O que é uma Nota Fiscal de transporte?

Perguntado por: Lia Mara Macedo Cardoso  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

O documento fiscal de transporte é aquele necessário para garantir a legalidade de transporte de carga, seja em seu trajeto ou em sua entrega.

O que é nota fiscal de transporte?

O que são notas fiscais de transporte

A Nota Fiscal Eletrônica, também chamada de NF-e, é um documento que deve ser emitido antes do transporte da mercadoria ser iniciado. Tem como objetivo o registro da venda de produtos, bem como anotar suas características e identificar comprador e vendedor.

O que é nota fiscal de trânsito?

A nota fiscal de remessa é o documento obrigatório para todos os produtos em trânsito que ainda não tenham sido comercializados.

O que é nota fiscal de conhecimento de transporte?

Podemos conceituar o CT-e como um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração ...

Como dar entrada em nota fiscal de transporte?

Para se registrar, é preciso ir ao site da SEFAZ que, após a aprovação, fornecerá uma chave privada ao empreendedor. A partir daí, a empresa deve enviar o documento de aprovação assinado eletronicamente ao sistema da Secretaria.

TUDO o que você precisa saber sobre a NOTA FISCAL em 6 passos

16 questões relacionadas encontradas

Quem emite a nota fiscal de transporte?

Os responsáveis pela emissão do documento são a transportadora ou o contrante do serviço de transporte. E por se tratar de um documento fiscal obrigatório, quem deixar de gerá-lo também estará sujeito a multas a partir de 550 reais, além de outras penalidades.

Quem emite a nota de transporte?

O documento pode ser emitido tanto pela transportadora quanto pelo contratante e ele é obrigatório para toda empresa desse tipo, cabendo multa no caso de não emissão.

Qual a diferença entre CTe e nota fiscal?

CTe é a sigla de Conhecimento de Transporte Eletrônico, um documento digital, que é emitido online e armazenado eletronicamente. Existe apenas na forma virtual, em arquivo XML, assim como a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Ele substitui o antigo CTRC que era emitido no papel.

Qual é a validade da nota fiscal para transporte?

de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.

O que acontece se não emitir o CTe?

Se o Conhecimento de Transporte (CTe) não estiver com as informações obrigatórias, será aplicada uma multa de R$ 550,00. O veículo deve ter a identificação do código do RNTRC. Em casos de ausência ou desacordo com o regulamento, o responsável pagará multa de R$ 550,00.

Quando emitir conhecimento de transporte ou nota fiscal de serviço?

Quando o transporte é intermunicipal ou interestadual, aí o correto é emitir o CTe. Portanto, todo contribuinte de ISS (Imposto sobre Serviço), o qual é um tributo municipal, deve emitir esse documento.

É obrigatório informar a transportadora na nota fiscal?

4.1. Se, na emissão da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, no campo "Transportador", deve informar a transportadora contratada pela Consulente para realizar a entrega das mercadorias no estabelecimento da transportadora indicada por seus clientes; 4.2.

Pode transportar sem nota fiscal?

DANFE: A Nota Fiscal Eletrônica não existe de modo físico, mas é importante para o transporte. É por isso que uma obrigação envolve a apresentação do Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Qual o CFOP de transporte?

CFOP 6350 - Prestações de serviços de transporte.

Como emitir nota fiscal de transporte MEI?

A emissão de NFA-e por contribuinte enquadrado no MEI segue as seguintes etapas:
  1. Acessar o serviço;
  2. Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
  3. Informar os dados da nota;
  4. Validar a nota;
  5. Transmitir a nota;
  6. Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.

Quem paga o imposto do CTe?

No tocante ao recolhimento do imposto, a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS recai à transportadora contratante, cujo valor deve ser destacado nos CTes por ela emitido.

Quem paga o frete no CTe?

É o comprador, então, que assume os custos e os riscos do transporte a partir do embarque, já que a responsabilidade do fornecedor acaba quando o produto entra no transporte.

Quem emite CTe paga imposto?

A transportadora subcontratante é a única autorizada a emitir o CTe de subcontratação, embora sua emissão nem sempre seja obrigatória. O documento deve incluir os dados da transportadora subcontratante e não é necessário recolher o ICMS, uma vez que esse procedimento foi realizado no CTe Normal emitido inicialmente.

Como chama nota de transporte?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é usada para as prestações de serviços de transporte de carga dentro do município e é tributada pelo ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Quem não é obrigado a emitir CT-e?

Lembrando que o MEI (Microempreendedor Individual) não é obrigado a emitir o CT-e. Porém, caso não tenha os documentos fiscais relativos à carga, poderá ter problemas em postos fiscais durante viagens intermunicipais ou interestaduais.

Quem não precisa emitir CT-e?

Por empresa com veículo próprio, em viagens intermunicipais ou no mesmo município: basta emitir a Nota Fiscal Eletrônica do produto e o Manifesto de Carga; Por empresa com veículo próprio, em viagens interestaduais: não precisa emitir CT-e, bastando emitir a Nota Fiscal Eletrônica do produto e o Manifesto de Carga.

O que é uma minuta de transporte?

A minuta de transporte é o documento de uso interno da transportadora, e é semelhante ao CTRC. Desprovido de qualquer controle por parte do Fisco, a minuta de transporte não pode ser utilizada como um documento fiscal para registrar operações de transporte.

Onde fica o número do CTe na nota fiscal?

Procure pela opção “Consulta CT-e” ou “Consulta de Documentos Fiscais Eletrônicos”. Digite o número do protocolo do CT-e que deseja consultar. O número do protocolo é composto por 15 dígitos e pode ser encontrado no comprovante de entrega do documento.

Quais documentos uma transportadora precisa emitir?

Quais são os documentos de transporte de mercadorias?
  1. NF-e: Nota fiscal eletrônica. ...
  2. DANFE: Documento auxiliar da nota fiscal eletrônica. ...
  3. CT-e: Conhecimento de transporte eletrônico. ...
  4. DACTE: Documento auxiliar do conhecimento de transporte eletrônico. ...
  5. MDF-e: Manifesto eletrônico de documentos fiscais.

Qual o valor da multa por não emitir nota fiscal?

5. Envio de nota fiscal para o cliente. O contribuinte tem a obrigação de entregar o documento fiscal para o cliente. Caso não emita ou não envie a nota fiscal para ele poderá ser aplicada multa de até 50% do valor da venda.

Artigo anterior
O que dar de pedido de namoro?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre o PS4 e o PS4 Pro?