Quais os pontos positivos e negativos da uberização do trabalho?

Perguntado por: Rita Fonseca Matos  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

São pontos positivos e negativos da uberização do trabalho na sociedade brasileira:
  • Oportunidade de trabalho (ponto positivo)
  • Falta de garantias trabalhistas (ponto negativo)
  • Flexibilidade de trabalho (ponto positivo)
  • Falta de regulamentação das atividades (ponto negativo)

Quais os principais pontos negativos da uberização do trabalho?

E contras
  • Falta de estabilidade.
  • Sem salário fixo.
  • Depende do esforço ativo do trabalhador.
  • Perda de garantias trabalhistas da CLT.
  • Falta de legislação.
  • Possível precarização do trabalho.
  • Falta de remuneração por hora extra.

Quais são os pontos positivos da uberização?

Conforme você pode notar, a uberização possui diversas vantagens como flexibilidade e autonomia. Além disso, esse modelo de trabalho é utilizado em diversos países. Agora que você já conhece mais sobre esse modelo, confira o que é o cooperativismo e como ele pode ser vantajoso para a sua empresa: clique aqui!

Quais as consequências da uberização do trabalho para a sociedade?

Na uberização,ocorre uma grande exploração da mão de obra por essas grandes empresas que dominam o mercado; enquanto os trabalhadores raramente possuem algum direito ou garantia, uma vez que há pouca ou nenhuma legislação específica ou responsabilidade com as pessoas cadastradas.

Quais as desvantagens de trabalhar no Uber?

Outra desvantagem está na ausência dos direitos trabalhistas previstos no modelo CLT. Como a contratação não acontece de forma "registrada", os condutores da Uber não possuem direito a décimo terceiro, férias, seguro desemprego e nem a assistência da previdência em caso de afastamento.

O que é a uberização do trabalho? | Professora Renata responde

42 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e desvantagens da Uberizacao?

2. PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
  • FLEXIBILIDADE. Na uberização, é possível cada pessoa montar seu tempo e carga de trabalho. ...
  • SER SEU PRÓPRIO(A) CHEFE. ...
  • ALTERNATIVA AO DESEMPREGO. ...
  • RENDA EXTRA. ...
  • INSTABILIDADE. ...
  • LEIS TRABALHISTAS. ...
  • ESTRUTURA DE TRABALHO. ...
  • BUSQUE INFORMAÇÕES.

Quais as vantagens de trabalhar como Uber?

Uber Pro é um programa de vantagens exclusivas feito especialmente para motoristas parceiros. Descontos em combustível, academias, plano de saúde, planos de internet, acesso ao suporte telefônico, ao recurso "Preferências de região" e muito mais!

Quais são os impactos positivos da uberização do trabalho?

A Uberização com os novos modelos de trabalho dentro das plataformas digitais tem apresentado um crescimento exponencial, acompanhando a evolução e velocidade das tecnologias atuais. A Uberização do trabalho, possibilita ao profissional ser o gestor do próprio tempo e traz flexibilidade na jornada de trabalho.

Quais as causas da uberização do trabalho?

Origens da uberização do trabalho
  • Os prestadores dos serviços intermediados pela plataforma são terceirizados.
  • Os estoques das plataformas são totalmente ou majoritariamente de terceiros.
  • As plataformas permitem que facilmente qualquer prestador de serviço com requisitos mínimos preste serviço na plataforma.

Qual a solução para os trabalhadores dentro da uberização?

4 dicas para lidar com a Uberização do Trabalho
  • Informe-se. A informação é uma poderosa ferramenta de transformação! ...
  • Organize-se. Uma boa organização é muito importante para lidar com qualquer tipo de situação, e nessa não poderia ser diferente! ...
  • Priorize contratos. ...
  • Valorize seu trabalho.

Quais são as profissões mais Uberizadas?

Quais são as profissões mais uberizadas? Entregadores e motoristas são as profissões mais reconhecidas neste processo. Na prática, porém, todas tarefas sob demanda ganham espaço nessa realidade. Há quem prevê que até mesmo profissões clássicas, como a de advogado ou médico, vão ser afetadas pela uberização.

Quais são as principais características da uberização do trabalho?

O conceito de uberização do trabalho pode ser definido como um novo modelo de trabalho, que, na teoria, se coloca como mais flexível, no qual o profissional presta serviços conforme a demanda. Ele próprio faz o seu horário e pode trabalhar até 12 horas por dia, sem nenhuma regalia.

