O que é meningite eosinofílica?
Perguntado por: Ângela Antunes Magalhães | Última atualização: 24. März 2025Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)
A meningite eosinofílica é um tipo de meningite causada por parasitas, principalmente por Angiostrongylus cantonensis, e que causa a inflamação das meninges, que é o tecido que envolve o cérebro e a medula espinhal, resultando em dor de cabeça forte, rigidez na nuca, náuseas e vômitos e febre.
O que causa a meningite eosinofílica?
Transmitida principalmente por moluscos, incluindo o caramujo gigante africano, a infecção é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. Chamada de meningite eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral, ela já foi diagnosticada em seis estados, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país.
Tem vacina para meningite eosinofílica?
Não existem vacinas contra a meningite eosinofílica. Crianças e pessoas que entram em contato com a terra em hortas, canteiros ou jardins são consideradas grupos de risco para a doença. Até o momento, a única possibilidade de prevenção é evitar o contato com os vetores ou com as secreções que eles eliminam.
Quais parasitas podem causar meningite?
Meningite parasitária ou eosinofílica pode ser causada por protozoários (Toxoplasma gondii, Trypanosoma cruzi, Plasmodium sp, amebas de vida livre e Entamoeba histolytica) e helmintos (Taenia solium, Echnococcus granulosus, Schistosoma mansoni, Gnathostoma sp, Toxocara canis e Angiostrongylus cantonensis).
O que é a meningite asséptica?
A meningite asséptica é uma síndrome infecto-contagiosa, estabelecida após inflamação das meninges. A etiologia mais comum desta síndrome é a viral, e os enterovírus são responsáveis por mais de 80% dos casos em que o agente etiológico é identificado.
Padrão Clássico de Meningite Eosinofílica
Quais os sintomas de meningite asséptica?
O quadro clínico caracteriza-se por cefaleia, fotofobia, sinais de irritação meníngea, náuseas, vômitos e febre. A grande dificuldade diagnóstica é que estes mesmos sintomas são encontrados nos quadros de meningites bacterianas, mais graves, demandando condutas mais agressivas.
Quais são os 3 tipos de meningite?
- Meningite bacteriana;
- Meningite viral;
- Meningite fúngica;
- Meningite causada por parasitas.
Como se pega meningite eosinofílica?
Ao comer alimentos, principalmente moluscos, caranguejos, rãs e camarões, que se alimentam dessas lesmas e caracóis, além de verduras, legumes e frutas mal-lavados, o paciente se infecta com esse verme. Uma vez que ele chega na corrente sanguínea, pode alcançar as meninges, onde morre e causa a inflamação.
Quais os sintomas da meningite eosinofílica?
- Dor de cabeça forte;
- Rigidez na nuca, dor e dificuldade em mexer o pescoço;
- Náuseas e vômitos;
- Febre baixa;
- Formigamento no tronco, braços e pernas;
- Confusão mental.
Qual é o tipo de meningite mais grave?
Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos. A contaminação nesse caso acontece quando há contato com as secreções do paciente.
Qual meningite não é transmissível?
Meningite Fúngica
Ela é contraída pelo contato com o fungo, e não é transmitida de pessoa por pessoa. Também não há vacina.
Quanto tempo leva para a meningite se manifestar?
Febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço e fadiga são comuns. A boa notícia é que a maioria dos casos de meningite viral é autolimitada, o que significa que os sintomas tendem a melhorar por conta própria em cerca de 7 a 10 dias.
Como fazer o teste de meningite em casa?
- Peça para que ela encoste o queixo no peito. Se ela não conseguir, procure um médico agora mesmo!
- Pegue um vidro transparente e pressione a lateral dele sobre as manchas. A erupção da doença não desaparece.
Quais são os órgãos afetados pela meningite?
É uma doença atinge o sistema nervoso, caracterizada por um processo inflamatório que atinge a membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal das pessoas. Mais frequentemente é ocasionada por vírus ou bactéria.
Qual caramujo transmite meningite?
Vigilância em Saúde atua no combate ao Caramujo Africano, possuidor de um verme que transmite a meningite e hemorragia estomacal. A população deve ficar atenta e comunicar o orgão. Saiba mais sobre esta espécie.
Qual o tipo de doença que o caramujo transmite?
Duas zoonoses podem ser transmitidas pelo caramujo: a meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis; e a angiostrongilíase abdominal, causada pelo parasita Angiostrongylus costaricensis.
Como a meningite aparece no exame de sangue?
Exames de sangue: a hemocultura pode permitir o isolamento da bactéria causadora da meningite. O hemograma é responsável por medir a quantidade de leucócitos totais e de suas subpopulações. Além disso, é possível analisar o aumento na concentração de proteína C reativa (PCR), que sugere infecção ativa.
Como se descobre se tem meningite?
Os principais sintomas de meningite são febre alta e repentina, dor de cabeça forte, dor e dificuldade para movimentar o pescoço e para encostar o queixo na região peitoral, além de também poder haver maior sensibilidade à luz e a ruídos e confusão mental.
Como a meningite é transmitida?
Transmissão: Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre transmissão através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.
Quanto tempo a meningite mata?
– a meningite pode matar em 24 horas, portanto, reconhecer os sintomas e agir rápido é crucial. Se você suspeitar de meningite, procure atendimento médico imediatamente. A meningite afeta atualmente mais de 2,8 milhões de pessoas a cada ano no mundo. Qualquer pessoa, de qualquer idade pode ser afetada pela meningite.
Quem já foi vacinado contra meningite pode pegar?
Mesmo que seu filho já tenha sido vacinado contra a meningite, ele pode estar sem proteção contra algum sorogrupo da doença.
Qual a meningite mais contagiosa?
A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa.
Qual o primeiro sinal da meningite?
Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).
Qual o tipo de meningite que não tem cura?
Quando a meningite fúngica é causada por Cryptococcus, ela é crônica e geralmente o indivíduo precisará de tratamento por toda a vida. Quanto aos sintomas, a doença se caracteriza por febre, dor de cabeça, torcicolo, náusea, vômito, fotofobia e confusão mental.
Qual exame é feito para detectar a meningite?
Se o médico suspeita de meningite, solicita a coleta de amostras de sangue (Hemocultura e soro) e líquido cerebroespinhal (líquor). O laboratório, então, analisa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção.
Que tipo de anjo Castiel é?
Que indica corretamente um representante das pteridófitas?