Quais as principais ferramentas da estatística descritiva?

Perguntado por: Núria Diana Ferreira de Pereira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

As ferramentas descritivas são os muitos tipos de gráficos e tabelas e também medidas de síntese como porcentagens, índices e médias. Ao se condensar os dados, perde-se informação, pois não se têm as observações originais.

Quais são as ferramentas da estatística?

As sete ferramentas da qualidade
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Carta de Controle.
  • Fluxograma de processos.
  • Diagrama de dispersão.
  • Folha de verificação.

Quais são as técnicas da estatística descritiva?

As técnicas usadas costumam classificar-se como: Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas. Descrição Tabular: Usam-se tabelas para sumarizar os dados, por exemplo, tabelas de frequência.

Quais são os principais exemplos de estatísticas descritivas?

Exemplos de estatísticas descritivas são a média, o desvio padrão e a mediana.

O que é estatística descritiva e quais são os recursos mais utilizados?

A estatística descritiva, cujo objetivo básico é o de sintetizar uma série de valores de mesma natureza, permitindo dessa forma que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

Introdução à Estatística Descritiva

17 questões relacionadas encontradas

O que é uma estatística descritiva?

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise de dados e tem por objetivo descrever os dados observados. Na sua função de descrição dos dados, esta tem as seguintes atribuições: a obtenção, organização, redução e representação dos dados estatísticos de forma a auxiliar a descrição do fenômeno observado.

Quando é usado a estatística descritiva?

Quando usar a estatística descritiva? Essa área da estatística é utilizada com frequência em situações em que nos deparamos com uma quantidade grande de informações e precisamos torná-las mais condensadas para que assim se consiga trabalhar com elas.

O que é estatística e exemplos?

Estatística é um ramo da Matemática que se destina ao estudo dos processos de obtenção, coleta, organização, apresentação, descrição, análise e interpretação de dados numéricos variáveis, referentes a qualquer fenômeno, seja sobre uma população ou coleção, seja sobre um conjunto de seres para a utilização dos mesmos na ...

Quais são os tipos de estatísticas que podem existir?

A estatística está dividida em três áreas que se complementam: estatística descritiva, probabilidade e estatística inferencial.

Quais são as etapas da estatística descritiva?

As 5 etapas da estatística descritiva
  • Identificação do problema. A primeira etapa consiste em identificar um problema ou dúvida que possa ser alvo de uma investigação. ...
  • Recolhimento dos dados. ...
  • Crítica dos dados. ...
  • Apresentação dos dados. ...
  • Análise e interpretação.

Como analisar uma estatística descritiva?

Interpretar os principais resultados para Exibição de Estatísticas Descritivas
  1. Etapa 1: Descrever o tamanho de sua amostra.
  2. Etapa 2: Descreva o centro de seus dados.
  3. Etapa 3: Descrever a dispersão de seus dados.
  4. Passo 4: Avalie a forma e a dispersão de sua distribuição de dados.
  5. Etapa 5.

Qual a diferença entre a estatística descritiva e inferencial?

Estatística Descritiva é aquele ramo da estatística que se preocupa em descrever a população em estudo. Estatística Inferencial é um tipo de estatística, que se concentra em tirar conclusões sobre a população, com base na análise e observação de amostras.

O que são ferramentas estatísticas?

As ferramentas estatísticas além de priorizarem os problemas conforme o grau de importância, as mesmas tornam a identificação e auxiliam na ação sobre os problemas para a eliminação das possíveis causas.

Quais são as 5 ferramentas da qualidade?

Existem diversas ferramentas da qualidade, mas, neste artigo, apresentaremos sete delas, que segundo a literatura, são as principais:
  • Fluxograma.
  • Diagrama de Ishikawa.
  • Folha de Verificação.
  • Histograma.
  • Diagrama de Pareto.
  • Diagrama de Dispersão.
  • Carta de Controle.

Quais são as 7 principais ferramentas da qualidade?

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

Quais são os principais conceitos da estatística?

Assim, os conceitos mais utilizados são:
  • População: conjunto de elementos, número de pessoas de uma cidade.
  • Amostra: parte representativa de uma população.
  • Variável: depende da abordagem da pesquisa, da pergunta que será feita. ...
  • Frequência absoluta: valor exato, número de vezes que o valor da variável é citado.

Onde a estatística pode ser utilizada?

A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

O que é estatística indutiva ou inferencial?

A Estatística Indutiva ou Inferência Estatística, baseando-se nos resulta- dos obtidos da análise de amostra de uma população, procura inferir ou estimar as leis de comportamento de toda a população. Técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população com base na observação de uma amostra.

Como se faz uma estatística?

5 dicas para fazer uma boa análise estatística
  1. Calcule a média e o desvio padrão. ...
  2. Compreenda e aplique a regressão. ...
  3. Teste uma hipótese. ...
  4. Aplique a análise estatística descritiva e a modelagem. ...
  5. Use a tecnologia para fazer análise estatística.

Qual o objetivo da estatística inferencial?

A estatística inferencial, o segundo tipo de procedimentos em estatística, preocupa-se com o raciocínio necessário para, a partir dos dados, se obter conclusões gerais. O seu objectivo é obter uma afirmação acerca de uma população com base numa amostra.

Qual a principal função da estatística indutiva?

A Estatística indutiva é a parte da estatística que baseando-se em resultados obtidos da análise de uma amostra da população, procura inferir, induzir ou estimar as leis de comportamento da população da qual a amostra foi retirada.

Qual o objetivo da estatística inferencial dê exemplos práticos?

O objetivo da Estatística inferencial é tirar conclusões com base em amostras (uma parte) de tal modo que as informações possam ser expandidas para toda a população (o todo). Uma amostra constitui numa redução da população a dimensões menores, sem perda das características essenciais. Examina-se, então, a amostra.

O que é a medida descritiva?

As Medidas descritivas são m métodos que objetiva, através de me- didas numéricas únicas o resumo dos dados ou algumas de suas características em um único valor. Sendo estas medidas usadas Page 2 Medidas Descritivas para a comparação entre diferentes amostras ou populações.

O que são formas descritivas?

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

Quais são os tipos de gráficos?

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

Artigo anterior
Qual é a escala de 1 5?
Artigo seguinte
Quanto ganha Dra Deolane Bezerra Com advogada?