O que é gengiva livre?

Perguntado por: Bárbara Rafaela de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

A gengiva marginal, gengiva livre ou não-inserida, é a margem ou bordo da gengiva que circunda os dentes em forma de colarinho. Em aproximadamente 50% dos casos, delimita-se com a gengiva inserida adjcente através de uma depressão linear rasa, a ranhura ou sulco gengival livre.

Qual a diferença entre gengiva livre e gengiva inserida?

A gengiva pode ser dividida em três zonas: a zona marginal ou livre, que circunda o dente e define o sulco gengival; a zona inserida, que está aderida ao dente por um epitélio juncional singular e se encontra firmemente inserida no osso alveolar subjacente; e a zona interdentária, que ocupa o espaço entre dois dentes ...

Onde fica a gengiva livre?

Gengiva Marginal ou Livre:

A gengiva marginal ou gengiva livre é aquela que circunda o colo dos dentes com cerca de 0,5 a 2 mm de altura. Em corte vestíbulo-lingual, a gengiva livre tem a forma triangular com duas vertentes: uma vertente marginal, voltada para a cavidade bucal e uma vertente voltada para o dente.

Quais são os tipos de gengivas?

Existem dois tipos de gengiva que são claramente reconhecíveis, e são conhecidos como gengiva marginal, que é móvel e gengiva fixa.

Qual as características da gengiva normal?

A gengiva saudável apresenta características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme, resiliente e margem fina que termina contra o dente como lâmina de faca.

gengival livre

45 questões relacionadas encontradas

Como é uma gengiva inflamada?

Quais são os sinais de uma gengiva inflamada? A Associação Americana Dental (ADA) lista os sinais de inflamação da gengiva. Esses sintomas incluem gengiva avermelhada, inchada e/ou dolorida, bem como quando há sangramento na gengiva ao escovar os dentes, por exemplo, ou passar o fio dental.

São características clínicas da gengivite?

A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada. Entre outros sintomas, a doença causa vermelhidão, sangramento e mau hálito.

Qual a diferença entre uma gengiva saudável é uma gengiva inflamada?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.

Qual o nome da gengiva?

Alveologengival - prende a gengiva ao osso. Periosteogengival - prende a gengiva ao osso. Transeptal - mantém relacionamentos de dentes adjacentes, proteje o osso interproximal.

O que é gengiva interproximal?

Gengiva Interproximal (papila interdental)

A gengiva interproximal ocupa a ameia gengival e é determinada pelas relações de contato entre o dentes, pela largura da superfície proximal destes e pelo contato da junção cemento-esmalte.

Quando a gengiva está doendo?

A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.

O que pode ser gengiva inchada?

A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.

Quais os riscos de fazer uma Gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

Qual a função da gengiva inserida?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

Qual a diferença entre gengiva inserida e mucosa alveolar?

A mucosa alveolar se diferencia da gengiva por sua cor mais avermelhada, seu aspecto mais liso e a sua maior mobilidade em relação aos planos subjacentes. A mucosa alveolar encontra-se inserida de maneira frouxa ao periósteo do osso alveolar vestibular e lingual subjacente.

Qual a importância da gengiva inserida?

A predisposição para formação de placa bacteriana subgengival em áreas onde há movimentação da margem gengival vem justificar a importância da gengiva inserida, pois essa seria capaz de produzir uma imobilização da mesma60.

O que é o cemento?

Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.

O que é uma gengivectomia?

Cirurgia Plástica Periodontal

A gengivoplastia e a gengivectomia são intervenções cirúrgicas que se efetuam ao nível das gengivas, visando corrigir ou alterar o contorno ou proporção da gengiva, principalmente junto dos dentes.

O que é uma Ulectomia?

Ulotomia Para evitar tais transtornos, deve-se indicar a ulotomia, procedimento cirúrgico, que consiste na exérese do tecido gengival que reveste a face incisal ou oclusal da coroa dentária de um dente decíduo ou permanente não irrompido, de forma a lhe permitir um caminho livre para ocupar a sua posição normal no arco ...

Como saber se a sua boca e saudável?

Indicativos de uma boca saudável
  1. 1 – Dentes claros e fortes. Esse é, quase sempre, um sinal evidente e óbvio de ausência de cáries. ...
  2. 2 – Gengivas uniformes e sem sangramento. ...
  3. 3 – Ausência de sensibilidade nos dentes. ...
  4. 4 – Bom hálito. ...
  5. 5 – Língua sem alterações de cor e textura.

O que fazer quando se tem a gengiva inflamada?

O melhor tratamento para a gengiva inflamada ou inchada é remover completamente todo tártaro acumulado, escovando os dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizando o fio dental diariamente.

Como manter uma gengiva saudável?

8 cuidados com a gengiva que devem fazer parte da sua rotina
  1. Fio dental é indispensável! ...
  2. Escovação regular e correta. ...
  3. Atenção ao uso de enxaguantes bucais. ...
  4. Evite o cigarro. ...
  5. Não esqueça de escovar a língua. ...
  6. A alimentação também influencia na sua saúde bucal. ...
  7. Fique atento a sangramentos e inchaços.

Quais são as características clínicas da periodontite?

A presença de sangue na saliva ao escovar os dentes ou usar o fio dental, mau hálito e vermelhidão ou gengiva inchada são os primeiros sinais de doença da gengiva. Sendo assim, não os ignore. Se perceber quaisquer desses sinais, é fundamental conversar com seu dentista imediatamente.

Como diagnosticar a gengivite?

O diagnóstico de gengivite se dá por meio da descrição dos sintomas do paciente e da avaliação bucal, sendo que o profissional examina dente, gengivas, língua e as paredes internas da boca. O odontólogo procurará por acúmulo de placa e depósitos de tártaro nos dentes e, em seguida, avaliará a situação das gengivas.

Como se dá a gengivite?

Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival (aquele espaço em que o dente encontra a gengiva), quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada.

Artigo anterior
Quantas milhas preciso para viajar para Natal?
Artigo seguinte
Qual a melhor fase da lua para podar goiabeira?