O que é modalidade de fiança?
Perguntado por: Artur Cláudio de Alves | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)
Fiador, seguro fiança e caução são as opções. Em um contrato de aluguel de imóvel, o locatário precisa apresentar uma modalidade de garantia locatícia. ... O Seguro fiança garante o pagamento do aluguel e dos demais encargos do locatário em caso de inadimplência.
Quais são as modalidades de fiança?
- Fiador. Indicado pelo locatário, o fiador será corresponsável pelo pagamento do aluguel, assim como por quaisquer outros encargos e responsabilidades que estejam no contrato. ...
- Seguro-Fiança. ...
- Título de Capitalização. ...
- Carta de Fiança. ...
- Depósito caução.
Como funciona a fiança?
A fiança é uma modalidade de garantia, na qual uma ou mais pessoas (física ou jurídica) assume a posição de fiador de aluguel para garantir que, caso o inquilino não cumpra com as obrigações do contrato de locação, elas serão responsáveis pelos seus débitos, dando maior segurança à relação contratual.
O que é a fiança no aluguel?
A fiança aluguel é uma forma de garantia em que uma ou mais pessoas se responsabilizam caso o inquilino deixe de cumprir sua obrigação de pagamento do aluguel. ... Em geral, um contrato de locação exige pelo menos 2 ou 3 fiadores.
Quais as modalidades de fiança existentes em nosso ordenamento jurídico?
O contrato de fiança é uma espécie do gênero chamado garantia/caução. As formas mais utilizadas de garantia são: a real e a Fidejussória ou pessoal. ... Já a segunda, também chamada de garantia pessoal, está baseada na confiança que transmitir ao credor.
Tudo sobre Fiança no Processo Penal
Qual a classificação do contrato de fiança?
Caio Mario da Silva Pereira classifica o contrato de fiança da seguinte forma: a) unilateral – porque gera obrigação somente para o fiador; b) gratuito – porque cria vantagem para uma só das partes, nenhum benefício auferindo o fiador; c) intuito personae – porque ajustado em função da confiança de que desfruta o ...
Qual a natureza jurídica do contrato de fiança?
A fiança é um negócio jurídico consensual pois que gera efeitos a partir do momento que há o acordo de vontade entre as partes. Dizem-se contratos consensuais aqueles que se formam exclusivamente pelo acordo de vontades. É claro que todo contrato pressupõe o consentimento.
Quanto tempo dura uma fiança de aluguel?
De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.
Quando o inquilino paga o primeiro aluguel?
No geral, o primeiro aluguel costuma ocorrer em 30 dias após a locação ou no dia 5 do mês vigente, após a assinatura do contrato. Em caso de não fechamento dos 30 dias de locação, o aluguel deve ser cobrado proporcionalmente.
O que é melhor caução ou fiança?
Mas qual a diferença entres entre elas? Pode-se afirmar que o seguro fiança é uma modalidade mais ampla e segura, enquanto a caução é extremamente restritiva e ineficaz. Em síntese, a caução, se trata de um depósito em dinheiro, acordado entre inquilino e locador, equivalente a três meses de aluguel.
Quem fica com o dinheiro da fiança?
O dinheiro ou objetos dados como fiança servirão ao pagamento das custas, da indenização do dano, da prestação pecuniária e da multa, se o réu for condenado. (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011). Parágrafo único. Este dispositivo terá aplicação ainda no caso da prescrição depois da sentença condenatória (art.
Quando o crime cabe fiança?
Ao delegado, conforme o art. 322, do Código de Processo Penal, é permitido arbitrar a fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 04 (quatro) anos.
É necessário advogado para pagar fiança?
Sendo um direito subjetivo, não há necessidade de ser a fiança requerida – na delegacia de polícia – pelo flagranteado ou por seu advogado.
Quais são as modalidades de garantias locatícias?
A Lei nº 8.245/1991 prevê quais são as garantias locatícias - ferramentas asseguram o retorno do crédito -, das quais destacam-se: caução, fiança e seguro fiança. No caso da caução, o locador pode exigir a quantia equivalente a três aluguéis depositados antecipadamente.
Qual o melhor seguro-fiança?
Descubra quais os melhores seguros fiança do mercado
A escolha certa da PROTESTE, no cenário 1 (apartamento na Mooca) foi a Bradesco, com valor de R$ 2.810,36/ano. No cenário 2, a escolha certa foi a Tokio Marine, com um total de R$ 2.424,45/ano.
Quais são os tipos de contrato de locação?
De acordo com a lei do inquilinato, são definidos três tipos de locação que são caracterizadas através da finalidade do aluguel, sendo então: residencial, não residencial e temporada.
É permitido cobrar aluguel adiantado?
20. Salvo as hipóteses do art. 42 e da locação para temporada, o locador não poderá exigir o pagamento antecipado do aluguel. ... O locador poderá receber de uma só vez e antecipadamente os aluguéis e encargos, bem como exigir qualquer das modalidades de garantia previstas no art.
Como funciona 1 mês de aluguel adiantado?
Alguns contratos estabelecem um pagamento antecipado. Ou seja, ao receber as chaves, o inquilino já deve efetuar o pagamento equivalente ao primeiro mês. Nesse caso, você estará pagando antes de morar. Em outros contratos, o pagamento acontece no mês seguinte à entrada.
Pode cobrar aluguel antes da entrega das chaves?
- O pagamento dos aluguéis é devido até a entrega efetiva das chaves, não da desocupação do imóvel. - Decaindo um dos litigantes em parte mínima do pedido, deverá o outro arcar com a integralidade dos ônus sucumbenciais, conforme previsão do parágrafo único do artigo 21 do Código de Processo Civil .
Quanto tempo vale contrato de aluguel?
Contratos de locação residencial costumam ter duração de 30 meses, mas inserção de cláusula pode permitir devolução. Praticamente todos os contratos de locação residencial têm o prazo de trinta meses.
Qual o tempo mínimo de um contrato de aluguel?
Contudo a lei não estipula prazo mínimo ou máximo de duração do contrato. Este pode ser de 12 (doze), 24 (vinte e quatro), 30 (trinta meses), ou tantos meses quanto as partes acordarem. Todavia, para os contratos com prazo inferior a trinta meses a lei 8.245/91, artigo 47 dispõe: Art.
Quanto tempo dura um contrato de fiador?
Saiba quando o locador poderá exigir novo fiador
Essa obrigação da garantia da fiança começa na assinatura e encerra na data estipulada no contrato, podendo ficar com a obrigação contratual em no máximo 120 dias, caso seja renovado automaticamente (geralmente os contratos constam essa cláusula).
Qual a natureza jurídica do contrato de locação de coisas?
A natureza jurídica do contrato de Locação é de negócio jurídico contratual, bilateral, oneroso, impessoal, não-solene, comutativo, de relação duradoura e de trato sucessivo.
Por que a fiança é de natureza acessória?
Por garantir a execução de um contrato principal, a fiança tem natureza jurídica de contrato acessório e subsidiário, dependendo e seguindo a sorte do contrato principal, sendo que sua execução ficará subordinada ao não pagamento do contrato principal pelo devedor.
São características pertinentes ao contrato de fiança?
“A fiança é um contrato típico e nominado, pois encontra previsão legal. Dentre as suas características, podemos enumerar algumas: Unilateralidade, pois, uma vez celebrado o contrato de fiança, impõe-se obrigação apenas para uma das partes, no caso, o fiador.