O que é metonímia exemplos?

Perguntado por: Hélder Macedo  |  Última atualização: 15. Dezember 2021
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

O que é Metonímia:
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

O que é metonímia e 3 exemplos?

Uma das metonímias mais comuns é quando usamos a parte de uma coisa para fazer referência a ela de forma completa. ... Por exemplo: Depois de me formar, quero ter meu próprio teto. Neste caso, o termo teto", que é uma parte de uma casa, é utilizada no lugar da palavra "casa".

Quando usar a metonímia?

Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.

O que é metonímia dicionário?

Figura de retórica que consiste no emprego de uma palavra por outra com a qual se liga por uma relação lógica ou de proximidade.

O que é a metáfora é a metonímia?

O que é Metáfora e Metonímia:

A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.

?Figura de linguagem: metonímia [Prof. Alda]

23 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre metáfora é metonímia?

A metáfora também é uma figura de palavra, mas, ao contrário da metonímia, indica uma comparação implícita no enunciado.

Qual a diferença entre metáfora é metonímia?

A metáfora que conta com a explicitação dos dois termos, por vezes, pode levar você à confusão entre ela e a símile ou comparação. ... Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

Como identificar uma metonímia?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. Metonímia é uma figura de linguagem que surge da necessidade do falante ou escritor dar mais ênfase à comunicação.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é Catacrese é um exemplo?

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de sentido. Observe mais alguns exemplos dessa figura de palavras: O bico do bule estava sujo.

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

Quais são os tipos de metonímia?

Tipos de metonímia
  1. O efeito pela causa (ou a causa pelo efeito) ...
  2. A parte pelo todo (ou o todo pela parte) ...
  3. O autor pela obra. ...
  4. O concreto pelo abstrato (ou o abstrato pelo concreto) ...
  5. A marca pelo produto. ...
  6. O singular pelo plural.
  7. O continente pelo conteúdo. ...
  8. A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe)

Qual o efeito causado pelo uso da metonímia?

Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. ... Ela ocorre também na linguagem visual, especialmente com placas e sinalizações. A palavra “metonímia” tem origem no grego e significa “além do nome”, ou seja, um nome cujo significado vai além.

O que é Sinestesia e exemplos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)

O que é comparação e 3 exemplos?

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: ... (Comparação entre o amor por Pedro e por Micaela.)

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

Como explicar a ambiguidade?

Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. A função da ambiguidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. Também chamada de anfibologia, a ambiguidade é uma figura de linguagem e pode ser usada como recurso estilístico.

O que que é ambiguidade?

Afinal, o que é ambiguidade? A ambiguidade pode ser conhecida também como anfibologia e se caracteriza por expressões, sentenças e trechos que possuem mais de um entendimento possível. Esses múltiplos significados podem causar dificuldades de comunicação e interpretações errôneas de enunciados.

Como identificar uma frase com ambiguidade?

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

O que é uma metáfora e exemplos?

Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia

substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).

O que é uma frase metáfora?

Uma metáfora é uma figura de linguagem que descreve um objeto ou uma qualidade de uma maneira não literal, e ajuda a explicar uma ideia geral sobre algo ou alguém.

Qual a diferença entre metonímia e hipérbole?

- Hipérbole: é quando as expressões usadas indicam exagero. Ex: “Eu já te falei isso um milhão de vezes”. - Metonímia: considerada uma comparação mais objetiva. Emprega um termo por outro devido a semelhança ou a possibilidade de associação entre eles; uma expressão por outra que a recorda.

Qual a diferença entre sinédoque é metonímia?

Alguns defendem a Sinédoque como uma relação quantitativa entre o significado usual da palavra e seu conteúdo criado na mente, ocasionando na redução ou ampliação. Já na metonímia, dizem que acontece uma relação qualitativa entre os termos, havendo assim, contiguidade entre eles.

O que é um recurso Metonimico?

Esse recurso estilístico é uma figura de palavra conhecida como metonímia. Assim, definimos que: A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, devendo haver uma relação de sentido entre ambas.

Artigo anterior
Quanto tempo dura um ar condicionado?
Artigo seguinte
O que é halloween wikipedia?