Quais exames para detectar fibromialgia?

Perguntado por: Patrícia Morais de Simões  |  Última atualização: 21. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

O DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA É CLÍNICO, NÃO HAVENDO EXAMES QUE O COMPROVEM. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.

Que tipo de exame detecta a fibromialgia?

Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

Quais são os 18 pontos de dor da fibromialgia?

Assim, os pontos de dor da fibromialgia são:
  • Parte da frente do pescoço: 2 pontos;
  • Parte de trás do pescoço: 2 pontos;
  • Parte superior do peito: 2 pontos;
  • Parte superior das costas: 4 pontos;
  • Dobra dos braços: 2 pontos;
  • Região lombar: 2 pontos;
  • Abaixo das nádegas: 2 pontos;
  • Nos joelhos: 2 pontos.

Qual é a parte do corpo que a fibromialgia ataca?

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

Como é o laudo de quem tem fibromialgia?

Como é o laudo da fibromialgia? O laudo médico da fibromialgia é baseado em uma avaliação clínica que inclui a presença de dor generalizada e outros sintomas associados à condição. O médico pode realizar testes para excluir outras condições que possam causar sintomas semelhantes.

Fibromialgia | Como é feito o Diagnóstico | IMEB

19 questões relacionadas encontradas

Quem tem fibromialgia têm direito a algum benefício do governo?

Para solicitar esse benefício, é necessário ter contribuído para a Previdência Social por um determinado período de tempo, além de comprovar a incapacidade para o trabalho. Assim, no caso da fibromialgia, a doença precisa te incapacitar de exercer a sua função no trabalho, mas também qualquer outra função.

Quem tem fibromialgia é considerado como deficiente físico?

Art. 4º A pessoa com fibromialgia é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Qual o medicamento mais indicado para fibromialgia?

Alguns fármacos, como a pregabalina e a duloxetina, agem na maior sensibilidade à dor. Outros medicamentos, como relaxantes musculares, antidepressivos e analgésicos podem ser usados para alívio de diversos sintomas.

Quais os pontos de gatilho da fibromialgia?

Os locais mais frequentes são os músculos do pescoço, dorso e membros. Quando esses pontos são pressionados, desencadeiam uma dor em todo o músculo acometido, podendo, até ser confundida, com emergência médica.

Quem tem fibromialgia sente dor todos os dias?

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado.

Qual é o melhor relaxante muscular para fibromialgia?

Neste caso, a ciclobenzaprina é o relaxante muscular indicado pelo médico e as doses recomendadas são de 1 a 4 mg à noite e a duração do tratamento deve ser de 2 a 3 semanas.

O que pode acontecer se não tratar a fibromialgia?

Não, a fibromialgia não leva à morte. A doença, se não tratada, compromete muito a qualidade de vida em virtude da dor, e pode predispor à quadros graves de depressão.

Como é a dor da fibromialgia no corpo?

Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros ...

Como é a dor da fibromialgia nas pernas?

Menos frequentemente, a parte inferior das pernas, mãos e pés ficam doloridos e rígidos. Os sintomas podem ocorrer periodicamente (em crises) ou a maior parte do tempo (cronicamente). A dor pode ser intensa. Geralmente, ela piora quando há fadiga, estresse ou após o uso excessivo.

Quais são os direitos dos portadores de fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que pode ser incapacitante, e portanto, a pessoa que sofre desse distúrbio pode ter direito à aposentadoria.

Como comprovar fibromialgia no INSS?

Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o portador da fibromialgia precisa comprovar a incapacidade total para o trabalho por meio de laudos médicos, atestados e receitas.

Quais as piores dores da fibromialgia?

Os Piores Sintomas da Fibromialgia e Como Tratá-los
  • Depressão Crônica. Para aqueles com fibromialgia, transtornos de humor são comuns. ...
  • Fadiga Constante. ...
  • Complicações do Sono. ...
  • Rigidez. ...
  • Nevoeiro Mental (“Fibro Fog“) ...
  • Dor Generalizada. ...
  • Surtos (Episódios de Dor)

O que piora a dor da fibromialgia?

A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.

Como é a dor nas costas da fibromialgia?

A dor normalmente é intensa, mas não deixa inflamações ou deformações físicas no corpo. Além da coluna, a pessoa pode sentir dores nas seguintes partes do corpo: pescoço, ombro, peito, cotovelo, quadril e joelhos.

Quanto tempo dura a crise da fibromialgia?

As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.

Quem tem fibromialgia pode trabalhar normalmente?

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores! Para muitos profissionais da saúde, a fibromialgia é considerada como uma doença autoimune, mas para outros profissionais a fibromialgia tem cura.

O que fazer para sair de uma crise de fibromialgia?

Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo. A utilização delas deve ser indicada pelo médico já que ele saberá avaliar a terapia ideal para cada ocasião.

O que é uma crise de fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença cujo principal sintoma são as dores nos músculos e articulações do corpo de forma crônica e generalizada. A patologia tem diagnóstico clínico e está associada a vários outros sintomas, inclusive à depressão, falta de memória e dificuldade de concentração.

Quem tem fibromialgia pode se encostar por Auxílio-doença?

Assim, quem sofre com essa síndrome costuma procurar o INSS para pedir algum benefício previdenciário: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e, em alguns casos, o BPC/LOAS.

Como faço para ter direito à carteirinha para quem tem fibromialgia?

Carteirinha de identificação da pessoa com fibromialgia já pode ser solicitada online ou na Praça da Saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou neste mês a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF), conforme as Leis Municipais nº 1.517/21 e nº 1.720/23.

Artigo anterior
Como destacar a linha do Excel?
Artigo seguinte
Quando o furúnculo começa a coçar?