Que indica corretamente um representante das pteridófitas?

Perguntado por: Valentim Loureiro Carneiro  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

A alternativa correta que indica um representante das pteridófitas é a letra E) Avenca. As pteridófitas são plantas vasculares que não produzem sementes, e a avenca é um exemplo desse grupo.

O que indica corretamente um representante das pteridófitas?

e) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

Quais são as principais características das pteridófitas?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Quais são os representantes do reino das plantas?

O Reino Plantae apresenta como representantes as briófitas, as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Que característica pode ter dado ao estudante a certeza de que se tratava desse grupo de plantas?

Resposta verificada por especialistas. Em relação à classificação das plantas, a característica que pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava de uma angiosperma é: ➯ C) Presença de frutos envolvendo a semente.

PTERIDÓFITAS: tipos, características e reprodução | RESUMO DE BIOLOGIA PARA O ENEM

42 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica que reúne pteridófitas gimnospermas e angiospermas em um grupo?

Dentro do reino Plantae as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são as plantas que possuem os vasos condutores evoluídos, ou seja, os vasos condutores de seiva bruta e elaborada, sendo essa uma característica que tornou possível o desenvolvimento das plantas de grande porte.

Qual é a principal característica que reúne as plantas angiospermas em um único grupo?

Grupo vegetal com maior diversidade de espécies, as angiospermas são plantas cuja principal característica é a presença de flores e frutos, sendo próprio delas que suas sementes sejam encobertas por frutos. Exemplos de plantas desse tipo são as orquídeas, os lírios, a mangueira, entre outros.

Quais são os principais grupos das plantas e suas principais características?

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...

Quais são as principais características do reino das plantas?

Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.

Como é representado o Reino Plantae?

O reino Plantae, também conhecido como reino vegetal, abrange organismos eucariontes, fotossintetizantes e com organelas celulares específicas, como os cloroplastos e vacúolos, além do revestimento externo, chamado de parede celular.

O que são as plantas pteridófitas?

O que são pteridófitas? Plantas pteridófitas são aquelas plantas que não têm semente. Isso acontece devido ao fato de serem traqueófitas e seu gametófito crescer sem ligação ao esporófito. Como exemplos de plantas pteridófitas você deve conhecer as samambaias e avencas, que geralmente são usadas como ornamentação.

Quais são os principais exemplos de pteridófitas?

Como exemplo de pteridófitas, podemos citar as avencas, samambaias e cavalinhas. Muitas das espécies de pteridófitas são utilizadas para ornamentação. Há algumas espécies que podem ser usadas como medicinais, alimentícias e, até mesmo, como bioindicadoras de poluição.

Qual a principal característica evolutiva das pteridófitas?

Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.

Como é a reprodução das briófitas e pteridófitas?

Reprodução das Pteridófitas

Assim como as Briófitas, as Pteridófitas também dependem da água para a reprodução, pois também possuem o anterozóide (n) flagelado que nada até a oosfera (n) para que ocorra a fecundação e a formação do zigoto (2n). O zigoto cresce e forma o esporófito (2n).

Como é o ciclo reprodutivo das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, o que lhes permite, após a absorção da água e nutrientes do solo, transportá-los por todo vegetal.

Quem são as angiospermas?

As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente.

Qual a principal diferença entre as briófitas e as pteridófitas?

As pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema), que transportam água e nutrientes com facilidade e rapidez pra toda planta. Já as briófitas não possuem estes vasos, e o transporte ocorre de forma lenta pela difusão.

Por que as pteridófitas são maiores que as briófitas?

A presença desses vasos condutores deixou o transporte de seiva mais eficiente, contribuindo para a estatura do vegetal. Dessa forma, as pteridófitas possuem um porte mais elevado quando comparadas às briófitas.

Quais os 4 grupos de plantas do reino vegetal?

O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos. São plantas de pequeno porte que não recebem luz direta do sol, uma vez que habitam locais úmidos, por exemplo, os musgos.

O que é reino vegetal e suas características?

O Reino Vegetal (Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia) é composto por seres vivos eucariontes e autótrofos – que produzem o próprio alimento. As plantas, representantes desse reino, possuem diversos tamanhos, que vão desde os pequenos musgos até as gigantes sequoias.

Quais desses grupos de plantas não dependem da água para a fecundação que estrutura permite o encontro dos gametas em substituição a água?

💡 1 Resposta. As plantas que independem da água para a fecundação são as gimnospermas e angiospermas. A estrutura que permite o encontro dos gametas é o tubo polínico, que cresce a partir do grão de pólen e penetra no óvulo da flor.

Qual é o gametófito feminino das angiospermas e onde ele pode ser observado?

Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.

Qual é o sistema de classificação atual para as angiospermas Quais são as principais diferenças em relação aos sistemas anteriores?

Atualmente as angiospermas estão agrupadas no grado ANITA, no clado das magnolídeas e nas monocotiledôneas e eudicotiledôneas. O grado ANITA é um grupo parafilético composto pelas ordens Amborellales, Nymphaeales e Austrabaileyales, que são grupos irmãos de todas as outras angiospermas.

Artigo anterior
O que é meningite eosinofílica?
Artigo seguinte
Como separar orações exemplos?