O que é impugnar a penhora?

Perguntado por: Soraia Neves  |  Última atualização: 29. August 2024
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

A impugnação à penhora é um direito garantido pela legislação processual, visando garantir o contraditório e a ampla defesa. Além disso, deve se basear em elementos de fato e de direito, com o objetivo de convencer o juiz de que a penhora é indevida ou excessiva.

Quando cabe impugnação a penhora?

A Impugnação à penhora é utilizada para liberar constrições judiciais sobre bens que não podem ser penhorados, de acordo com o Código de Processo Civil, por meio de uma petição simples intermediária dentro dos próprios autos executivos.

O que acontece após a impugnação?

Após a parte autora impugnar a contestação do réu, o processo tem como andamento o julgamento pelo juiz. Entretanto, pode acontecer de o juiz adiantar esta etapa ou ainda, extinguir o caso. Assim, vai depender das alegações feitas nas peças processuais para que o juiz possa julgar o caso, seja total ou parcialmente.

O que é impugnar uma execução?

A impugnação ao cumprimento de sentença é a defesa conferida ao executado na fase de cumprimento de sentença. Trata-se de defesa típica e incidental ao procedimento, de modo que não constitui uma ação autônoma.

Qual a diferença entre embargos à penhora e impugnação a penhora?

Parte-se da ideia de que a impugnação é petição para resistir ao título judicial, ao passo que os embargos constituem ação autônoma para contrariar título extrajudicial.

IMPUGNAÇÃO À PENHORA E EMBARGOS DE TERCEIRO

35 questões relacionadas encontradas

O que pode ser alegado em impugnação a penhora?

É possível questionar, por exemplo, a legalidade da constrição, negligenciando a existência de outros bens passíveis de penhora, ou até mesmo a desproporcionalidade entre o valor da dívida e o montante bloqueado.

O que vem depois da impugnação aos embargos?

Recebidos os embargos, a parte embargada será intimada para impugnar os embargos no prazo de 15 dias. Após a apresentação da impugnação, o juiz poderá designar audiência ou julgar os embargos, proferindo sentença.

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação?

Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação? O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

Para que serve a impugnação?

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

Quais são os efeitos da impugnação?

A impugnação produz os seguintes efeitos: instaura a fase litigiosa do procedimento; suspende a exigibilidade do crédito tributário; suspende a fluência do prazo prescricional para propositura, pela Fazenda Pública, da ação de execução fiscal.

O que acontece quando o executado não apresenta impugnação?

A ausência de impugnação específica do executado em relação ao cálculo apresentado pela parte exequente, bem como da apresentação do valor que entende ser correto, causa a preclusão dos valores apresentados pelo credor e o indeferimento da remessa dos autos à contadoria judicial.

Qual o prazo para impugnar a execução?

854, § 3º, inciso I, do Código de Processo Civil, incumbe ao executado, no prazo de 5 (cinco) dias, comprovar que as quantias tornadas indisponíveis são impenhoráveis.

Qual recurso depois da impugnação?

No sistema regido pelo NCPC, o recurso cabível da decisão que acolhe impugnação ao cumprimento de sentença e extingue a execução é a apelação.

Quando começa o prazo para impugnação a penhora?

Conforme o art. 525 do CPC/2015 , transcorrido o prazo de 15 dias para pagamento, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação.

Tem como reverter uma penhora?

Se você tem um bem penhorado, saiba que existem algumas maneiras de liberá-lo. Você pode pagar a dívida, negociar um acordo com o credor, vender o imóvel ou contratar um seguro garantia judicial. O seguro garantia judicial é uma boa opção se você não puder pagar a dívida.

Como se defender de uma penhora?

Possibilidades de defesa do bem:
  1. Oferecer outro bem para substituir o bem penhorado.
  2. Alegar vício ou erro na penhora ou na avaliação do bem.
  3. Alegar que aquele bem não pode ser penhorado.

Quem decide a impugnação?

Quem é o responsável por analisar a petição de impugnação? A petição de impugnação é avaliada pela própria administração pública, que tem até 3 dias úteis para fazer o seu julgamento de mérito.

Quem responde a impugnação?

A impugnação deverá ser endereçada ao pregoeiro, que possui prazo de 24 horas para proferir sua decisão.

Como funciona o processo de impugnação?

A impugnação é uma forma de refutar questões intrínsecas no processo jurídico, sejam elas objetos (provas), pessoas, argumentos ou decisões. Na prática, pode ser entendida como um ato de mostrar oposição, contradição ou contestação a ideias apresentadas pela parte contrária por meio de provas.

Quanto tempo para receber após penhora?

Em alguns casos, a penhora pode ser rápida e efetivada em poucos meses. Em situações mais complexas, o processo pode se estender por vários anos.

Quantos dias o perito tem para responder a impugnação?

O perito entrega o seu laudo e as partes têm 15 dias para fazerem críticas positivas e negativas do que redigiu, como também têm a possibilidade impugnar o laudo.

Quando se efetiva a penhora?

Quando o direito estiver sendo pleiteado em juízo, a penhora que recair sobre ele será averbada, com destaque, nos autos pertinentes ao direito e na ação correspondente à penhora, a fim de que esta seja efetivada nos bens que forem adjudicados ou que vierem a caber ao executado.

Qual a diferença de embargos à execução e impugnação?

Isso quer dizer que, diferentemente da impugnação ao cumprimento de sentença, nos embargos não há aplicação do prazo em dobro para o caso de processo físico envolvendo litisconsortes com diferentes procuradores (art.

Qual o prazo para o exequente apresentar resposta à impugnação?

1- A parte executada tem o prazo de 15 (quinze) dias para pagar voluntariamente o seu débito; findo tal prazo e ausente o pagamento, inicia-se outro prazo de 15 (quinze) dias para que o executado apresente sua impugnação, começando este último prazo a fluir independentemente de penhora ou nova intimação, conforme o ...

Quais são as formas que o executado tem para impugnar matérias da fase de execução?

A impugnação deverá ser oferecida no juízo em que tramita a execução ou naquele do foro da situação dos bens do executado (artigo 516, parágrafo único), em petição escrita e autônoma, atendendo aos requisitos enumerados no artigo 319 do Código de Processo Civil.

Artigo anterior
Quais os hábitos de higiene pessoal?
Artigo seguinte
Qual o significado do nome baobá?