Quanto a suas ou quanto as suas?

Perguntado por: Miguel Fernandes Batista  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.

Quanto à Ou quanto as?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a.

Pode usar crase antes de suas?

06) Diante de pronomes possessivos femininos [minha(s), tua(s), sua(s), nossa(s), vossa(s)],é facultativo o uso do artigo, então, quando houver a preposição a, será facultativa a ocorrência de crase.

Quanto às minhas tem crase?

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

Quanto a minha ou quanto a minha?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos. Minha irmã está esperando por você. // A minha irmã está esperando por você.

12 Coisas Que Suas Fezes Dizem Sobre Sua Saúde

22 questões relacionadas encontradas

Tem crase antes do pronome minha?

O uso da crase antes de pronomes possessivos é facultativo. Isso acontece porque os pronomes possessivos podem ser ou não precedidos de um artigo definido. Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria.

Tem crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).

Quanto a quanto a crase?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Vai crase antes de plural?

Crase só ocorre em expressões com palavras femininas, nunca em expressões com palavras masculinas: “Saiu às pressas”, “Pagou a prazo”. 5. Crase antes de palavras femininas no plural só ocorre se a sua forma for no plural também: “Vou às festas” ou “Vou a festas”.

Quando não pode usar crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quando não se deve usar a crase?

Não ocorre crase:
  • Antes de substantivos masculinos:
  • Antes de verbos:
  • Antes da maior parte dos pronomes:
  • Nota: Antes de alguns pronomes pode ocorrer crase.
  • Em expressões com palavras repetidas, mesmo que essas palavras sejam femininas:
  • Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quanto às outras tem crase?

A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.

Quanto à execução tem crase?

4) Feito esse raciocínio simples, então se aplica a seguinte regra geral de crase: se, com a substituição, aparece ao ou aos no masculino, então há crase no feminino. 5) E, assim, se conclui, para o caso da consulta, que o correto é embargos à execução, e não embargos a execução.

Como usar o quanto?

quanto: coordenação de dois elementos. A expressão tanto... quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural.

Como se escreve crase no plural?

A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Como saber se a crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Foi a Paris tem crase?

Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc. ... Havendo artigo feminino, ocorrerá a crase.

Quanto à relação ou quanto à relação?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. A locução prepositiva em relação a termina com a preposição a, estabelecendo regência obrigatória com essa preposição.

Quanto a apresentação tem crase?

Geralmente, a crase acontece em orações que têm verbos que pedem preposição. Na oração: “Eu assisti à apresentação”, o verbo “assistir” pede preposição, pois, no sentido de ver algo, quem assiste, assiste a alguma coisa.

Quanto a isso ou quanto a isto?

Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.

Tem crase antes da palavra mulher?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Tem crase antes de nome de cidade?

Como regra, não se usa o acento indicativo de crase diante dos nomes de cidades, porque eles repelem o artigo definido, como se pode observar: Salvador é uma festa.

Tem crase antes de nome masculino?

Publicamos outro dia nesta coluna: “Não há crase antes de palavra masculina”. ... Antes de palavra masculina, é impossível haver o artigo definido feminino: “Andar a pé”; “Vender a prazo”; “Falar a respeito disso”.

Tem crase antes de pronome indefinido?

A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

Artigo anterior
Como começar um negócio de roupas?
Artigo seguinte
Como se chama o mascote da Olimpíada de Tóquio 2020 e seu significado?