O que é o itil?
Perguntado por: Gaspar Bernardo Santos Pacheco | Última atualização: 2. November 2021Pontuação: 5/5 (63 avaliações)
ITIL, uma sigla para Information Technology Infrastructure Library, é um conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI que se concentra no alinhamento de serviços de TI com as necessidades dos negócios.
Qual é o principal objetivo do ITIL?
O principal objetivo do ITIL é a melhoria da qualidade dos serviços de tecnologia da informação de uma empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. O trabalho será feito usando um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas.
O que é o Sistema ITIL?
Do inglês Information Technology Infrastructure Library, a sigla ITIL pode ser traduzida como 'Biblioteca de Infraestrutura para a Tecnologia da Informação', e consiste em framework padrão de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI.
Quais as principais características do ITIL?
Características da ITIL
A regra de boas práticas é não ter regras: você pode e deve usar como referência para facilitar suas atividades, decisões, desenho de processos e funções, mas não se sentir obrigado a cumprir qualquer recomendação. ... A ITIL pode ser adaptada para empresas de qualquer porte.
Quais os objetivos do ITIL V4?
Objetivos do ITIL V4
O ITIL V4 oferece uma fundamentação flexível para organizações que precisam integrar vários frameworks e abordagens em seus modelos operacionais de gerenciamento de serviços. O ITIL V4 tem como foco ajudar negócios a navegar através da era das novas tecnologias e serviços digitais.
ITIL em 5 minutos | O que é ITIL?
Quais são os princípios da biblioteca ITIL?
Princípios básico da metodologia ITIL:
Descrever corretamente os processos adequados para utilização, gestão e suporte da infraestrutura de TI. Assegurar-se da qualidade, com custo aceitável, dos serviços recebidos pelos clientes.
Quais são os processos de ITIL?
- Planejamento e Suporte da Transição;
- Gerenciamento de Mudança;
- Gerenciamento de Configuração e de Ativo de Serviço;
- Gerenciamento de Liberação e Implantação;
- Gerenciamento do Conhecimento;
- Avaliação da Mudança;
- Validação e Teste de Serviço.
O que são princípios orientadores ITIL?
Princípios orientadores
Estes princípios não são novos, e visam ajudar os profissionais de TI a adotar e adaptar as orientações da ITIL às suas próprias necessidades e circunstâncias específicas. Os princípios orientadores são: Concentre-se no valor. Comece por onde você está
Quais são as principais chaves do ITIL?
- Gerenciamento de Arquitetura.
- Melhoria contínua.
- Gerenciamento de Segurança da Informação.
- Gestão do conhecimento.
- Medição e relatórios.
- Gerenciamento de Mudança Organizacional.
- Gerenciamento de portfólio.
- Gerenciamento de Projetos.
Quem usa ITIL?
Quais são as empresas que utilizam ITIL no Brasil? A ITIL é adotada por milhares de organizações no mundo todo, dentre elas podemos destacar empresas como: IBM (International Business Machines Corporation), Microsoft, HP (Hewlett-Packard Company), HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation).
Que opção melhor define a transição de serviços?
Ref.: 3884083 Pontos: 1,00 / 1,00 Que opção melhor define a transição de serviços? Ela habilita a mudança em processos de negócio. Ela coordena recursos. Ela reduz a quantidade de erros conhecidos e minimiza o risco.
Quais os principais objetivos da arquitetura de TI?
A área de arquitetura de TI
O propósito é garantir que os melhores benefícios sejam extraídos dos recursos por meio do desenho de ambientes e instalações que podem impactar a performance da infraestrutura. Em seguida, é feita uma organização correta dos ativos.
O que é Cobit para que serve?
O Controle de Objetivos para a Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área. Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação.
Qual é o primeiro passo do princípio orientador foco no valor?
Abaixo, descrevemos cada um dos sete novos princípios orientadores da ITIL 4. Foco no valor - O primeiro princípio orientador do ITIL lembra aos profissionais que seu foco deve sempre ser a entrega de valor ao negócio, direta ou indiretamente, por meio do gerenciamento eficaz dos serviços de TI.
Qual conceito ITIL descreve o componente governança?
1.1) Definição
Para a #ITIL Governança de TI " Consiste de liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam que a organização de TI suporte e amplie as estratégias e objetivos da empresa." ... A governança inclui a estratégia e as políticas para o uso de TI dentro de uma organização.”
Quais são os componentes da estrutura da ITIL?
A ITIL em sua versão 3 está estruturada sob a ótica de 05 etapas, sendo: Estratégia de Serviço, Desenho de Serviço, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Continuada de Serviço. Funções: Central de Serviços; Gerenciamento Técnico; Gerenciamento de Aplicativo; Gerenciamento de Operações de TI.
Quantos processos têm a ITIL?
Conheça os 16 processos ITIL - Run2Biz.
Como citar ITIL?
ITIL: Information Technology Infrastructure Library.
Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2011.
Quais são os processos da etapa de operação de serviços?
- Gerenciamento de Incidentes. O processo responsável por gerenciar o ciclo de vida de todos os incidentes. ...
- Gerenciamento de Problemas. ...
- Gerenciamento de Eventos. ...
- Cumprimento de Requisição. ...
- Gerenciamento Técnico. ...
- Gerenciamento de Operações.
Qual dimensão do gerenciamento de serviço tem foco em atividades e como elas são coordenadas?
Fluxos de valor e processos
A dimensão se concentra em quais atividades a organização realiza e como elas são organizadas, bem como de que maneira a organização garante que está possibilitando a criação de valor para todos os interessados de forma eficiente e eficaz.
O que é a biblioteca ITIL?
O que é a biblioteca ITIL? ITIL é um conjunto de publicações sobre as melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI. Foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo governo britânico, em função da necessidade de ter seus processos desta área melhor organizados.
O que é gestão de mudanças ITIL?
Gestão da Mudança é uma disciplina de gerenciamento de serviços de TI. O objetivo do gerenciamento de mudanças é garantir que os métodos e procedimentos padronizados mais adequados serão usados para o manuseio eficiente e imediato de todas as alterações.
Quais são os três tipos de acordos de nível de serviço?
Há três Tipos de Acordo de Nível de Serviço. São eles: Acordos operacionais ; Acordos baseados na entrega ; Acordos Multinível. Acordos baseados no Serviço ; Acordos baseados no Cliente ; Acordos Multinível.
O que causa dor no baço?
O que são moções?