O que é espécie 91 do INSS?

Perguntado por: Gustavo Sandro de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

O auxílio-doença, espécie 91, é devido ao segurado que fica incapacitado, por motivo de doença decorrente de acidente do trabalho.

Qual a diferença entre Espécie 31 e 91?

Os segurados, em especial, os empregados, deverão ficar atentos para isso. Então, a espécie 31 significa que trata-se de doença comum. Já a espécie 91 significa que ocorreu um acidente de trabalho ou doença profissional. De acordo com a CLT, o afastamento do trabalho a partir do dia 16, suspende o contrato de trabalho.

O que significa codigo 91 no INSS?

Quando o auxílio-doença for motivado por acidente do trabalho, doença ocupacional ou agravamento de alguma doença por culpa do trabalho, deve ser concedido sob a espécie 91 (auxílio-doença por acidente do trabalho).

Quanto tempo dura o auxílio-doença acidentário?

Na modalidade acidentária não há carência.

No auxílio doença previdenciário a carência é 12 contribuições mensais, exceto quando ocorrer acidente ou doenças graves especificadas em lei.

Qual a diferença entre auxílio-doença acidentário B 91 para o auxílio-doença previdenciário B 31?

Contudo, há diferenças importantes nesse sentido. Como visto, o B31 é devido para quem foi acometido por uma doença comum ou por acidente não relacionado ao trabalho. Já no auxílio-doença espécie B91, o motivo de afastamento deve ser um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional.

Auxílio-doença acidentário (espécie "91" ): CONHEÇA SEUS DIREITOS!

19 questões relacionadas encontradas

O que significa Auxílio-doença previdenciário 31?

O B 31 é destinado àqueles segurados que desenvolvam doença incapacitante a atividade laborativa sem nexo de causalidade com a atividade exercida, desde que o evento danoso ocorra após a filiação do segurado ao RGPS.

O que significa B 31 do INSS?

· B31: auxílio doença previdenciário. · B32: aposentadoria por invalidez previdenciária. · B91: auxilio doença acidentario. ... · Custo: dimensão monetária, equivalente ao desembolso previdenciário, expresso em reais, pago ao trabalhador ou dependente pelo INSS.

Qual a diferença entre auxílio doença previdenciário e acidentário?

Quanto a carência para obtenção do benefício temos que destacar a existência de diferenças, pois no auxílio doença previdenciário o tempo mínimo de contribuição são 12 meses, enquanto o auxílio doença acidentário não exige tempo mínimo de contribuição.

Como funciona o auxílio doença acidentário?

Auxílio-doença acidentário: neste caso o benefício é concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho ou for acometido por doenças ocupacionais - doenças contraídas ou agravadas pelo trabalho. Neste caso não há período de carência, podendo o auxílio ser pago a qualquer momento ao empregado.

Quem recebe auxílio doença Acidentario pode trabalhar?

O profissional que recebe auxílio-acidente pode continuar trabalhando, inclusive com registro em carteira, e na mesma atividade em que ocorreu o acidente, provocou a sequela e gerou o benefício.

O que significa informamos que após a revisão o benefício foi convertido em auxílio por incapacidade temporária?

O auxílio por incapacidade temporária é um benefício concedido pela previdência social ao segurado que se encontra incapacitado para exercer seu trabalho. Nessa condição, ele pode solicitar o afastamento pelo INSS e receber um auxílio, cujo valor varia de pessoa para pessoa.

Qual a diferença entre B91 e B94?

auxílio-doença por acidente do trabalho (B91) durante o período de incapacidade temporária; . Auxílio-acidente por acidente do trabalho (B94) se houver sequela parcial e permanente; .

O que quer dizer uma pessoa com incapacidade laborativa?

É a impossibilidade de desempenhar as atribuições definidas para os cargos, funções ou empregos, provocada por alterações patológicas decorrentes de doenças ou acidentes.

Quem paga o auxílio-doença acidentário?

Como mencionamos anteriormente, o auxílio-doença é pago aos trabalhadores que adoeceram por mais de 15 dias consecutivos. É importante lembrar que os 15 primeiros dias devem ser pagos pela empresa. A partir do 16° dia, o pagamento é realizado pela Previdência Social.

Como converter Auxílio-doença em acidentário?

Basta que o empregado apresente um atestado médico (no qual constará o CID) ao INSS, que analisará se a atividade do empregado está relacionada com a doença para conceder o benefício. Haverá, assim, uma inversão do ônus da prova nos acidentes ou doenças profissionais de trabalho.

Qual a espécie do Auxílio-acidente?

O auxílio-acidente, espécie 94, é devido ao segurado acidentado que, após consolidação das lesões decorrentes do acidente do trabalho, apresenta sequela que implique na redução de sua capacidade laborativa.

Como funciona o B94?

Auxílio-acidente é um benefício indenizatório concedido pela Previdência Social, que pode ser requerido quando, após sofrer um acidente no trabalho (código B94) ou de qualquer natureza (B36), um indivíduo segurado pelo INSS apresentar sequela que reduza a sua capacidade para o trabalho.

Qual a diferença entre CAT e auxílio-doença?

Nesse caso, é possível receber o auxílio-doença do INSS quando você está incapacitado para o trabalho por ter sido acometido por doença ou sofrer acidente. Em relação ao auxílio-acidente, trata-se de uma indenização que você deve receber quando essa doença ou acidente deixa sequelas permanentes.

O que significa constatação de incapacidade laborativa do INSS?

Esse termo trata da incapacidade do trabalhador para exercer as suas funções habituais, sendo causada por doença ou acidente. Ou seja, trata-se da falta de capacidade para exercer o trabalho.

O que que é constatação de incapacidade laborativa?

Não constatação de incapacidade laborativa

O indeferimento do benefício em razão da não constatação de incapacidade laborava acontece quando o INSS não reconhece o direito ao benefício pelo fato da perícia médica ter concluído que o segurado está apto para o desempenho do seu trabalho ou atividade habitual.

O que é necessário para que se comprove a incapacidade laborativa?

Para recebê-lo é preciso fazer a solicitação e passar por perícia do INSS para atestar a redução da capacidade para o trabalho. Caso seja concedido, o auxílio terá valor equivalente a 50% do auxílio-doença e será pago enquanto o problema persistir ou até a aposentadoria do trabalhador.

O que significa benefício 94?

Os códigos de concessão do benefício são estes: espécie 94: para auxílio-acidente por acidente do trabalho; espécie 36: para auxílio-acidente previdenciário (acidente de qualquer natureza).

Quem tem direito ao B91?

O auxílio-doença acidentário (espécie B91) é o benefício concedido ao empregado que sofreu acidente de trabalho. Mas esse conceito de acidente de trabalho é bem extenso. Vejamos o que diz a lei 8.213/91 sobre o conceito de acidente de trabalho: Art.

O que significa auxílio-acidente vitalício?

O Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário indenizatório do INSS devido aos segurados que sofrem qualquer categoria de acidente que resultam em sequelas que diminuam a sua capacidade para o trabalho. Observando que essas sequelas devem ser permanentes, há um prejuízo na vida profissional do trabalhador.

O que é revisão de benefício por incapacidade?

O INSS iniciou, em agosto, a revisão dos benefícios por incapacidade temporária mantidos sem perícia por período superior a seis meses e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional através do Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade (PRBI).

Artigo anterior
Como proteger uma planilha compartilhada?
Artigo seguinte
Quem tem artrite reumatoide pode beber cerveja?