independente e tem sentido completo. Se ela aparece isolada, pode ser completamente entendida. Já a oração “apesar de ter estudado muito” é uma oração subordinada, pois não tem sentido completo caso apareça isolada de outra oração.

Qual é a principal oração?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que não tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Como identificar as orações?

Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

Dica Bizurada 28 (Oração Principal ou Oração Subordinada)

35 questões relacionadas encontradas

Como separar as orações de uma frase?

# As orações coordenadas assindéticas são separadas entre si por meio da vírgula. Exemplo: O garoto chegou, guardou seus objetos, debruçou sobre a mesa sem nada dizer. # As orações coordenadas sindéticas separam-se por vírgulas, exceto as aditivas.

Quais são os três tipos de oração?

Elas podem ser classificadas como orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Cada um desses três tipos tem suas próprias subclassificações de acordo com a relação de sentido estabelecida.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.

Como identificar quantas orações tem em um texto?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.

Quais são os 5 tipos de orações?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Como identificar os períodos?

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Como se começa uma oração?

Comece a orar

Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é dirigir-se a Deus chamando-o pelo seu nome. Pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Como entender as orações subordinadas?

5 dicas para estudar as orações subordinadas
  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Qual é a diferença entre uma frase e uma oração?

Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal.

Como saber o sujeito e predicado da frase?

O sujeito e o predicado são dois termos essenciais da oração. O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo no enunciado. Já o predicado corresponde ao próprio enunciado feito, composto de verbo, objeto e complementos. Quando a oração apresenta sujeito, o predicado está relacionado a ele.

Quais são os sujeitos?

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.

Como explicar o que é oração?

A oração se define como uma unidade significativa em que há verbos ou locuções verbais na estruturação sintática. As orações estão presentes em nossa comunicação diária e estruturam os diversos textos existentes. A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais.

Como identificar uma frase em um texto?

A Frase é um enunciado com sentido completo, ela se inicia com letra maiúscula e termina com um ponto, que pode ser o final, de exclamação ou interrogação, a depender do sentido que você quer dar. Geralmente, damos o nome de frase aos períodos, que são compostos por orações.

O que é uma oração simples?

As chamadas orações simples são aquelas que têm um único núcleo verbal (isto é, um único predicado). As orações simples correspondem às estruturas mais simples de entre todas as orações, uma vez que não pertencem a nenhuma unidade gramatical maior.

Como saber se é uma oração subordinada substantiva?

Portanto, é fácil identificar esse tipo de oração, que sempre aparece da seguinte forma: sujeito + verbo de ligação + oração subordinada substantiva predicativa. Confira os exemplos para entender: O bom é que a festa será amanhã.

Como saber se é período composto por coordenação ou subordinação?

São chamados períodos compostos por coordenação aqueles em que as orações estão articuladas, mas não há dependência entre elas. O período composto por subordinação, por sua vez, possui orações articuladas, mas com uma relação de dependência.

Quais são as orações subordinadas?

Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Artigo anterior
Como se contabiliza o goodwill?
Artigo seguinte
Qual a melhor viga para telhado?