O que é uma receita vinculada?

Perguntado por: Ângela Francisca Torres Faria Batista  |  Última atualização: 19. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

Mendes (2009) define receita vinculada como aquela proveniente de tributo ou contribuição cujos valores arrecadados são direcionados, por lei ou pela Constituição, a uma determinada despesa.

O que são receitas vinculadas?

Categoria da classificação da receita pública. Corresponde à receita ou parcela de receita que é arrecadada com destinação específica a um determinado setor, órgão ou programa, estabelecida na legislação vigente.

O que é um imposto vinculado?

Tributo vinculado é aquele em que há uma contraprestação específica por parte do Estado. Assim, o particular paga o tributo porque recebe algo. É o que acontece, por exemplo, com as taxas. O contribuinte paga a taxa de coleta de lixo e, em contrapartida, recebe a prestação do serviço de coleta e remoção de resíduos.

São exemplos de tributos vinculados?

Tributo vinculado:
  • Taxas;
  • Contribuições de melhoria;
  • Contribuições sociais;
  • Empréstimos compulsórios.

O que é uma atividade vinculada?

Atividade administrativa plenamente vinculada – é a atividade desempenhada pelo Estado que é inteiramente prevista na lei, ou seja, a lei vincula a atuação do Estado, que só pode atuar no limite do que a lei prescreve. Por exemplo: quanto cobrar, como cobrar, quando cobrar e de quem cobrar o tributo.

DIREITO TRIBUTÁRIO - Começando do Zero | Noções sobre Tributos - Conceito e Espécies

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os impostos vinculados e não vinculados?

TRIBUTO VINCULADO: os valores arrecadados com o tributo devem obrigatoriamente ser empregados na área que ensejou a cobrança. TRIBUTO NÃO-VINCULADO: os valores arrecadados vão para o orçamento geral e não precisam ser empregados em área correlata à que gerou a tributação.

O que é arrecadação não vinculada?

Por fim, o tributo de arrecadação não vinculado é aquele cuja destinação das receitas é de livre escolha da Administração Pública.

O que é fato gerador vinculado?

A taxa tem fato gerador vinculado, ou seja, seu fato gerador é uma atividade estatal a qual não se dá somente quando da vontade do beneficiado, mas independentemente dela, ou seja, o Estado presta um serviço independentemente da requisição do beneficiado e, por conta deste serviço prestado e aproveitado, é que se dará ...

Quais são os 4 tipos de tributos?

Ao todo são cinco tipos de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Os tributos são a principal fonte de arrecadação de receitas do Governo Federal, mas você sabia que parte desse valor arrecadado já possui destino certo?

Quais são as 3 espécies de tributos?

Todavia, de acordo com o artigo 145 da Constituição Federal, em consonância com o que preleciona o artigo 5º, do Código Tributário Nacional, existem no ordenamento jurídico brasileiro 3 (três) espécies de tributos, quais sejam os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria, senão veja-se: Art.

É permitido vincular imposto a qualquer finalidade?

167 da CF, é vedado vincular receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

São tributos que não estão vinculados a uma prestação de serviço específica?

Os impostos são uma espécie de tributo e, em relação a essa espécie tributária, fala-se que: I. são tributos que não estão vinculados a uma prestação de serviço específica.

O que é tributo como receita derivada?

4.320, de 1964: "Tributo é a receita derivada, instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições, nos termos da Constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas ...

Quais são os exemplos de receitas?

São exemplos de receitas: doações governamentais e não governamentais, subvenções governamentais, contribuições governamentais, vendas de bens e serviços, rendimentos de aplicações financeiras, vendas de bens patrimoniais, etc.

Como se classificam as receitas?

a) Receitas ordinárias: são aquelas receitas públicas recebidas com regularidade no movimento normal das atividades do ente federativo, como a arrecadação de tributos. b) Receitas extraordinárias: são aquelas receitas públicas não permanentes/usuais que ocorrem, por exemplo, no caso de guerra e doações.

O que são receitas Cite exemplos?

São consideradas receitas os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) arrecadados e que servem para custear as despesas e os investimentos.

Quais são os 5 impostos?

Os impostos são tributos obrigatórios cobrados pelo governo e devem ser preenchidos corretamente na nota fiscal. Alguns dos impostos são: ICMS, ICMS-ST, MVA, IPI, PIS, COFINS e ISS.

Quais são os 5 tipos de impostos?

Impostos federais
  • Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Imposto de Importação (II)
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

Quais são os 5 elementos do tributo?

Fato Gerador; Contribuinte; Base de Cálculo; e. Alíquota.

O que diz o artigo 77 do CTN?

As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua ...

O que diz o artigo 16 do CTN?

Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Como identificar o fato gerador?

O fato gerador de um imposto é exatamente o que o nome diz: a ação ou ocorrência que dá origem ao imposto cobrado pelo governo, seja ele municipal, estadual ou federal. Considere, por exemplo, o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Não é permitida a vinculação da receita dos impostos?

Segundo o princípio constitucional da não-afetação das receitas públicas, é vedada a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa. Isto significa que os recursos oriundos, por exemplo, do IPTU, ITBI e ISS não poderão possuir destinação específica a determinado órgão, fundo ou despesa (art.

O que significa elisão fiscal?

Planejamento que visa reduzir a carga tributária a ser paga por uma empresa, valendo-se de meios legais ou de manobras contábeis, mas sem cometer ilícito.

Qual o seu entendimento sobre a vinculação de receitas a determinados gastos?

A vinculação de receitas e os gastos mínimos obrigatórios são mecanismos que previamente garantem recursos para determinadas áreas, restringindo a decisão dos poderes executivo e legislativo feita anualmente no momento de elaboração e aprovação do orçamento público.

Artigo anterior
Quem dá mais Toronto personagens?
Artigo seguinte
Como é cobrado a taxa de entrega?