Qual a lei do licenciamento ambiental?
Perguntado por: Hélder Simão Teixeira | Última atualização: 19. April 2022Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)
Deputados aprovaram novas regras para o licenciamento ambiental. Com a aprovação do Projeto de Lei 3729/04 a Câmara dos Deputados alterou procedimentos para o licenciamento ambiental no País.
Qual é a nova legislação do licenciamento ambiental?
O PL 2.159, que tramitou por 17 anos na Câmara, apresenta regras gerais que buscam simplificar e agilizar o processo licenciatório, a partir de questões que envolvem tipos e dispensas de licenciamento, autodeclaração, prazos e responsabilidades, entre outras particularidades extensíveis a todos os entes da Federação.
O que diz a Lei 3729 2004?
O Projeto de Lei nº 3.729 de 2004 dispõe sobre o licenciamento ambiental; regulamenta o inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal; altera as Leis nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e nº 9.985, de 18 de julho de 2000; revoga dispositivo da Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988.
Qual a legislação que trata sobre o licenciamento ambiental no Brasil?
- RESOLUÇÃO CONAMA nº 237/97, dispõe sobre os procedimentos e critérios utilizados no licenciamento ambiental e no exercício da competência, bem como as atividades e empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental.
O que diz a Lei 6938 1981?
LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981
Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art 1º - Esta Lei, com fundamento no art.
Nova Lei de Licenciamento Ambiental visa flexibilizar a emissão de licenças à dono de terras
Quais são os princípios do direito ambiental?
Segundo Paulo de Bessa Antunes[17], os princípios do Direito Ambiental são: direito humano fundamental, desenvolvimento, democrático, precaução, prevenção, equilíbrio, limite, responsabilidade, poluidor-pagador.
Quais as normas que regem a reparação do dano ambiental?
1.1 A reparação do dano ambiental na esfera civil
A base jurídica para a exigência da reparação do dano encontra-se no art. 225, § 3º da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 4º, inciso VII e 14, §1º, ambos da Lei nº 6.938 de 1981.
Qual é a norma que dispõe sobre os critérios básicos e diretrizes gerais para o licenciamento ambiental a nível federal e a nível estadual?
Mais de uma década após, a Resolução Conama 237/97, que constitui a atual disciplina básica do licenciamento ambiental, detalhou os empreendimentos e atividades sujeitos a ele, bem como as competências nos níveis federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.
O que diz a Resolução CONAMA 237 97?
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais.
Quanto ao licenciamento ambiental é correto afirmar?
é admissível mais de um licenciamento ambiental a respeito do mesmo empreendimento. a licença ambiental envolve duas fases, quais sejam a Licença Prévia e a de Operação. D o IBAMA não poderá também ser responsável pelo licenciamento ambiental, de forma supletiva.
O que muda no licenciamento ambiental 2021?
No licenciamento ambiental de serviços e obras de duplicação de rodovias ou pavimentação naquelas já existentes ou em faixas de domínio deverá ser emitida Licença por Adesão e Compromisso (LAC), valendo também para o caso de ampliação ou instalação de linhas de transmissão nas faixas de domínio.
Quais são os objetivos da avaliação de impacto ambiental?
O que é a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)?
O objetivo é garantir que projetos causadores de danos ao meio ambiente sejam analisados de acordo com seus possíveis impactos.
O que é licença ambiental por adesão e compromisso?
O LAC é uma modalidade de licenciamento que autoriza em um só documento tanto a instalação quanto a operação de empreendimentos de pequeno potencial de impacto ambiental, os quais já se conhecem previamente os impactos ambientais da atividade ou empreendimento, as características ambientais da área de implantação e as ...
O que muda com o novo licenciamento ambiental?
Os artigos 39 e 40 do novo licenciamento retiram a obrigatoriedade da realização de análise de impacto e adoção de medidas protetivas em terras indígenas e quilombolas que estejam em processo de demarcação e titulação.
Quais as licenças previstas na Resolução 237 97 E o que autoriza cada uma?
Licença de Instalação; A Resolução CONAMA 237/97, art. 8º, II, autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
Quais os tipos de licença previstos pela Resolução Conama 237?
No Brasil, existem três tipos de licenças ambientais, são elas: licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação.
Quais são as atividades sujeitas ao licenciamento conforme o 1º da Resolução do Conama 237 no anexo 1?
2º da Resolução Conama n° 237/97). O anexo 1 da referida Resolução contém atividades sujeitas a licenciamento. Ex.: Extração e tratamento de minerais, indústria metalúrgica, transmissão de energia elétrica etc. Ao analisar a Constituição Federal, no que tange à matéria ambiental (art.
Quais são as três fases do licenciamento ambiental?
- Licença prévia. A licença prévia garante que a empresa dê continuidade no seu registro. ...
- Licença de instalação. A etapa da instalação autoriza a instalação da empresa na região de interesse da gestão organizacional. ...
- Licença de operação.
Qual é a função do CONAMA?
O Conama tem a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo e demais órgãos ambientais diretrizes e políticas governamentais para o meio ambiente e deliberar, no âmbito de suas competências, sobre normas e padrões para o meio ambiente.
São três os tipos de reparação do dano causado ao meio ambiente sendo a reparação in natura a indenização e prestação de serviço à comunidade?
A doutrina brasileira aponta três formas possíveis de reparação ao Dano Ambiental, quais sejam, a restauração natural, a atividade compensatória equivalente e a indenização pecuniária.
Quem são autorizados a defesa judicial para reparação ambiental?
A Constituição Federal, em seu art. 23, atribui competência comum à União, aos Estados e aos Municípios para a proteção do meio ambiente. Dessa forma, as três esferas de poder podem agir na defesa do meio ambiente, conjuntamente, aplicando a legislação federal (Lei 6.938/81) ou através de legislação própria.
Quais são os tipos de responsabilidade por dano ou lesão ambiental acolhidos no ordenamento jurídico brasileiro?
Portanto, nota-se que o dever de reparação do dano ambiental, está positivado no ordenamento jurídico nacional, que prevê duas formas de ressarcimento do dano ambiental, primeiramente buscando a reparação ou substituição do bem ambiental lesado, subsidiariamente, a compensação monetária da vítima, por meio do pagamento ...
São princípios funcionais do Direito Ambiental?
Principios funcionales, segundo Alenza, são aqueles que orientam a regulamentação jurídica do ambiente, aos quais este divide em: “A) Principio de prevenção – (...) a regra de ouro do direito ambiental. A prevenção impliva em principio, a proibição de contaminar.
Quem dá o licenciamento ambiental?
A competência para a condução do licenciamento ambiental pode ser da União, Estados ou Municípios. Os empreendimentos e atividades, no entanto, são licenciados por um único ente federativo. O Ibama é o órgão executor do licenciamento ambiental de competência da União. A Lei Complementar nº 140/11, art.
O que é licença ambiental concomitante?
Licenciamento Ambiental Concomitante – LAC: licenciamento no qual serão analisadas as mesmas etapas previstas no LAT, com a expedição concomitantemente de duas ou mais licenças.
O que é a elasticidade-preço da demanda?
Quais o ditado popular?