Quais as principais consequências do processo de precarização do trabalho?

A precarização dos vínculos empregatícios tem um caráter expansivo que provoca tanto a desestabilização quanto a segmentação do mercado de trabalho e se reflete no agravamento das desigualdades sociais (Linares, 2013).

Quais mudanças a uberização causou ao mundo do trabalho?

Desta maneira, compreende-se que o processo de uberização, que ocorre em nível mundial, é responsável por precarizar não somente o trabalho, mas também a vida dos trabalhadores, de forma que podemos observar uma massa crescente de indivíduos sem direitos trabalhistas, sem nenhuma proteção e que vivem num contexto de ...

Qual o impacto da uberização na sociedade atual?

Esse cenário trouxe inúmeras transformações econômicas, sociais, políticas e culturais, e com essas transformações vieram novas modalidades de trabalho, cada vez mais focadas na internet e na desburocratização dos processos.

Qual o impacto da uberização na economia?

O fenômeno das economias de plataforma ou a uberização dos processos inaugura um novo tipo de gestão da força do trabalho, que, ao mesmo tempo em que é tendência para o futuro, traz para os dias atuais formas de precarização do trabalho, já que as empresas deixam de ser donas dos ativos e transferem riscos e custos ...

Quais as consequências da uberização?

Além da falta de estrutura e direitos trabalhistas, outro ponto impactado com a “uberização” é a remuneração baixa dos trabalhadores é nesse ponto que esse fenômeno ligado aos trabalhadores se liga a dificuldade de mobilidade social dos brasileiros.

O que podemos denominar por uberização do trabalho?

A uberização do trabalho define uma tendência em curso que pode ser generalizável pelas relações de trabalho, que abarca diferentes setores da economia, tipos de ocupação, níveis de qualificação e rendimento, condições de trabalho, em âmbito global.

Como a uberização do trabalho impacta os direitos trabalhistas tradicionais?

Assim, em se tratando do fenômeno da uberização, observa-se que os trabalhadores desta modalidade não figuram como empregado, tendo em vista que desempenham suas funções de forma liberal e, dessa forma, estão vulneráveis as lesões que podem ocorrer em face dos seus direitos previstos na CLT, ou ver seus direitos ...

Onde surgiu a uberização do trabalho?

Derivado do fenômeno social que tomou visibilidade com a entrada da empresa Uber no mercado, em realidade o termo uberização se refere a processos que não se restringem a essa empresa nem se iniciam com ela, e que culminam em uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho.

O que é precarização do trabalho no Brasil?

Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da flexibilização das relações de trabalho.

Quais são as consequências do desemprego estrutural?

São consequências do desemprego estrutural o aumento da pobreza, da violência e da vulnerabilidade social da população. O Brasil registra grandes índices de desemprego estrutural especialmente por meio da modernização das atividades produtivas globais.

Quais são os tipos de Uber?

  • UberXL. Viagens econômicas para grupos de até 6 pessoas. Saiba mais sobre o UberXL.
  • Uber Comfort. Carros mais novos e espaços internos maiores. ...
  • Uber Black. Viagens Premium em carros de luxo. ...
  • Uber Black SUV. Viagens Premium para até 6 pessoas em SUVs de luxo. ...
  • Uber WAV. Assistência de viagem para idosos e pessoas com deficiência.

Quanto ganha um Uber que trabalha 8 horas por dia?

Quanto ganha 8 horas de Uber? Para a cidade de São Paulo, sem contar os ''preços dinâmicos'' conferidos em regiões com demandas maiores, o motorista ganha em média R$ 252,40 por dia em um período de 8 horas trabalhadas. Ou seja, esse valor condiz com um recebimento de R$ 31,55 por hora trabalhada com o aplicativo.

É seguro trabalhar com Uber?

Na Uber, segurança é prioridade e nenhum tipo de assédio ou violência será tolerado. Para contribuir com a solução de questões complexas como essa, nos unimos a instituições especialistas e começamos a trabalhar na mudança da nossa tecnologia, do nosso atendimento e na prevenção de incidentes.

Artigo anterior
Quanto tem de vitamina C em um copo de suco de laranja?
Artigo seguinte
O que é L1 e L2?