O que é considerado uma união estável?

Perguntado por: Cristiano Araújo de Oliveira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

O que é união estável? Basicamente podemos dizer que há união estável quando duas pessoas se unem, de forma duradoura, contínua, e com convivência pública, com o objetivo de constituir família.

Quanto tempo é considerado uma união estável?

Embora não seja fixado um TEMPO MÍNIMO para a sua configuração (dois anos, por exemplo, como prevê a Lei portuguesa), ALGUM TEMPO de convivência é fundamental, para que a união estável se estabeleça. Nada que tem de ser duradouro pode ser BREVE ou TRANSITÓRIO”.

O que configura uma união estável?

O Código Civil, em seu artigo 1.723, traz o conceito de união estável e descreve os elementos necessários para sua caracterização, quais sejam: “convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

O que é necessário para comprovar união estável?

Nestes casos, existem alguns documentos que colaboram para provar união estável:
  1. Conta conjunta ou cartão de crédito adicional;
  2. Certidão de nascimento, se houver filhos em comum;
  3. Apólice de seguro;
  4. Prova de mesmo domicílio;
  5. Prova de encargos domésticos;
  6. Certidão de casamento religioso;

O que caracteriza uma união estável perante a lei?

Com o objetivo de constituir família. Saiba que a lei não estabelece um determinado tempo para considerar uma união estável. Na verdade, dependerá de cada caso. Mesmo que o casal não more na mesma casa, mas a relação for duradoura, contínua, pública e com o objetivo de constituir família, será união estável!

Qual a diferença entre casamento e união estável?

26 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 1.723 do Código Civil?

Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Como comprovar união estável para receber pensão por morte?

Segundo especialistas, para conseguir a pensão por morte, é necessário estar em uma união estável pelo menos dois anos antes da data do falecimento. A escritura pública é uma forma de comprovação, mas o segurado tem que apresentar dois ou mais comprovantes para convencer o INSS de que vivia junto com o parceiro.

Quem está em união estável é casado?

Ao contrário do que a maioria imagina, o casamento e a união estável têm o mesmo status. Ambos são entidades familiares, com o mesmo grau de importância, afirma o advogado Mario Delgado, diretor de Assuntos Legislativos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Quanto tempo de namoro para ter direito aos bens?

A união estável por muito tempo teve como requisito para seu reconhecimento o tempo mínimo de cinco anos de convivência do casal, conforme a antiga Lei 8.971/94, mas isso foi alterado pela Lei 9.278/96 que afastou prazo mínimo para a caracterização de uma relação em união estável.

Quanto tempo morando junto tem direito aos bens 2021?

Porém agora este prazo não existe, este ato é subjetivo e vai depender da forma que você apresenta a pessoa à sociedade e da vontade de se constituir família. Mas para fins previdenciários, a lei exige o prazo de dois anos para se obter os benefícios.

Quem vive em união estável tem direito a pensão?

Quem estava em um relacionamento sério com um segurado que morreu pode ter direito à pensão por morte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para isso, é preciso apresentar ao instituto provas da união estável de ao menos dois anos antes da data do falecimento.

Quem namora tem direito a bens?

Tem sim. Através de um contrato de namoro que pode constar qual o regime que o casal achar melhor (separação total de bens ou comunhão universal de bens).

Quem só namora tem direito aos bens?

Assim, se o seu relacionamento é somente um namoro, mesmo que morem juntos, não há com o que se preocupar, pois seu namorado não terá direitos sobre seus bens, tendo em vista que esse vínculo não gera consequências de ordem jurídica.

Quais os direitos de um namorado?

Em qualquer relação, temos o direito de:
  • Ser respeitado, independentemente de se ser rapaz ou rapariga, da idade, nacionalidade e origens culturais;
  • Dar a nossa opinião;
  • Estabelecer limites;
  • Dizer “Não”;
  • Decidir e escolher livremente, sem pressões;
  • Ter outros amigos;
  • Passar tempo com as pessoas de quem gostamos;

Quem tem uma união estável pode casar no civil?

Contrato de união estável impede casamento? Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.

Qual diferença entre união estável e casamento civil?

Enquanto o estado civil muda quando há casamento, quando há União Estável, não há nenhuma mudança. O casamento é mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização.

O que é melhor casamento ou união estável?

O casamento é super formal!

Apenas quem é casado sob o regime da separação total de bens é que foge dessa regra. Além disso, o regime de bens pode alterado após o casamento somente por uma ação judicial, com autorização do juiz, diferente da união estável, onde basta a vontade das partes.

Como comprovar a qualidade de dependente?

Documentos que comprovam dependência econômica dos pais
  1. extrato bancário.
  2. comprovante de pagamento de despesas médicas ou essenciais, como supermercado.
  3. energia.
  4. água.
  5. declaração de imposto de renda.

Como fazer união estável post mortem?

Há duas formas de fazer o reconhecimento de união estável post mortem: pela via extrajudicial e pela via judicial. Primeiramente explicaremos como fazer o reconhecimento de união estável em vida pela via extrajudicial. Via extrajudicial: O casal deverá comparecer a um cartório e informar a existência da união estável.

O que mudou na união estável 2019?

O Projeto de Lei 309/21 altera o Código Civil para estabelecer que a existência de casamento ou de união estável de um dos conviventes impede a caracterização e o reconhecimento de novo vínculo de união estável no mesmo período, salvo se a parte casada já estiver separada de fato ou judicialmente.

Qual artigo fala da dissolução da união estável?

O artigo 7º da Lei nº 9.278/96 previa a hipótese de rescisão da união estável, por iniciativa de um ou de ambos os conviventes.

O que mudou na união estável 2020?

Com a formalização da união estável, o casal terá os mesmos direitos de quem se casa no civil, com o regime de comunhão parcial de bens (ou seja, fidelidade recíproca; vida em comum; mútua assistência; sustento, guarda e educação dos filhos; e respeito e consideração mútuos).

Quais são os direitos de uma união estável?

Na hipótese de o regime ser o da comunhão parcial de bens – regime legal aplicado às uniões estáveis – a companheira terá direito a metade de todo o patrimônio comum – 50% – e concorrerá com os demais herdeiros com relação aos bens particulares do falecido.

Quanto tempo de casado tem direito a pensão?

O falecimento aconteça após o segurado ter completado 18 contribuições e a união estável ou casamento tenha durado pelo menos 2 anos; A morte tenha acontecido em decorrência de um acidente, independentemente das 18 contribuições ou dois anos de união estável ou casamento.

Como é a divisão de bens na união estável?

Os bens adquiridos pelo casal onerosamente na constância da união estável (convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família), devem ser partilhados na proporção de 50% para cada companheiro se dissolvida a união.

Artigo anterior
Qual o tamanho de um porta avião?
Artigo seguinte
Quantas visualizações para ganhar dinheiro no TikTok 2022?