O que é o capitalismo flexível?

Perguntado por: Juliana Patrícia Nogueira Paiva Paiva  |  Última atualização: 4. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

A Reestruturação Produtiva – também chamada de capitalismo flexível – é um processo que se iniciou na segunda metade do século XX e que correspondeu ao processo de flexibilização do trabalho na cadeia produtiva.

O que foi o capitalismo flexível?

No capitalismo flexível, conforme Sennett (2009), se espera do trabalhador mais agilidade e flexibilidade, que esteja pronto a assumir riscos, adaptável a mudanças na incessante busca por resultados, mas em curto prazo.

O que é capital flexível?

No capitalismo flexível assistimos a ascensão de contratos temporários e mais voláteis, acompanhados pelo aumento do trabalho informal e autônomo. No Brasil, a informalidade hoje atinge quase metade da população economicamente ativa.

O que é regime flexível?

Dessa forma, entende-se que na jornada flexível o colaborador pode trabalhar em horários fracionados. No entanto, sem exceder o limite de oito horas diárias e a quantidade de horas semanais, apresentada no artigo 7º da Constituição Federal..

O que caracteriza a produção flexível?

A produção flexível tem como objetivo alcançar os anseios de seus consumidores, o desenvolvimento desse tipo de produção conduziu a uma diminuição nos estoques de matéria-prima e de outros suprimentos usados nas indústrias.

TRABALHO, TEMPO E IDENTIDADE NO CAPITALISMO FLEXÍVEL

15 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da acumulação flexível de capital?

A acumulação flexível caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional.

Quais as características de uma organização flexível?

As organizações flexíveis usam seu desenho organizacional como vantagem competitiva. Seus execu- tivos, gerentes e funcionários mu- dam a forma da organização para se adequar ao ambiente. Elas se reconfiguram para se adaptar às mudanças do ambiente.

O que é trabalho flexível exemplos?

Como funciona a jornada de trabalho flexível

Então, se a jornada de trabalho de um funcionário for de oito horas diárias, ele pode cumpri-la uma parte de manhã e a outra à tarde, ou uma parte à tarde e a outra à noite, por exemplo. Lembrando que tudo pode e deve ser alinhado entre as partes, sempre.

Quais os exemplos de trabalho flexível?

Quais são os principais tipos de trabalho flexível?
  • Home office: cumprimento do horário de trabalho em casa;
  • Distribuído: os colaboradores podem escolher entre o escritório da empresa, home office e coworkings;

Qual é o conceito de flexibilidade?

Darido e Souza Júnior afirmam que “é a capacidade de aproveitar as possibilidades de movimento articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções”. Isso significa que flexibilidade é qualquer forma de fazer com que seus movimentos – quaisquer que sejam – atinjam uma maior amplitude.

Como surgiu o capitalismo flexível?

A transição para a acumulação flexível foi marcada, na verdade, por uma revolução (de modo algum progressista) no papel das mulheres nos mercados e processos de trabalho num período em que o movimento de mulheres lutava tanto por uma maior consciência como por uma melhoria das condições de um segmento que hoje ...

Quais as consequências do capitalismo flexível?

O capitalismo flexível e financeirizado cria uma instabilidade e uma vulnerabilidade social permanentes. Num curto espaço de tempo, as crises financeiras destroem economias, empresas, empregos, serviços públicos e a sobrevivência de famílias.

Quais as consequências da flexibilização das relações de trabalho?

A flexibilização é qualificada como predatória e antiprodutiva, uma vez que não investe no aprimoramento da mão-de-obra e a deixa marginalizada e insegura. Beneficia o crescimento organizacional em curto prazo, mas em longo prazo destrói sua capacidade, o que é nocivo para a economia como um todo.

Qual é a principal ideia do capitalismo?

Busca pelo máximo lucro e pela acumulação de riquezas

O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.

Qual é a proposta do capitalismo?

As características centrais do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de capital. O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

O que foi o processo de reestruturação produtiva?

A 'reestruturação produtiva' é a resultante de mudanças no modo de produzir o cuidado, geradas a partir de inovações nos sistemas produtivos da saúde, que impactam o modo de fabricar os produtos da saúde, e na sua forma de assistir e cuidar das pessoas e dos coletivos populacionais.

Quais são as vantagens do trabalho flexível?

Vantagens do trabalho flexível

Sem dúvida, o trabalho flexível oferece maior satisfação ao colaborador, já que a empresa lhe concede autonomia e confiança. O profissional enxerga a valorização que a instituição possui ao oferecer liberdade para expor suas opiniões e tomar decisões.

O que é flexível no trabalho?

Ser um profissional flexível é estar aberto às mudanças e disposto a lidar com diferentes ferramentas, ideias, interações, etc. É também ter uma visão de futuro, entendendo que mais transformações estão por vir — e que se atualizar nesse sentido é a melhor maneira de crescer na carreira.

Quais são os tipos de flexibilidade?

Podemos dividir a flexibilidade em quatro tipos: Balística, estática, dinâmica e a controlada.

Como ter um trabalho flexível?

Desenvolva a flexibilidade no trabalho
  1. Desenvolva a sua resiliência.
  2. Adote novas estratégias e ações.
  3. Busque e saiba receber feedbacks.
  4. Aprimore seus conhecimentos.
  5. Evite a postura defensiva.
  6. Realize seu trabalho de formas diferentes.
  7. Faça Coaching!

Quais as vantagens e desvantagens da flexibilidade no trabalho?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens da flexibilidade no trabalho e entenda por que tantas empresas têm adotado essa modalidade.
  • Aumento da produtividade. ...
  • Retenção de talentos. ...
  • Aumento do moral da equipe. ...
  • Falta de foco no home office. ...
  • Dificuldade para controlar horários. ...
  • Problemas de comunicação.

Qual a importância da flexibilidade no trabalho?

A importância da flexibilidade no trabalho

A flexibilidade na rotina e condições de trabalho permite ao colaborador mais autonomia para organizar as atividades. Além do aspecto profissional, nota-se uma melhora na saúde mental e bem-estar nas pessoas que levam a vida no trabalho de forma leve.

Quem cunhou o termo acumulação flexível?

O Toyotismo – também conhecido como acumulação flexível – é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota, empresa japonesa que se despontou como uma das maiores empresas do mundo na fabricação de ...

Como a riqueza é produzida no capitalismo?

O sistema capitalista possui por fundamento o ato de compra de compra e venda da força de trabalho, que privatiza a riqueza social produzida pelos produtores diretos, e os deixam apenas com o mínimo necessário para a sua sobrevivência.

O que é a acumulação capitalista?

Diz respeito a um processo que tem duas fontes privilegiadas de riqueza: a exploração da força de trabalho, através da retirada da mais-valia e da exploração dos recursos naturais. A exploração da natureza no processo de acumulação do capital foi fundamental.

Artigo anterior
Como calcular a area de um prisma retangular?
Artigo seguinte
O que é o patriarcado?