Qual a diferença entre Tênia solium e saginata?
Perguntado por: Salomé Yara Fernandes | Última atualização: 22. Januar 2022Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)
A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
Quais as principais diferenças morfológicas entre Taenia solium e Taenia saginata?
solium é o porco e para T. saginata é o boi. A nível morfológico, a taenia solium apresenta rostro e ventosas em sua escólex (cabeça), enquanto a saginata não apresenta rostro. Outra importantes diferenças são: A Taenia Solium tem como hospedeiro intermediário os suínos, enquanto a Taenia Saginata busca os bovinos.
Porque a Taenia solium é mais perigosa que a saginata?
A T. solium é consideravelmente mais preocupante para a saúde humana porque, além da teníase ela também pode causar a cisticercose (grave quando atinge o sistema nervoso).
Quando a tênia se encontra no intestino humano?
O homem contrai a teníase ao alimentar-se da carne mal passada ou crua contendo os cisticercos vivos. As larvas são liberadas, o escólex da tênia fixa-se no intestino delgado, e o parasita desenvolve-se alimentando-se dos nutrientes, liberados no processo de digestão, por absorção pela superfície corpórea.
O que a teníase causa?
A Teníase pode não apresentar sintomas, mas alguns deles são: alterações do apetite, dores abdominais, diarreia ou constipação, perda de peso, tontura, fraqueza, irritabilidade, cansaço, náusea e vômitos. Além disso, se o verme obstrui o apêndice, o colédoco ou o ducto pancreático, a Teníase pode provocar complicações.
Como se pega a doença tênia?
Como se adquire
A teníase é adquirida por meio da ingestão de carne bovina ou suína mal cozinha e com larvas. Enquanto a cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos do parasita por meio, por exemplo, de verduras e legumes mal lavados ou água contaminada.
Quais as doenças que a Taenia solium pode causar?
A ingestão de cistos T. solium pode causar infecção intestinal; a ingestão de ovos pode resultar em cistos teciduais (cisticercose), que são particularmente problemáticos quando estão no cérebro.
Como se livrar da tênia?
O albendazol é eficaz em tratar a teníase (doença causada pela chamada "solitária"), além de outras parasitoses. A dose de 400mg 1x ao dia por 3 dias seria suficiente. Procure o seu médico se dúvidas adicionais.
Qual o diagnóstico da tênia?
Diagnóstico de teníase
Um médico diagnostica a infecção intestinal por tênias através de descoberta de segmentos dos vermes ou de ovos em uma amostra de fezes.
Que remédio mata a tênia?
- Mebendazol: 200 mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, por via oral.
- Praziquantel, dose única, 5 a 10 mg/kg de peso corporal, por via oral.
- Albendazol, 400 mg/dia, durante 3 dias, por via oral (leia: BULA SIMPLIFICADA DO ALBENDAZOL).
Qual espécie de tênia é mais perigosa?
Além de ser o hospedeiro definitivo, quando tem o lúmen do intestino parasitado, (de forma quase sempre benigna) causando a doença Teníase, o homem também pode se tornar hospedeiro intermediário, sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose, somente determinada pela Taenia solium.
Quais são os sintomas provocados pela tênia?
- Diarreia frequente ou prisão de ventre;
- Enjoo;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Falta ou aumento do apetite;
- Tontura;
- Fraqueza;
- Irritabilidade;
Como é feita a diferenciação dos Proglotes de Taenia saginata e Taenia solium?
solium só foram encontradas, até agora, no organismo humano e suas larvas vivem normalmente na musculatura de suínos. Popularmente é conhecida como tênia do porco. ... Elas diferem das de T. saginata por serem menores, mais curtas, e terem poucas ramificações uterinas, com aspecto dendrítico.
Por que a tênia é chamada de Solitária?
As tênias também são chamadas de solitárias, porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. São altamente competitivas pelo seu habitat e, sendo seres monóicos com estruturas fisiológicas para autofecundação, não necessitam de parceiros para a cópula e postura de ovos.
Qual animal alberga a larva cisticerco Taenia saginata?
O ciclo da T. saginata depende de dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. O hospedeiro definitivo dessa tênia é exclusivamente o homem e os hospedeiros intermediários, na maior parte das vezes, são os bovinos.
Como é feito o diagnóstico da ascaridíase?
A ascaridíase é diagnosticada ao identificar os ovos ou vermes adultos no exame de uma amostra fecal ou, em raras ocasiões, ao ver os vermes adultos nas fezes ou saindo pela boca ou pelo nariz. Se a tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia for feita por outras razões, os vermes adultos podem ser vistos.
Como é feito o diagnóstico da cisticercose?
O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.
Como é feito o diagnóstico laboratorial da Estrongiloidíase?
O diagnóstico é feito pelo achado de larvas em fezes ou no conteúdo do intestino delgado ou, às vezes, escarro, ou pela detecção de anticorpos no sangue. O tratamento é feito com ivermectina ou albendazol. (Ver também Abordagem a infecções parasitárias.
Quanto tempo vive a tênia?
A Taenia solium, ou "ténia solitária", é um verme que enquanto adulto pode chegar a medir cerca de 3 a 4 m e a viver aproximadamente 25 anos.
Como a solitária sai do corpo?
Os ovos das tênias adultas saem do hospedeiro humano através da eliminação das proglotes (segmentos do corpo do verme) junto às fezes. Essas são consumidas por animais, como porco ou gado, quando há problemas de saneamento básico na região.
Quais são os sintomas da solitária?
Não existem sintomas típicos da infecção. São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.
O que a cisticercose pode causar ao ser humano?
A cisticercose pode causar diferentes sintomas a depender da localização do cisticerco. Quando afeta o sistema nervoso, pode provocar convulsões, dores de cabeça e até mesmo demência. Ao atingir os olhos, pode provocar alterações visuais e até cegueira.
Quais os sintomas da doença da carne de porco?
- Dores de cabeça contínuas;
- Dificuldade de locomoção;
- Cegueira ou distúrbios da visão quando a larva se localiza no olho;
- Demência, convulsões e até mesmo a morte, quando a doença não é tratada e a larva está localizada no sistema nervoso.
Como a esquistossomose é transmitida?
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.
Pode se diferenciar qual a espécie de Taenia está causando a infecção pela análise da morfologia dos ovos eliminados através do exame parasitológico de fezes?
A Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódios causam doença intestinal (Teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (Cisticercose).
Quanto tempo o dente de leite pode ficar mole?
O que é o código de DDD?