O que é L1 e L2?

Perguntado por: Beatriz Alice Pereira  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.

Qual é o objetivo do ensino da L2 português para pessoas surdas?

Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.

Qual a importância da aquisição de L2 para surdo?

Para o Surdo, a leitura do mundo se faz por meio de sua língua natural, uma Língua de Sinais, o que lhe permite construir significados e formular uma noção de mundo, mas de forma interativa, por meio de intervenções que possam dar vida aos significados.

Como deve ser feita a avaliação de um texto escrito em português L2 por um aluno surdo?

Que a primeira língua do surdo é a Língua Brasileira de Sinais e a avaliação da aprendizagem ideal deve ocorrer na língua natural do aluno. Mas, caso não haja recurso para isso, a avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa escrita deve ser objetiva e com bastante aspectos visuais relacionados ao texto.

Quais seriam os três fatores relevantes na educação bilíngue?

- Propõe um contexto escolar acessível para o aluno, em que ele tenha os dois idiomas, sendo o português de forma oral. c) - Propõe apenas a comunicação fluente na língua portuguesa. - Fatores socioculturais dos alunos são dispensáveis neste processo. - Não reconhecer a comunidade surda dentro da escola bilíngue.

O que é L1, L2, L3, L4 e L5?

33 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal proposta da educação bilíngue?

A proposta bilíngue, segundo Quadros (1997; p. 32 e 33), consiste em trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, LIBRAS, e trabalhar a língua portuguesa em momentos específicos das aulas, com leitura e escrita da língua.

Qual é o objetivo da educação bilíngue?

A educação bilíngue é um modelo de ensino que tem como objetivo desenvolver habilidades linguísticas em duas línguas distintas. Nesse tipo de abordagem, os estudantes têm a oportunidade de aprender e se comunicar em sua língua materna, além de uma segunda língua, que pode ser estrangeira.

O que é L1 e L2 no bilinguismo?

A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.

Quais os princípios que considera mais importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da criança surda em relação ao português como segunda língua?

Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.

Quais ações poderiam ser utilizadas para que a escrita em LP seja mais utilizada pelos surdos?

Utilizar cartazes com a representação de palavras em Libras e em Língua Portuguesa é uma ação que ajuda a por as crianças com deficiência auditiva em contato com a Língua Portuguesa escrita desde cedo - já que a apreensão desta língua é visual para o aluno surdo.

Qual a diferença entre L1 e L2 para surdos?

A L2 é a aquisição de uma língua escrita que representa a oral-auditiva, enquanto que a L1 é a representação através da linguagem de sinais; da mesma forma que crianças ouvintes adquirem, normalmente, uma língua estrangeira como segunda língua, a criança surda aprende a sua língua “materna” de forma escrita como ...

Qual tipo de escola em se tratando de um aluno surdo tem como L1 língua de instrução a Libras e como L2 segunda língua o português na sua forma escrita?

Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. Oriundo do PL 4.909/2020, apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), o texto foi aprovado em maio pelo Senado e em 13 de julho pela Câmara.

Por que português é considerada L2 ou segunda língua adquirida pelos surdos?

Além da aquisição da primeira língua (L1), a criança surda, dependendo do lugar e das pessoas de convívio, também acaba por adquirir a língua oral dos ouvintes que a cercam, como segunda língua (L2) – nesse caso, o acesso ao input pode ser pela orali- zação ou por meio da língua escrita.

Como trabalhar Língua Portuguesa com aluno surdo?

A metodologia educacional para ensinar a língua portuguesa para alunos surdos através da Língua Brasileira de Sinais é o bilinguismo. Essa metodologia consiste na utilização de recursos visuais a partir de uma abordagem sociocultural.

Qual o papel do professor em sala de aula ao receber um aluno surdo e intérprete?

Em sala de aula, o professor transfere ao intérprete a responsabilidade pelo ensino e a aprendizagem desses alunos.

Quais os principais desafios no ensino e aprendizagem de segunda língua pela pessoa surda?

Um dos principais desafios da inclusão dos alunos surdos no contexto escolar é a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas disciplinas escolar desde a alfabetização até a formação do docente.

Quais as 03 principais metodologias utilizadas para ensinar o aluno surdo explique cada uma delas?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

Como trabalhar o ensino-aprendizagem com o aluno surdo?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Qual é a melhor forma de ensinar alunos surdos?

as metodologias a serem utilizadas para ensinar alunos surdos, devem levar em conta uma variedade de formas de comunicação, devendo ainda incluir métodos visuais de comunicação, como pôsteres, vídeos legendados, comunicação por meio da linguagem de sinais.

Por que é tão importante a L1 e a L2 para os surdos?

A L1 é de extrema importância para que os Sinais sejam de legitimidade enquanto a L2 garanta a escrita para os Surdos. O que importa é a comunidade Surda apenas na L1. A L1 e a L2 foi um atraso educativo para a formação dos Surdos.

Qual o papel da L1 no aprendizado de L2 ao considerarmos o papel comunicativo da língua?

Mello (2002) ressalta a importância da L1 na construção da L2 e afirma que esse percurso é natural e necessário para o bilíngüe, pois a língua nativa (L1) poderá ser o elo facilitador entre os códigos e os conhecimentos, auxiliando a criança bilíngüe, nesse caso a indígena, a adquirir o português escrito de forma menos ...

Qual a importância da aquisição de L2 para surdo?

Para o Surdo, a leitura do mundo se faz por meio de sua língua natural, uma Língua de Sinais, o que lhe permite construir significados e formular uma noção de mundo, mas de forma interativa, por meio de intervenções que possam dar vida aos significados.

Qual é o papel do professor bilíngue?

O professor bilíngue deve adaptar o currículo escolar em uma perspectiva visuoespacial garantindo o acesso dos conteúdos escolares por todos e usar a língua de sinais, pois ela é o instrumento de comunicação do aluno surdo (FERNANDES, 2010).

Por que o bilinguismo é importante para a educação?

Uma criança que tem a possibilidade de estudar em dois idiomas apresenta maior capacidade de concentração, melhor desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e fala, desenvolve o pensamento criativo, possui uma formação cultural mais rica e com respeito às diferenças, tem mais facilidade para aprender outros ...

Qual é o papel do bilinguismo na educação Inclusiva de surdos?

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Artigo anterior
Quais os pontos positivos e negativos da uberização do trabalho?
Artigo seguinte
Como se caracteriza a física aristotélica?