Qual o perfil do paciente que recebe atendimento domiciliar?

Perguntado por: Laura Salomé Antunes Almeida Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Para a inclusão no programa de atendimento domiciliar, o usuário deveria atender no mínimo a um dos critérios: ser egresso de internação hospitalar, estar temporariamente restrito ao leito e/ou domicílio, ser portador de doença em fase aguda, ter dificuldade de locomoção, não estar aderindo ao tratamento e apresentar ...

Quem pode receber atendimento domiciliar?

A lei garante ao idoso enfermo (60 anos ou mais) o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ...

Quais são as principais condições clínicas da atenção domiciliar?

Ansiedade Estresse do cuidador Depressão Custo financeiro e social, absenteísmo. É um grupo de doenças muito presente na assistência domiciliar, e há muitos anos é uma das principais causas clinicas de procura as urgências e hospitalização.

O que é um paciente domiciliado?

Pacientes domiciliados são consideradas indivíduos com diferentes graus de incapacidade temporárias ou definitivas que as impossibilitam não somente de ir à unidade de básica de saúde (UBS) como também de realizar atividades cotidianas básicas(1).

Como é uma pessoa domiciliada?

Domiciliado é a pessoa que fixou o seu domicílio numa determinada residência. Tem um caráter mais permanente e um vínculo jurídico e burocrático, por exemplo, com empresas de fornecimento de serviços e consequente pagamento de contas.

Perfil do Paciente Domiciliar

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre acamados e domiciliados?

Domiciliado e acamado podem ser palavras similares em seus contextos. Um indivíduo acamado é aquele que não tem capacidade de sair do seu leito, necessitando de atenção frequente à saúde, higiene, alimentação e todas as necessidades básicas.

Quais os principais cuidados de enfermagem na atenção Domiciliar?

Cuidados de Enfermagem em casa
  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

Quais são os critérios que são utilizados para incluir uma pessoa que necessita da atenção domiciliar?

Apresentar problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde. Necessitar de cuidados de menor complexidade, incluídos os de recuperação nutricional e de menor frequência, dentro da capacidade de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Quais os tipos de cuidados domiciliar?

Modalidades de Atenção Domiciliar
  • Modalidade AD1 – Atenção Básica. ...
  • Modalidade AD2 e AD3 – Melhor em Casa (SAD) ...
  • Composição da EMAD Tipo 1 – para municípios com população de 40 mil habitantes ou mais.
  • Composição da EMAD Tipo 2 – para municípios com população entre 20 mil e 39.999 habitantes.
  • Composição da EMAP.

Quem tem prioridade nas visitas domiciliar?

Exemplos de condições indicadas: • Pacientes portadores de doença crônica que apresentem dependência física; • Pacientes em fase terminal; • Pacientes idosos, com dificuldade de locomoção ou morando sozinhos; • Pacientes egressos do hospital que necessitem de acompanhamento por alguma condição que os incapacite a ...

O que são cuidados domiciliares?

A Atenção Domiciliar é uma forma de cuidado à saúde que entrega aos pacientes um conjunto amplo de cuidados. As ações de promoção à saúde, prevenção e tratamentos de doenças e reabilitação são realizadas em casa, com a garantia da continuidade dos atendimentos realizados anteriormente no ambiente hospitalar.

Quais os objetivos da assistência domiciliar?

Objetivos do atendimento domiciliar

Assim, os potenciais benefícios com o AD seriam a diminuição das reinternações e dos custos hospitalares; a redução do risco de infecção hospitalar; a manutenção do paciente no núcleo familiar e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares 7,8.

O que é Assistência de enfermagem Domiciliar?

O cuidado de enfermagem domiciliar constitui um "serviço de acompanhamento, tratamento, recuperação e reabilitação de pacientes, de diferentes faixas etárias, em respostas a sua necessidade e de seus familiares, providenciando efetivo funcionamento do contexto domiciliar"(1:122).

Quais os critérios de não inclusão ou desligamento para atenção domiciliar?

Como critérios de exclusão, apontam as condições estruturais do domicílio, a ausência de cuidador e de segurança para os profissionais. A alta é referenciada por critérios de estabilidade clínica e o fim do tratamento.

Quais os principais cuidados de enfermagem na Atenção Domiciliar pediátrica?

Nesse contexto domiciliar, o enfermeiro tem papel preponderante na orientação, no apoio e na instrumentalização da família e, em especial, da mãe, para os cuidados cotidianos, garantindo uma assistência contínua e voltada às reais necessidades da família, de maneira específica e individualizada.

Quais são as funções privativas do enfermeiro na atenção domiciliar de enfermagem?

privativamente do Enfermeiro na Assistência Domiciliar: I – Dimensionar a equipe de enfermagem; II – Planejar, organizar, coordenar, supervisionar e avaliar a prestação da assistência de enfer- magem; III – Organizar e coordenar as condições ambientais, equipamentos e materiais necessários à produção de cuidado ...

O que é uma pessoa acamada?

"Quando falamos de uma pessoa acamada, nos referimos a alguém que teve suas expectativas em relação à velhice interrompidas por uma grave doença que lhe causou o que todos querem evitar: a dependência.

O que se coloca em residente e domiciliado?

A regência de residente / domiciliado é a preposição em, que transmite a localização espacial ou geográfica. A frase correcta/correta é, por isso, «Fulano de Tal, residente e domiciliado na rua Joaquim de Souza». No entanto, residente e domiciliado têm um significado comum: «que fixou residência, residente».

É correto dizer domiciliada?

Significado de domiciliado

Que se domiciliou; residente, morador. Etimologia (origem da palavra domiciliado). Particípio de domiciliar.

Qual a função da equipe de enfermagem na assistência domiciliar?

O profissional técnico de enfermagem realiza diversos procedimentos assistenciais em domicílio como curativos, administração de medicamentos e utilização de sondas, realiza ainda a coleta para exames de urina e medidas de conforto diante do quadro clínico do paciente, esses processos trazem melhoria na qualidade de ...

O que faz um auxiliar de enfermagem em home care?

O que o Auxiliar de Enfermagem - Home Care faz? Prepara o paciente para consultas, exames e tratamentos. Cuida da higiene, alimentação e conforto do paciente e zela pela segurança e pela limpeza dos equipamentos dos hospitais e clinicas em geral. Prepara e aplica medicamentos, conserva vacinas e faz curativos.

Qual a importância da assistência domiciliar para pessoa idosa?

O atendimento domiciliário é eficaz na diminuição das perdas produzidas pelo envelhecimento, reduz a possibilidade de hospitalização do idoso num estágio avançado da doença e/ou da incapacidade, o que aumenta os custos econômicos e os riscos iatrogênicos, e favorece a humanização do cuidado.

O que é atender a domicílio?

Nesse caso, a ideia é que a pessoa atende no local, e não que se dirige ao local para atender.

Qual o conceito de internação domiciliar?

É considerada Internação Domiciliar o atendimento continuado, em domicílio, realizado quando o paciente apresen- ta estado de saúde que necessita de cuidados complexos e específicos, tais como os que são ofertados em am- biente hospitalar, e que só podem ser administrados por profissionais de saúde com formação e ...

O que é atenção Domiciliar no SUS?

A Atenção Domiciliar (AD) é definida como uma modalidade de atenção à saúde que envolve ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação em domicílio, de forma integrada com as Redes de Atenção à Saúde (RAS) 1. Ministério da Saúde.

Artigo anterior
O que é a união hipostática?
Artigo seguinte
O que engrossa tinta?