Como se caracteriza a física aristotélica?

Perguntado por: Álvaro Xavier de Maia  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

A física de Aristóteles é de caráter qualitativo. As substâncias distinguem-se umas das outras por suas qualidades. O Livro I insere uma grande digressão acerca dos primeiros princípios da natureza, preocupando-se com o seu número e discutindo as teorias precedentes. Basicamente trata das causas material e formal.

Como era a física aristotélica?

Aristóteles acreditava que havia quatro principais elementos, ou compostos, que modelavam a Terra: terra, ar, água e fogo (Obs.: O termo "terra' refere-se a um elemento puro que Aristóteles teorizou, e não o planeta Terra, que é conhecido pela ciência moderna por ser composto de um grande número de elementos químicos.

Como se caracteriza a física aristotélica de que modo a concepção moderna de ciência se opõe a ela?

Resposta. Diferenças de ciência antiga e moderna: Antiga - partiam de experiências imediatas, informações qualitativas (quente ou frio, grande ou pequeno, rápido ou lento) e pouco questionamento contra grandes pensadores ou leis.

O que Aristóteles pensava sobre a física?

2 Na Física, Aristóteles mostra que o movimento pode ser entendido, que suas causa e descrições são acessíveis à razão. filósofos pré-socráticos, tinha como título Peri Phy- sis, equivalente a Sobre a Natureza. que todo movimento implica que algo que existe deixa de existir, ou algo que não existe passa a existir.

Como se caracteriza a ciência aristotélica?

A concepção aristotélica de ciência pode ser resumida se dissermos que era empírica, explicativa e teleológica. A ciência começa pela observação. No decurso das nossas vidas apercebemo-nos das coisas com os nossos sentidos, recordamo-las, construímos um corpo de experiências.

Aristóteles / Física / Resumo

35 questões relacionadas encontradas

Qual o sentido da teoria do conhecimento aristotélica?

Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há “nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos”: a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.

Quais são os três princípios básicos da lógica aristotélica?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Por que a física aristotélica e qualitativa?

A física de Aristóteles é de caráter qualitativo. As substâncias distinguem-se umas das outras por suas qualidades. O Livro I insere uma grande digressão acerca dos primeiros princípios da natureza, preocupando-se com o seu número e discutindo as teorias precedentes. Basicamente trata das causas material e formal.

Como Aristóteles dividiu o universo físico?

Aristóteles dividia o Universo em duas grandes regiões — o Mundo Sublunar e o Mundo Supralunar. Para ele, o Mundo Sublunar era permeado pelos quatro elementos (fogo, terra, ar e água) e o Supralunar, por uma substância sutil, chamada quintessência, de densidade muito pequena.

Qual a principal diferença da física aristotélica para a física que você estuda atualmente?

Enquanto a física newtoniana explica a mudança de estado dinâmico de um corpo, através de uma força, ou seja, algo exterior ao corpo, a física aristotélica explica a mudança de lugar de um corpo como uma propriedade do corpos, por ter seu lugar natural no universo.

Como a física aristotélica ou de forma mais abrangente a ciência grega se difundiu pelo mundo?

Resposta: As teorias de Aristóteles permaneceram durante tanto tempo pois não se fazia nenhuma pesquisa científica que comprovasse suas teorias .

Qual foi a descoberta de Aristóteles?

Segundo alguns cientistas da atualidade, Aristóteles teria "descoberto" o DNA, por ele identificar a forma, isto é, o eidos preexistente no pai, que é reproduzido na prole. Aristóteles foi quem iniciou os estudos científicos documentados sobre peixes, sendo o precursor da ictiologia (a ciência que estuda os peixes).

Quem foi Aristóteles para a ciência?

O inventor da lógica

Ou seja, a Ciência é essencialmente lógica. Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. Pelo menos, daquilo que chamamos assim, os modos de pensar pelos quais depuramos um pensamento até lapidar nele sua máxima coerência.

O que é a teoria dos quatro elementos?

Empédocles acreditava na pluralidade; defendia que o universo era composto pelos seguintes quatro elementos básicos: ar, água, fogo e terra e que a qualidade de nenhum deles seria preponderante sobre os outros. As coisas existentes seriam o resultado da mistura desses quatro elementos.

Quantos livros tem a Física de Aristóteles?

A obra Física é composta por oito livros, que são divididos em capítulos.

Qual a diferença entre física e metafísica?

De modo simplificado e não rigoroso, pode-se dizer que a física se baseia na observação e experimentação e usa amplamente a matemática, ao passo que a metafísica se baseia fundamentalmente no raciocínio, sem uso da observação, experimentação e matemática.

Quais eram as idéias que Aristóteles defendia?

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.

Como Aristóteles dividiu o movimento dos objetos?

Aristóteles divide o movimento terrestre em natural e violento. O movimento natural era aquele no qual os corpos, dependendo da matéria que os constitui, se dirigiam para seus lugares naturais (para os corpos pesados seria o centro da Terra, por exemplo).

Qual é a frase mais famosa de Aristóteles?

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

Quais são os principais conceitos da metafísica aristotélica?

Aristóteles entendeu que há, no mundo, movimento constante e transformação. Por haver transformações, existe, no mundo, efeitos, e todos os efeitos têm, por trás de si, causas. Esse é o princípio de causa e efeito, um dos primordiais para a Metafísica aristotélica.

Qual foi a maior contribuição de Aristóteles para a ciência?

Aristóteles quis criar um método mais seguro e desenvolveu o sistema que ficou conhecido como silogismo. Ele consiste de três proposições – duas premissas e uma conclusão que, para ser válida, necessariamente decorre das duas anteriores, sem que haja outra opção.

Qual e a lógica aristotélica?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.

Como surgiu a lógica aristotélica?

Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

Quais são as 3 leis do pensamento?

A lei da não-contradição, A lei do terceiro excluído, O princípio de razão suficiente e. O princípio da identidade dos indiscerníveis.

Qual é a teoria das 4 causas para Aristóteles?

De modo geral, a doutrina de Aristóteles contempla os seguintes quatro tipos de causas: as materiais (relativas ao que algo é feito), as formais (relativas ao que algo é), as eficientes/motoras (relativas ao que ou quem o produziu), e as finais (relativas à finalidade, télos, ou para quê; ou seja, àquilo que algo visa ...

Artigo anterior
O que é L1 e L2?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre cerâmica e porcelanato?