Sou obrigado a prestar um serviço?

Perguntado por: Melissa Vanessa Castro  |  Última atualização: 17. März 2022
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Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.

Pode recusar serviço?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.

Pode se recusar a atender um cliente?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.

Sou obrigado atender um cliente?

Gostaria de saber se sou obrigado a atender um cliente dentro do estabelecimento comercial mesmo que essa pessoa incomode os demais clientes e funcionários. A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação.

O que fazer quando um serviço não é prestado?

No caso do serviço não prestado, é importante reconhecer o dano sofrido e a obrigação de a empresa em ressarcir os prejuízos. Além da reparação do dano material, que pode ocorrer através de indenização ou abatimento/compensação proporcional, o consumidor também pode exigir a reparação do dano moral.

ADVERTÊNCIA NO TRABALHO - SOU OBRIGADO A ASSINAR?

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Quando um prestador de serviço não cumpre o prometido?

“O consumidor pode procurar o Procon, desde que comprove que já tentou negociar uma solução diretamente com o prestador, mas não obteve sucesso. De posse dos dados que identificam o fornecedor, o Procon vai fazer a convocação das partes. Caso não haja um acordo, a orientação é que o consumidor procure a Justiça.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Como não atender uma cliente?

Nunca deixe de ser transparente: ofereça sempre informações corretas. Se você não pode ajudar na solução do problema, não seja parte dele. Quando um cliente tem um problema, ajude-o ativamente a resolver e caso não seja possível, garanta que você mesmo vai levar o problema para o lugar certo.

Quando recusar um cliente?

Em alguns casos o melhor é recusar um cliente, pois se você focar só na ideia de quantidade corre o risco de desperdiçar tempo e energia com consumidores que, no fim das contas, não se pagam. O formato de vendas antigo (quanto mais, melhor) já não funciona muito para os tempos atuais.

Como negar um serviço?

Quando recusar um serviço?
  1. Não ter as habilidades adequadas. ...
  2. Não tem tempo para entregá-lo. ...
  3. Valor abaixo do praticado. ...
  4. Questões éticas. ...
  5. Pedidos irracionais. ...
  6. Não enrole o cliente. ...
  7. Trate com a devida importância. ...
  8. Seja sincero.

O que fazer quando o cliente te humilha?

10 dicas de como tratar cliente mal educado
  1. 1 – Pratique a escuta ativa. ...
  2. 2 – Faça perguntas para ter uma noção mais clara da situação. ...
  3. 3 – Demonstre empatia pelo cliente. ...
  4. 4 – Disponha-se a solucionar os problemas com agilidade e eficiência. ...
  5. 5 – Seja honesto e sincero com o cliente.

O que é direito de recusa ao trabalho?

O direito de recusa ao trabalho perigoso ou de alto grau de risco é um tema bastante controverso dentro da saúde e segurança do trabalho. O direito de recusa é um instrumento que assegura ao trabalhador interromper sua atividade quando ele considerar que a mesma possa trazer algum prejuízo à sua saúde.

O que a empresa não pode exigir do funcionário?

Impor horários injustificados. Transferir o trabalhador de setor para isolá-lo ou colocá-lo de castigo. Forçar a demissão do empregado. Tirar seus instrumentos de trabalho, como telefone, computador ou mesa, para gerar constrangimento.

Quando o colaborador se recusa a trabalhar?

Em suma, se um empregado lhe pediu para mandá-lo embora, e após sua recusa, ele passou a ter comportamentos ruins para a empresa, não espere a última "gota d'água" para puni-lo. Aplique advertências e suspensões, e, persistindo o comportamento, proceda com o desligamento por justa causa.

Como rejeitar uma venda?

Conheça seus limites e metas, e saiba até onde pode ir. Quando situações eventualmente ultrapassarem o aceitável, não hesite em recusar a venda, não estique desnecessariamente uma situação desgastante. Não é possível agradar a todos, e a recusa pode ser a melhor solução nestas situações.

Como recusar uma venda educadamente?

Como recusar educadamente
  1. Desculpe-se primeiro. Isso pode parecer um conselho estranho, especialmente se você objetivamente não fez nada de errado. ...
  2. Não faça rodeios. ...
  3. Use a palavra real. ...
  4. Diga NÃO duas vezes, se precisar. ...
  5. Encaminhe-os para outra pessoa. ...
  6. Espelhe o pedido deles. ...
  7. Ofereça uma alternativa. ...
  8. De um retorno para eles.

Como impedir alguém de entrar no meu comércio?

Como agir: Não se pode negar a entrada de uma pessoa em um comércio. A Constituição da República garante o direito de ir e vir de todos os brasileiros e brasileiras, assim como o direito à honra e à imagem (artigo 5º).

Como dizer não ao cliente exemplos?

Como dizer não para o cliente?
  • 1 – Seja claro e direto. Diga não de forma clara e direta, mas sem ser grosseiro ou rude. ...
  • 2 – Tenha prudência. Dizer “não” com prudência é explicar o motivo de sua resposta negativa. ...
  • 3 – Negue de maneira motivada. ...
  • 4 – Negocie. ...
  • 5 -Repita.

Como dispensar um cliente de forma educada?

8 maneiras de como dizer não ao cliente e mantê-lo feliz
  1. 1- Ofereça alternativas. ...
  2. 2- Diga que aquela é uma ótima ideia. ...
  3. 3- Peça mais informações. ...
  4. 4- Explique as consequências de dizer sim. ...
  5. 5- Negocie com o cliente. ...
  6. 6- Seja honesto e transparente. ...
  7. 7- Agradeça pelo pedido do cliente.

O que não se deve falar para um cliente?

10 frases proibidas de dizer ao cliente
  • Não no início de qualquer frase: ...
  • Não sei: ...
  • Você tem que fazer: ...
  • Você está enganado: ...
  • Você não entendeu o que eu disse: ...
  • Não posso fazer nada: ...
  • Eu não tenho: ...
  • Espere um momento:

O que diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

Artigo 39 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

X - (Vetado). Parágrafo único. Os serviços prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor, na hipótese prevista no inciso III, equiparam-se às amostras grátis, inexistindo obrigação de pagamento.

O que diz o artigo 49 do Código do consumidor?

1- Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . ... EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

Quanto tempo tenho para processar um prestador de serviço?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a empresa deve solucionar o problema em 30 dias (serviços não duráveis) ou 90 dias (serviços duráveis) após a apresentação de reclamação.

Como o consumidor pode garantir seus direitos em uma prestação de serviço?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido. ... II – 90 (noventa) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e produto duráveis.”

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