O que é um sujeito indeterminado?

Perguntado por: Guilherme William Santos Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (7 avaliações)

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Quando o se é sujeito indeterminado?

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não se quer ou não se pode identificar, o que pode acontecer de duas maneiras: 1) na presença de verbo (na 3. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": Levantou-se mais cedo do que os outros dias.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeito
  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Como saber se o sujeito é indeterminado ou inexistente?

Sujeito indeterminado - é o sujeito que não é identificado na oração. Exemplo: Falaram mal da tua vizinha. (Não é possível determinar quem praticou a ação de “falar mal.”) Sujeito inexistente - ocorre em orações que são construídas com verbos impessoais e que, portanto, não admitem agentes de ação.

Como identificar o tipo de sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração.

O SUJEITO INDETERMINADO

42 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. ...
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. ...
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. ...
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

O que é sujeito simples exemplos?

O sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, ou seja, apenas uma palavra principal e mais importante. Exemplo: Minha tia chegou de viagem. No exemplo acima, o sujeito é “minha tia”. A palavra mais importante é apenas uma: tia.

Quais são as classificações dos sujeitos?

Conhecer a classificação do sujeito é imprescindível para uma boa análise sintática: Ele poderá ser simples, composto, elíptico ou indeterminado.

Como diferenciar o se?

Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.

Deve-se ou se deve?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Como usar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Como classificar o sujeito da forma verbal?

O sujeito pode ser classificado em simples, composto, indeterminado, desinencial ou oculto, oracional e inexistente. Neste último caso, temos o que se convencionou chamar de oração sem sujeito.

Como se classifica o sujeito implícito?

Sujeito implícito

Também conhecido como sujeito elíptico, desinencial ou oculto, esse tipo de sujeito diferencia-se dos outros, pois ele não está presente na frase de maneira explícita. ... Nesse caso, só é possível responder à pergunta com ajuda da desinência verbal.

Como achar o sujeito simples?

Sujeito simples é aquele que apresenta apenas um núcleo. Para identificar o núcleo de um sujeito, é preciso localizar a palavra principal desse sujeito. Ela pode ser um substantivo, um termo substantivado ou um pronome. Além do sujeito simples, existe o sujeito composto, o qual possui dois ou mais núcleos.

Como saber quando o sujeito é simples?

O sujeito será determinado simples quando apresentar um único núcleo, ou seja, quando o sujeito for formado por uma única palavra principal. Observe o exemplo: As crianças estão brincando na pracinha.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é um sujeito oculto exemplos?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Qual a diferença entre sujeito oculto e desinencial?

Sujeito Oculto ou Desinencial - É aquele que não aparece representado por palavras (s) na oração. Sujeito indeterminado - É aquele que, mesmo existindo, o leitor (ou ouvinte) não consegue identificar com clareza.

Qual é o nome do sujeito?

O ser de quem se informa algo denomina-se sujeito. A informação propriamente dita recebe o nome de predicado. Margarida dirigia [a palavra às classes menos abastadas]. “Margarida" é o sujeito, “dirigia” é o verbo e a “palavra às classes menos abastadas” é o predicado.

O que é um predicado verbal exemplo?

O predicado verbal é um tipo de predicado que tem como núcleo um verbo ou uma locução verbal que transmite a ideia de ação. Vale lembrar que a locução verbal é a união de dois ou mais verbos, por exemplo: estamos saindo.

Quem é o sujeito do verbo volta como podemos classificá lo?

a) Quem é o sujeito do verbo “volta”? ... Podemos classifica-lo como sujeito simples.

Como usar a partícula se antes ou depois do verbo?

I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Quando não usar a partícula se?

Apresenta-se na formação da voz passiva sintética, com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos; com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligação, não há possibilidade de caracterizar a partícula apassivadora.

Artigo anterior
O que faz um microondas queimar?
Artigo seguinte
Como calcular momento de inércia por integral?