O que é inflexão verbal?

Perguntado por: Lourenço Denis Pires Andrade Nunes  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

O que é uma inflexão verbal? A inflexão ou flexão denomina o processo através do qual uma mesma palavra pode aparecer em diferentes formas, por exemplo, singular/plural, no caso dos nomes e dos adjetivos (flexão nominal), e nos diferentes modos, tempos e pessoas, no caso dos verbos (flexão verbal).

O que é flexão verbal exemplos?

O que é a flexão verbal em voz? Os verbos sofrem flexão em voz, podendo estar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. Na voz ativa, o sujeito gramatical é o agente da ação expressa pelo verbo. A menina penteou as bonecas.

O que é inflexão na língua portuguesa?

substantivo feminino Ação ou efeito de inflectir (formar curva); dobra. Alteração da direção e/ou da localização normal; desvio. Tipo de entonação ou mudança de pronúncia ao dizer alguma coisa; tom: através da inflexão, percebe-se seu sarcásmo. ... Numa curva, o ponto em que a concavidade se inverte; ponto de inflexão.

O que é flexão verbal em pessoa?

Flexão verbal é a variação do verbo em modo, tempo, número, pessoa e voz do discurso. Além de saber a conjugação dos verbos, é necessário conhecer a semântica, ou seja, o sentido dos verbos no discurso.

Como ocorre a flexão verbal?

As flexões verbais são expressas por meio dos tempos, modo e pessoa da seguinte forma: - O tempo indica o momento em que ocorre o processo verbal. - O modo indica a atitude do falante (dúvida, certeza, impossibilidade, pedido, imposição, etc.) - A pessoa marca na forma do verbo a pessoa gramatical do sujeito.

Flexão Verbal - Número, Pessoa, Modo, Tempo - Rápido e fácil - Aula 02 I Português On-line

21 questões relacionadas encontradas

Como identificar a pessoa do verbo?

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).
...
  1. ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.
  2. ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
  3. ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.

Quais são os tipos de formas verbais?

Elas indicam as pessoas do discurso que falam, com quem se fala e de quem se fala. Os tempos verbais são: presente, pretérito (passado) e futuro. Eles indicam quando ocorre a situação manifestada pelo verbo. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.

O que é uma conjugação verbal?

Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1. ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é flexão de número?

Em número, os substantivos flexionam-se em singular (criança, cão e cebola) e plural (crianças, cães e cebolas). Grande parte dos substantivos formam plural através do acréscimo do -s.

Quais são as flexões?

Os verbos sofrem flexão em modo, tempo, número, pessoa, voz e aspecto. Devido a essa pluralidade de flexões que apresentam, os verbos são uma classe gramatical complexa e abrangente.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é conjugação 1 2 e 3?

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

Qual a diferença entre 1 2 e 3 pessoa?

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

O que é pessoa e número do verbo?

Flexões estas relacionadas a: Pessoa – Indica as três pessoas relacionadas ao discurso, representadas tanto no modo singular, quanto no plural. Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas gramaticais. ... Modo – Revela a circunstância em que o fato verbal ocorre.

Como identificar o tempo e o modo dos verbos?

Tempos verbais
  1. Presente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes. ...
  2. Pretérito - indica momentos anteriores, decorridos ou acabados. ...
  3. Futuro - indica acontecimentos que se realizarão. ...
  4. O modo indicativo expressa certezas. ...
  5. O modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Qual é o porquê de pergunta?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Quais os usos da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Quais são os verbos flexionados?

Os verbos podem ser flexionados nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo, dependendo da atitude que se expressa no enunciado.

Artigo anterior
Qual a diferença entre formatação e diagramação?
Artigo seguinte
Como redimensionar várias fotos juntas?