O que é processo de devolução?

Perguntado por: Fabiana Cátia Sá Alves Pinho  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

Devolução de mercadoria é quando o item comprado é enviado de volta à empresa após ter sido recebido/escriturado pelo cliente. Note que já houve a aceitação do produto por ele, pois esse fato é importante para diferenciar o processo de retorno de mercadoria.

O que significa em processo de devolução?

A encomenda entra em processo de devolução quando algum problema identificado durante seu envio impediu que a entrega fosse realizada. Isso pode acontecer em dois momentos: Quando a encomenda ainda está na Mandaê (exemplo: nota fiscal inválida);

Quais são os procedimentos de devolução?

Conforme já visto anteriormente, o Código de Defesa do Consumidor prevê duas situações em que a devolução de uma mercadoria deve ser aceita obrigatoriamente: Em caso de defeito, respeitados os prazos máximos de 30 dias após a compra, para produtos não duráveis, e 90 dias após a compra, para produtos duráveis.

Como funciona a nota de devolução?

A nota fiscal de devolução anula a operação de compra e venda não concretizada. Vale lembrar que quando há trânsito de mercadoria, a NF-e não pode ser cancelada. Sendo assim, em situações em que o produto que saiu para ser entregue é recusado, emite-se uma nota fiscal de devolução.

O que é devolução de vendas?

A devolução de venda é realizada quando os produtos vendidos pela sua empresa estão em desacordo com o pedido de compra elaborado pelo seu cliente e(ou) com problemas de qualidade.

A importância do processo de devolução de mercadorias

27 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma devolução de venda?

Todo o processo de devolução de venda deve ser feito tendo como base o cupom fiscal emitido para a compra do produto. Ao receber o cupom do cliente, o funcionário responsável pela atividade precisa dar entrada na mercadoria usando os dados impressos neste documento.

Como é feito o lançamento de devolução de venda?

Ocorrendo a devolução de venda, o valor correspondente a essa devolução deverá ser contabilizado em conta própria, como redutora da receita bruta das vendas.

Qual CFOP para nota de devolução?

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".

Como emitir nota de devolução pessoa física?

Caso a venda tenha sido para pessoa física e não tenha se concretizado, é preciso que o emitente da nota de origem emita a nota de devolução com uma CFOP de entrada. Mas caso o destinatário seja pessoa jurídica, a responsabilidade de emissão da nota fiscal eletrônica de Devolução cai sobre ele.

Qual a sequência que corresponde aos documentos do processo de devolução?

Nota Fiscal de Entrada, Procedimento Operacional Padrão (POP) de rejeição, Relatório de Não Conformidade (RNC) e Nota Fiscal de Devolução.

Qual a natureza da operação para devolução de mercadoria?

Para devolução de compra, é necessário cadastrar uma natureza de operação de saída de mercadoria. Já que você estará devolvendo a mercadoria para o fornecedor, será dada a saída dela da empresa. Dentro da natureza, clique nas regras da tributação para editar informações, como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, entre outros.

O que significa devolução em andamento ao CD custódia?

Este status é registrado quando o CD do embarcador, onde foi realizada coleta ou está localizado o PA, está dentro do estado.

O que fazer quando encomenda volta?

Favor entrar em contato com o remetente e informar o ocorrido e se for o caso, fazer a correção e solicitar o reenvio do objeto novamente.

O que acontece quando uma encomenda é recusada?

Ao optar por simplesmente recusar o objeto, o destinatário irá receber uma notificação para recolher o produto no posto de correios ou parcelshop da transportadora. Caso não o faça até determinado período, o volume será destruído ou devolvido ao remetente.

Onde emitir nota de devolução?

Para emitir a nota fiscal de devolução de mercadoria o emitente deve:
  • acessar seu sistema de gestão de nota fiscal;
  • procurar em “finalidade de emissão” a opção de devolução;
  • entrar com a chave de acesso da NF-e que será anulada;

Onde emitir nota fiscal de devolução?

Para emitir a Nota Fiscal de Devolução, acesse na tela inicial o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Em seguida, clique em Criar Nova > Nota de Devolução. A tela de preenchimento é semelhante a da nota fiscal convencional, porém, o tipo de nota fiscal já vem definido no topo como Devolução.

Como emitir uma nota fiscal de devolução no Simples Nacional?

A emissão da nota fiscal de devolução geralmente solicita os seguintes campos:
  1. Informe a finalidade da geração do documento, nesse caso, de devolução. ...
  2. No campo “Notas Referenciadas”, informe o número da chave de acesso da nota fiscal de compra, localizado no campo superior direito do documento;

Qual é o CFOP de devolução do CFOP 5405?

Para nota de devolução do 5.405, use o 1.411.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Qual o CFOP de devolução para o CFOP 6403?

CFOP 6403 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte substituto.

Como contabilizar devolução de pagamento?

5 dicas práticas para contabilizar o reembolso de despesas com viagens corretamente
  1. Definir despesas reembolsáveis e não reembolsáveis;
  2. coletar comprovantes;
  3. lançar despesas no sistema;
  4. calcular e realizar o reembolso;
  5. registrar e arquivar o recibo.

Como contabilizar devolução de vendas feitas em exercício anterior?

Neste caso, sugerimos a utilização da conta contábil intitulada "Prejuízo na Devolução de Vendas de Exercício Anterior (CR)", classificável entre as "Outras Despesas Operacionais", tendo como contrapartida a conta contábil que registrou o direito a receber (conta "Clientes (AC)", por exemplo).

Quando a encomenda volta para o correio?

No caso de devolução ao remetente, quando a entrega for interna, caso o remetente não retire a encomenda no prazo definido, a encomenda permanecerá armazenada em área remota dos Correios por cento e vinte dias corridos. Cumprido este prazo, a encomenda é encaminhada para refugo.

Artigo anterior
O que representa o elemento madeira?
Artigo seguinte
Como ler QR Code no Google Chrome?