Como ocorre o processo de reprodução dos fungos?

Perguntado por: Fernando Rocha  |  Última atualização: 30. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo.

Como os fungos filamentosos se reproduzem?

A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente é por fragmentação: um micélio se fragmenta originando novos micélios.

Quais são as estruturas reprodutivas dos fungos?

As hifas são as células típicas dos fungos formando filamentos, que podem apresentar divisões delimitadas por um septo, estas divisões quando ausentes caracterizam o micélio cenocítico.

Como é a denominação dada aos fungos que produzem esporos?

Os micólogos englobam os fungos em quatro filos (divisões) principais: oomicetos (Oomycota), zigomicetos (Zygomycota), ascomicetos (Ascomycota) e basidiomicetos (Basidiomycota) e seus indivíduos formam, respectivamente, oósporos, zigósporos, ascósporos e basidiósporos.

Como é a estrutura de um fungo?

Assim como todos os outros seres vivos, os fungos são constituídos por células e estas são típicas e nomeadas como hifas (figura 1). As hifas têm formas filamentosas e estes filamentos vistos ao microscópio podem apresentar septos, paredes transversais que separam as organelas incluindo os núcleos celulares.

Reprodução dos Fungos - Aula 11 - Módulo IV: Microbiologia, Fungos e Protistas | Prof Gui

20 questões relacionadas encontradas

Como se dividem os fungos?

A classificação do reino Fungi é controversa, no entanto, distinguiremos dois grandes grupos no Reino Fungi: Eumycota (fungos verdadeiros), com aproximadamente 100 mil espécies distribuídas em cinco classes (oomicetos, ficomicetos, ascomicetos e deuteromicetos), e Mixomycota (fungos gelatinosos).

O que é um fungo Leveduriforme?

Os fungos de leveduriformes são eucariontes, possuindo apenas um núcleo. Esse grupo de colônia, em aspecto físico, se caracteriza por ser pastoso ou cremoso, sendo formado por organismos unicelulares de funções reprodutivas e vegetativas.

Qual é o tipo de nutrição dos fungos?

Os fungos são seres heterótrofos que utilizam inúmeras fontes orgânicas de alimento. Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia.

Como ocorre a reprodução sexuada é assexuada dos fungos?

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

Como é a forma de nutrição dos fungos?

Nutrição. Os fungos se alimentam através da absorção de nutrientes presentes no solo, sendo chamados de heterotróficos. A alimentação ocorre através da liberação de enzimas digestivas pelo fungo no solo. ... Como os processos digestivos ocorrem fora do organismo, a digestão é conhecida como digestão extracorpórea.

Qual das células ou estruturas citadas abaixo estão relacionadas a reprodução assexuada dos fungos?

A esporulação é um tipo de reprodução assexuada realizada por diversas espécies de fungos, como o Rhizopus. Na esporulação, os fungos possuem estruturas chamadas de esporangióforos, que nada mais são do que hifas especiais que saem de determinados pontos do micélio.

Quais são as estruturas vegetativas e reprodutivas dos fungos?

O micélio assume tanto a função vegetativa, quanto reprodutiva. A primeira conferindo sustentação, crescimento e obtenção de alimentos, e a segunda, responsável pela produção de esporos (reprodução sexuada), porém podendo ocorrer de forma assexuada, seja por brotamento ou fragmentação.

Quais são as estruturas vegetativas dos fungos?

O corpo dos fungos multicelulares é formado por hifas, que são filamentos delgados que em conjunto formam o micélio. Hifas podem ser modificadas para produzir estruturas especializadas. Fungos possuem parede celular que contém quitina e, nesse aspecto, diferem das células vegetais.

Como os fungos Deuteromicetos se reproduzem?

Os Deuteromycota, deuteromicetos ou fungos conidiais é um filo com os chamados fungos imperfeitos, pois se reproduzem somente por esporos (conídias e clamidosporos) formados por mitose (esporos assexuais) ou ainda não se conhece seu ciclo sexuado.

Como os fungos se disseminam?

São encontrados também nos vegetais, na água, nos animais, etc. Os fungos formam diversas estruturas de dispersão, sendo a principal, os esporos, e através de dispositivos especiais, essas estruturas entram em contato com várias vias de dispersão.

Que características são sugestivas das colônias dos fungos filamentosos?

As colônias filamentosas podem ser algodonosas, aveludadas ou pulverulentas; são constituídas fundamentalmente por elementos multicelulares em forma de tubo - as hifas. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas. ... Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio.

Como se formam os ascósporos?

Ascósporos são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco. Inicialmente o asco é uma célula com dois núcleos n (dicariótica), que se fundem originando um núcleo 2n (diplóide). Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. ... Em substrato, desses ascósporos nascerão novas hifas e novos ascos.

Como ocorre a reprodução no reino Plantae?

As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. ... A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação.

Qual é a nutrição do reino animal?

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.

Quais são os tipos de fungos mais importantes?

Entre os fungos mais conhecidos estão os cogumelos, o mofo, as trufas e as leveduras.

Qual é a forma de nutrição das algas?

As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar.

Como tratar fungos Leveduriformes?

Já o tratamento é feito com anfotericina B, cetoconazol e itraconazol, principalmente. Doença causada por um fungo dimórfico, o Blastomyces dermatitidis, cuja forma infectante é a leveduriforme.

O que é um fungo unicelular?

Unicelulares ou Pluricelulares: os fungos podem ser constituídos de apenas uma célula (unicelular), um exemplo é a levedura. Ou podem apresentar várias células (pluricelulares); ... Locais: existem fungos que vivem na água, no solo ou no organismo (exemplo: os parasitas).

Como identificar os fungos?

Os fungos são organismos eucariontes, unicelulares (leveduriformes) ou multicelulares (filamentosos), haploides (homo ou heterocarióticos), com pa- rede celular contendo quitina e α-glucano. Não apresentam plastos ou pig- mentos fotossintéticos.

Quais são os grupos de fungos?

Principais grupos de fungos
  • Quitrídios (Filo Chytridiomycota): organismos principalmente aquáticos. ...
  • Zigomicetos (Filo Zygomycota): possuem hifas, principalmente, cenocíticas. ...
  • Glomeromicetos (Filo Glomeromycota): fungos micorrízicos. ...
  • Ascomicetos (Filo Ascomycota): fungos com hifas septadas ou unicelulares.

Artigo anterior
Quantas miligramas de tadalafila pode tomar por dia?
Artigo seguinte
Quanto ganha um juiz no início de carreira?