Qual a diferença entre órgãos Homologos de Analogos Cite exemplos?

Perguntado por: Martim Tiago Morais Machado Castro  |  Última atualização: 13. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

Resumindo: Órgãos análogos: Mesma função e diferente origem embrionária. Órgãos homólogos: Mesma função ou não e mesma origem embrionária.

O que são órgãos homólogos exemplos?

Órgãos Homólogos → aqueles que possuem a mesma origem embrionária e desenvolvimento semelhante em diferentes espécies, embora em alguns casos possa exercer funções diferentes em diferentes espécies, como os membros anteriores de vertebrados terrestres: o braço do ser humano, as asas de um morcego, a nadadeira de uma ...

Qual a diferença entre órgãos homólogos e órgãos análogos * sua resposta?

A homologia é considerada uma evidência muito clara de evolução biológica e diz respeito à ancestralidade. Órgãos Análogos: São aqueles que possuem a mesma função em diferentes espécies, entretanto, suas origens embrionárias e anatomia são distintas, ou seja, trata-se de ancestrais diferentes.

São exemplos de estruturas homólogas?

Estruturas homólogas
  • O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo.
  • A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.
  • A hemoglobina do quati é homóloga á hemoglobina da pomba.
  • O espirro num homem é homólogo ao espirro de um cachorro.

São considerados órgãos análogos?

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.

Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos - Evidências Evolutivas - Anatomia Comparada - Evolução

42 questões relacionadas encontradas

São considerados análogos os órgãos que desempenham a mesma função Embora de origem diferentes assim são considerados orgãos análogos?

Órgãos análogos são aqueles que não possuem mesma origem embrionária e podem ou não ter a mesma função. No caso das asas de morcegos e das asas de insetos, vemos, principalmente, diferenças estruturais. A asa do morcego é dotada de ossos e músculos, e a asa dos insetos apresenta apenas queratina.

O que são estruturas análogas?

Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente. ... Ambas as estruturas são análogas enquanto asas, ou seja, embora a função seja a mesma, elas possuem origens embrionárias diferentes.

Qual das alternativas contém um exemplo de estruturas homólogas?

A asa de uma ave e a asa de um morcego são estruturas homólogas, pois possuem a mesma origem embrionária. Alguns autores, entretanto, consideram os esqueletos desses animais homólogos, mas os órgãos análogos.

O que são estruturas homólogas e análogas Brainly?

1) Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. 2) Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

O que são características homólogas?

Nós utilizamos características homólogas – características similares em organismos diferentes porque foram herdadas de um ancestral comum que também tinha essa característica. ... Um exemplo de característica homóloga é os quatro membros dos tetrápodes.

Qual é a diferença entre homologia e analogia?

A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente. Ao analisar os seres vivos, verificamos, com certa frequência, estruturas que nos fazem crer em alguma ancestralidade em comum e no processo de evolução.

O que são órgãos vestigiais * sua resposta?

Órgãos vestigiais são estruturas atrofiadas, sem função evidente no organismo. O apêndice cecal do intestino humano, por exemplo, é um órgão vestigial. Esse órgão é uma pequena projeção do ceco (região do intestino grosso) e não desempenha nenhuma função importante no homem e nos animais carnívoros.

Qual a diferença entre estrutura e função de órgão?

Tradicionalmente se utiliza o termo "órgãos" fonoarticulatórios para se referir aos diferentes elementos que participam nesta função. No entanto, se estima que o adequado fosse chamá-los "estruturas", já que nem todas as unidades participam durante a fonoarticulação são "órgãos".

O que são órgãos homólogos Cite um exemplo Brainly?

Órgãos homólogos: Mesma origem embrionária, podendo ou não desempenhar a mesma função. Um exemplo é os membros anteriores dos mamíferos, se analisados possuem os mesmos ossos. Exemplo: Braço do homem, asa de morcego, nadadeira da baleia, pata do cavalo. Espero ter ajudado.

Quais são os órgãos homólogos masculinos e femininos?

Um exemplo interessante de homologia é dos órgão genitais humanos. O clitóris, por exemplo, é homólogo ao pênis do homem, os grandes lábios também são homólogos, mas do escroto, os ovários são homólogos dos testículos e assim por diante.

O que são órgãos homólogos e por que essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função. Esses órgãos são essenciais nos estudos evolutivos, uma vez que espécies que possuem essa característica certamente possuem certo grau de parentesco, ou seja, possuem um ancestral comum.

O que são estruturas homólogas e análogas?

Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.

Qual a diferença entre convergência e divergência evolutiva?

Convergência evolutiva ocorre quando diferentes espécies se adaptaram a ambientes muito parecido. Evolução divergente ocorre quando duas ou mais características biológicas tem uma origem evolutiva comum, mas que divergiram ao longo da sua história evolutiva.

Quando ocorre convergência evolutiva?

A convergência evolutiva ocorre quando têm lugar adaptações idênticas em populações de indivíduos com ascendência muito diferente. ... As características para adaptação ao voo dos mamíferos e das aves convergiram porque viveram num meio em que a seleção natural possibilitou essa mesma adaptação.

São ditas homólogas quando apresentam funções diferentes e mesmas origens?

O processo de evolução natural das espécies produz nos seres vivos estruturas homólogas e análogas. ... a) São ditas homólogas quando apresentam mesmas funções e origem. b) São ditas análogas quando apresentam funções e origens diferentes.

Qual das alternativas abaixo não podemos considerar como uma evidência da evolução?

Uma das evidências evolutivas é a presença de estruturas atrofiadas que aparentemente não possuem funções para um organismo. Essas estruturas são chamadas de: ... Entre as alternativas a seguir, qual não deve ser considerada uma evidência da evolução: a) Fósseis.

Como a seleção natural ocorre de um exemplo?

Um exemplo clássico é o do peso dos bebês humanos. A seleção natural atuou selecionando bebês de 3 kg a 4 kg. Bebês muito pequenos ou muito grandes apresentam maiores riscos de mortalidade, desse modo, sua frequência na população reduziu-se ao longo do tempo.

O que se entende por filogenia?

Filogenia ou filogênese é o estudo das relações entre diferentes grupos de organismos e seu desenvolvimento evolutivo. A filogenia tenta traçar a história evolutiva de toda a vida no planeta.

Qual a estrutura com semelhança morfológica que é análoga entre um vertebrado é um invertebrado?

No confronto de vertebrados e invertebrados, nomeadamente aves e insetos, é fácil de reconhecer caracteres morfológicos com certo grau de semelhança. As asas dos insetos são comparáveis, no aspeto funcional, às asas de uma ave. ... As asas de um inseto são completamente análogas às asas das aves.

Quais são os princípios da evolução convergente?

A evolução convergente consiste em um fenômeno evolutivo em que duas espécies sem relações, ou seja, sem um ancestral em comum, apresentam uma característica semelhante. Nesses casos, se observa a inexistência de um ancestral direto comum que poderia ter transmitido tal característica.

Artigo anterior
Qual a melhor cor para morena clara?
Artigo seguinte
O que é a marca negra?