O que é epidemiologia descritiva e analítica?

Perguntado por: Matilde Mafalda de Carvalho  |  Última atualização: 27. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Na investigação epidemiológica descritiva, a preocupação está em anotar e observar os diversos fatores do local em relação à doença. Já na investigação epidemiológica analítica, a relação de causa e efeito será testada.

O que é a epidemiologia descritiva?

A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.

O que estuda a epidemiologia analítica?

A epidemiologia analítica, por sua vez, proporciona o enfoque básico para gerar hipóteses, inferências e previsões sobre o modo de transmissão e as prováveis exposições associadas a um maior risco de adquirir a doença ou evento de saúde em questão.

O que é um estudo descritivo e analítico?

Estudos descritivos estimam a ocorrência de um evento em um grupo populacional e levantam hipóteses sobre a ocorrência do mesmo. Os estudos analíticos têm como função primordial testar hipóteses. Muitas vezes estes estudos são realizados em seqüência.

Quais os dois tipos de epidemiologia?

De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.

Epidemiologia Descritiva: Quem, Onde e Quando

15 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Como é dividida a epidemiologia?

Usos da epidemiologia:

Epidemiologia genética. Epidemiologia veterinária. Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias. Epidemiologia das doenças não transmissíveis.

O que é descritivo Analitico?

os descritivos-analíticos – em que se procura comparar ou cruzar variáveis ligadas aos processos internos e aos produtos; 3.

O que é estudo de descritivo?

O que é pesquisa descritiva? A pesquisa descritiva é um método onde são recolhidas informações mais específicas e detalhadas. Como o próprio nome diz, esse tipo descreve uma realidade. Ao mesmo tempo que essa metodologia expõe os dados de algo, não se aprofunda no porquê dessas características.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

O que é epidemiologia exemplos?

Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...

Qual o estudo mais comum na epidemiologia?

A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde (como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde) não se distribuem ao acaso entre as pessoas.

Para que serve a epidemiologia?

No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.

Qual é o objetivo da epidemiologia descritiva?

Epidemiologia: Objetivo: A epidemiologia descritiva constitui a primeira etapa da aplicação do método epidemiológico com o objetivo de compreender o comportamento de um agravo à saúde numa população.

Quais são as três características principais observadas na epidemiologia descritiva?

Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva. MUTÁVEL OU ESTÁVEL?

Quais são os 4 tipos de indicadores de saúde?

  • 2.1. Validade.
  • 2.2. Confiabilidade (ou reprodutibilidade ou fidedignidade)
  • 2.3. Representatividade ou cobertura.
  • 2.4. Aspectos éticos.

Qual o objetivo do estudo descritivo?

A pesquisa descritiva tem como objetivo identificar as características de algo, sem aprofundar nos motivos. Entenda como e quando usar! Sabe quando você tem, de forma bem clara e objetiva, um mapeamento completo da sua persona, com dados como idade, sexo, localização, classe social, entre outros?

Qual é o conceito de descritivo?

É a descrição detalhada de determinado local, pessoa, animal ou acontecimento. Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal.

O que é pesquisa descritiva exemplo?

O que é pesquisa descritiva? O conceito de pesquisa descritiva pode ser definido como aquela que descreve uma realidade, como o próprio nome diz. Por exemplo, as pesquisas de opinião, as pesquisas eleitorais, as pesquisas de mercado, governamentais são tipos de pesquisas que se encaixam nesta categoria.

Quais são os métodos de investigação em epidemiologia?

Grande parte das investigações epidemiológicas se enquadra nesta classificação: série temporais, estudos de correlação ecológica, levantamentos epidemiológicos, estudos seccionais ou transversais, estudos caso-controle e estudos de coorte7.

O que é um tratamento analítico?

O tratamento analítico faz seu impacto mais retrospectivamente, em direção às raízes, onde estão os conflitos que originaram os sintomas, e utiliza a sugestão a fim de modificar o resultado desses conflitos.

Como se faz um relatório analítico?

O relatório analítico deve conter informações relevantes, tais como o número de exames clínicos e complementares realizados, os tipos de exames realizados, a estatística de resultados anormais dos exames, a incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, entre outras.

Quais são os três pilares da epidemiologia?

Os pilares da epidemiologia são:
  • Ciências da Saúde: atuar frente a questões operacionais de tratamento, controle e prevenção de doenças de risco e/ou em geral;
  • Ciências Sociais: buscando entender e compreender questões sociais, impactos na população e efeitos da doença no cotidiano;

Quais são os 7 indicadores de saúde?

Além desses indicadores que mostramos, ainda temos:
  • índice de envelhecimento;
  • taxa de fecundidade;
  • mortalidade por idade;
  • esperança de vida aos 60 anos;
  • mortalidade por infecção;
  • mortalidade por causas desconhecidas;
  • mortalidade por tipo de doença;
  • mortalidade por doenças transmissíveis.

Quais são os principais indicadores epidemiológicos?

Indicadores epidemiológicos adotados
  • Mortalidade. ...
  • Morbidade.

Artigo anterior
Quanto que um recruta ganha?
Artigo seguinte
Quais os 5 estados mais pobres do Brasil?