O que é laserterapia enfermagem?

Perguntado por: Tiago Gustavo de Pacheco  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

A Laserterapia é uma terapia não invasiva, não térmica, asséptica, indolor, sem efeitos colaterais. A técnica de Laserterapia vem sendo amplamente utilizada nas condições de processo cicatriciais, visando obter cicatrização tecidual mais rápida.

Quem pode trabalhar com laserterapia?

Um dos profissionais que estão autorizados a trabalhar com a laserterapia é o fisioterapeuta, que pode empregá-la na área dermatofuncional, com ênfase ao tratamento estético facial e corporal.

Como é a laserterapia?

A laserterapia é um tratamento realizado com um equipamento laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células doentes do corpo.

O que é laserterapia em feridas?

A laserterapia é um recurso terapêutico usado para o tratamento de feridas que promove efeitos bioquímicos, bioelétricos e bioenergéticos e tem sido utilizado com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização (MESTRE T, et al., 2020).

Quais são os cuidados de enfermagem na utilização do laser?

É aconselhável o uso de óculos de proteção, que devem ser próprios para o comprimento da onda utilizada, tanto por quem está executando o procedimento, como pelo paciente, pois a radiação representa um risco para os olhos, em virtude do alto grau da luz do laser (BEHEREGARAY et al., 2010).

Laserterapia aplicada em feridas para enfermeiros

24 questões relacionadas encontradas

Como funciona o laser na cicatrização?

Efeito na Cicatrização mais Rápida de Feridas:

O laser penetra profundamente no tecido e acelera a reprodução e o crescimento celular. Dessa forma, aumenta a energia disponível para a célula, de modo que possa absorver os nutrientes mais rapidamente e se livrar dos produtos residuais.

Quais as vantagens da utilização do laser na UTI e quando é contraindicado o uso?

A bioatividade do laser promove estímulos na síntese de colágeno e auxilia na cicatrização de tecidos moles (epiderme, derme e hipoderme), com ação analgésica e anti-inflamatória, aumenta a vascularização local auxiliando a formação do tecido de granulação.

Pode aplicar laser em ferida aberta?

O uso do laser terapêutico tem o objetivo de acelerar o processo de cicatrização em decorrência dos seus efeitos fotoquímicos, fotofísicos e fotobiológicos nas células e tecidos. O procedimento é indolor. É indicado para pacientes com qualquer ferida em início do processo inflamatório.

Quanto custa a laser terapia?

Cada sessão dura em média 5 minutos por mama, e variam de R$90 a R$150. Com o atendimento no consultório ou na casa da paciente. Sobre os profissionais recomendados, o Brasil não tem uma lei que proíba ou que defina as especializações necessárias para a administração no laser.

O que faz o laser na fisioterapia?

O termo Laser significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. É um recurso da fototerapia que vêm sendo utilizado pela fisioterapia, por produzir um efeito anti-inflamatório, analgésico, estimulante celular e modulador do tecido do conjuntivo na regeneração e na cicatrização de diferentes tecidos.

Para que é indicado laserterapia?

no tratamento de lesões de pele contaminadas e onicomicoses; em tratamentos odontológicos estéticos, mucosite, aftas e disfunção temporomandibular (DTM), entre outros; na drenagem linfática, em geral, com aplicação na rede ganglionar (acne, pós-operatório cirúrgico e edemas);

Quais os benefícios da laserterapia?

Benefícios
  • Diminuição no uso de analgésicos;
  • Redução no uso de antibióticos;
  • Menor tempo de cicatrização;
  • Procedimento não invasivo (sem cortes e perfurações)
  • Não doloroso; e.
  • Acelera o retorno às atividades diárias e à rotina alimentar.

Como fazer laserterapia?

Normalmente é usado o laser com uma ponteira em forma de caneta que é aplicada sobre de forma pontual sobre a área que deseja tratar, mas existe também um outro cabeçote que permite o uso do laser em forma de varredura sobre a área a ser tratada.

Quem pode aplicar ILIB?

O aparelho de terapia ILIB serve para fisioterapeutas, médicos e dentistas. Somente esses profissionais podem usar a técnica ILIB.

Quem pode administrar ozonioterapia?

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), através do Parecer Normativo n° 001 de 2020, reconheceu a Ozonioterapia como terapia complementar possível de ser realizada por enfermeiros que sejam capacitados para a prática. A recomendação é de que o profissional faça cursos com carga horária mínima de 120 horas.

O que um enfermeiro pode fazer na estética?

Procedimentos que o profissional está apto a realizar
  • carboxiterapia;
  • cosmecêuticos;
  • dermo pigmentação;
  • drenagem linfática;
  • eletroterapia/eletrotermofototerapia;
  • terapia combinada de ultrassom e microcorrentes;
  • micropigmentação;
  • ultrassom cavitacional;

Quantas sessões de laser para mucosite?

O modo de aplicação foi em contato e perpendicular à mucosa, em toda a cavidade oral. Após cinco sessões, foi observada cicatrização total das lesões, o que resultou na melhora das funções orais básicas e consequente aumento da qualidade de vida da paciente.

Pode fazer ILIB todo dia?

Protocolo ILIB: Aplicar o laser vermelho por 30 minutos na artéria radial pelo menos 1 vez por semana. Esta técnica pode ser aplicada de 1 a 3 vez por semana de acordo com o quadro clínico do paciente.

Quais os benefícios do ILIB?

Dentre as vantagens da técnica ILIB: indolor, não tem efeitos colaterais, compatível com outras terapias e tratamentos, combate o envelhecimento precoce das células, melhora a perfusão sanguínea, melhora o sistema imunológico, promove oxigenação e nutrição celular, ação no combate às dores, auxilia no relaxamento e ...

Qual laser usar em feridas?

Os lasers de baixa potência são utilizados para fins terapêuticos e bioestimuladores, agindo principalmente como aceleradores em processos cicatriciais, além de possuírem efeitos redutores de dor e anti-inflamatórios.

Como Tratar feridas com laser?

O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais. Cada sessão consiste na aplicação local da luz Laser, sem nenhum desconforto ao paciente, com duração de aproximadamente 30 minutos.

Qual melhor laser para cicatrização?

O laser de baixa potência é um dos recursos físicos utilizados nas clínicas de fisioterapia para o tratamento de dor, inflamação, cicatrização e lesões músculo-esqueléticas. Dentre os equipamentos disponíveis, os mais utilizados são os de Hélio-Neônio (HeNe) e o Arseneto de Gálio (AsGa).

Quais as vantagens da utilização do laser na UTI?

Como resultados encontrados pelos autores na aplicação da laserterapia nessa condição clínica, pode-se citar a melhora evidenciada no aspecto da ferida (C), redução da dor e desconforto (C, H, I), melhora na qualidade de vida do paciente (G) e citam o auto cuidado e medidas de profilaxia como importantes para o sucesso ...

Quais as desvantagens do uso do laser?

Em alguns casos, é possível que a depilação a laser cause manchas devido às queimaduras. “Elas podem evoluir com marcas escuras e até brancas (hipocromias), por isso o ideal é que o profissional seja experiente e conheça bem o aparelho que vai trabalhar”.

Artigo anterior
Quais os principais métodos de investigação da epidemiologia?
Artigo seguinte
Quanto tempo para o Bupium fazer efeito?