O que é o patriarcado?

Perguntado por: Lucas Carvalho de Borges  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

O que é o conceito de patriarcado?

O conceito de patriarcado tem sido usado na literatura feminista internacional para significar as relações de poder entre homens e mulheres. As mulheres são subordinadas aos homens no sistema patriarcal. A combinação com a teoria marxista ocorre para construir uma base material para essas relações de poder.

O que o patriarcado defende?

No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, econômico e político, enquanto a mulher e outros sujeitos que fogem da norma são relegados à submissão e invisibilização.

Como é o patriarcado hoje?

Na atualidade, nos deparamos com o —patriarcado mascarado“, o qual é veemente negado, herdando de tempos atrás, muitas características de desigualdade de gênero, presentes no meio social, profissional e familiar da mulher.

Qual a diferença entre patriarcado e machismo?

Então é preciso diferenciar: uma coisa é o patriarcado como sistema, outra é o machismo como condutas e formas de pensar, coisas que nós podemos mudar (Paredes, 2020). Não é, portanto, contra o machismo que estamos lutando, mas pela abolição dos papéis sexuais designados pela estrutura patriarcal.

O que é o patriarcado? | Professora Renata responde

40 questões relacionadas encontradas

O que é patriarcado exemplos?

No entanto, nos tempos modernos, geralmente refere-se a sistemas sociais em que o poder é principalmente exercido por homens adultos. Um exemplo de definição do patriarcado por Sylvia Walby é "um sistema de estruturas sociais inter-relacionadas que permitem que os homens explorem as mulheres.

O que é patriarcado no Brasil?

O conceito de patriarcado é: estrutura social na qual os homens possuem poder dominância em diversos ramos da sociedade, especialmente os homens brancos, cisgêneros e heterossexuais. Essa é a visão do movimento feminista. O significado literal de patriarcado é “regra do pai”.

Quais são as consequências do patriarcado?

A perpetuação de discriminação e preconceito contra pessoas que não se identificam com os moldes binários de masculino e feminino é outra consequência comum do patriarcado. Nesse sistema, pessoas transgênero e não-binárias costumam passar por violências, isolamento, estigmatização e desigualdade de oportunidades.

Onde o patriarcado se manifesta?

Sylvia Walby, teórica feminista que escreveu uma obra teorizando acerca do patriarcado entende que ele se manifesta de duas formas: na forma privada, na família, onde as mulheres são excluídas da esfera pública e controladas diretamente pelos indivíduos patriarcais.

Por que vivemos em uma sociedade patriarcal?

"Uma sociedade patriarcal se constrói com base em valores voltados para a manutenção do poder centralizado nos homens", afirma Adriana Marques. E completa: "Portanto, a necessidade de reestruturação do sistema social é anterior à transformação do comportamento machista".

Porque o patriarcado é importante?

O patriarcado associa a biologia à cultura, no sentido de diferenciar os papeis sociais baseados em papeis sexuais. Em geral, cargos de maior importância cultural são destinados a homens, enquanto cargos de importância familiar são relegados às mulheres.

O que significa patriarcado na Bíblia?

O termo significa literalmente “dominação do pai”. Desde então, este conceito-chave da análise feminista tem sido importante para os movimentos e estudos feministas. Na interpretação bíblica tornou-se também uma categoria importante de análise do texto bíblico.

Por que o patriarcado surgiu?

O patriarcado surgiu, muito provavelmente, da divisão das tarefas nos tempos primitivos. A maternidade limitava as mulheres que, grávidas ou amamentando os seus filhos, não dispunham da mesma capacidade física dos homens, tanto na fuga aos predadores como na caça das presas.

O que fazer para acabar com o patriarcado?

Se quisermos desafiar o patriarcado, nós precisamos entender como nossas ações e suposições são influenciadas pela predominância do sexismo em nossa consciência e nas relações sociais. Para ser um camarada/aliado eficaz, você tem que desafiar o patriarcado em você mesmo e dentro do grupo.

Como o patriarcado está ligado a desigualdade de gênero?

As desigualdades de gênero, criadas ao longo da história, em processos em que a mulher é inferiorizada em relação ao homem, caracterizam um sistema que recebe o nome de patriarcado. Este sistema é, de fato, um caso específico de relações de gênero.

Como surgiu o patriarcado no Brasil?

No Brasil, esse modelo de família começou a formar-se logo no primeiro século da colonização, século XVI, a partir da herança cultural portuguesa, cujas raízes ibéricas estavam, nessa época, fortemente vinculadas com o passado medieval europeu – sem contar a forte influência do modelo de patriarcado muçulmano, de quem ...

Quando surgiu o patriarcado no Brasil?

O patriarcado no Brasil surgiu com a colonização do país no século XVI, tendo o homem como a figura que detinha a autoridade, o poder político e econômico.

Como o patriarcado se manifesta no Brasil?

Ana Prestes: O patriarcalismo se manifesta em múltiplas dimensões na sociedade brasileira, seja na educação, na cultura, no exercício religioso, na política, na mídia, na produção literária, no mercado de trabalho, nas relações domésticas e sociais em geral.

Quais são as características da família patriarcal?

Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa. Nesse modelo, no início, os homens caçavam para alimentar a esposa e os filhos, que ficavam sob os cuidados da mãe.

Qual o papel do patriarcado na violência doméstica?

A violência contra as mulheres nasce numa estrutura patriarcal esta estrutura que coloca as mulheres em lugar de subalternidade com relação aos homens. Um sistema no qual os homens ocupam o lugar de privilégio. Uma instituição que se caracteriza pela dominação masculina.

O que é o patriarcado Barbie?

O filme se move entre a Barbielândia, administrada pela presidente Barbie e outras bonecas, e o Mundo Real -- um patriarcado governado por homens que oferecem poucas oportunidades às mulheres.

Como era o patriarcado antigamente?

Segundo ela, foi no Período Arcaico (entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C.) que a primeira forma de patriarcado surgiu: eram as famílias nas quais o homem mais velho, o patriarca, era quem controlava o poder de toda uma linhagem.

Como o feminismo se relaciona com o patriarcado?

No campo dos estudos feministas, o termo patriarcalismo foi comumente utilizado para explicar a condição feminina na sociedade e as bases da dominação masculina. As abordagens, contudo, se mostraram bastante heterogêneas e controversas, a ponto de algumas intelectuais optarem por não fazerem uso do conceito.

Quem implantou a família patriarcal no Brasil?

Gilberto Freyre, em Casa-grande & Senzala (1933) foi o grande idealizador da noção de família patriarcal considerando-o modelo e padrão do Nordeste açucareiro. Posteriormente, Antônio Cândido estendeu esse padrão a todo território brasileiro denominando outros arranjos como “não-familiares”.

Artigo anterior
O que é o capitalismo flexível?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre consulado e Embaixada?