O que é Cartula no direito?

Perguntado por: Gabriel Costa  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (33 avaliações)

Significado de Princípio da Cartularidade como Característica dos Títulos de Créditos. ... Sem a posse da cártula pelo credor, mesmo que a pessoa seja efetivamente credora, não há o exercício do direito ao recebimento do crédito.

O que é Cartula direito?

A palavra cartularidade advém do latim chartula (papel pequeno, pedaço de papel), que nos traz uma ideia de papel, no sentido de que , como preceitua o artigo 887 da lei civil, anteriormente mencionado, a apresentação do documento seria essencial para o exercício do direito.

Qual é o conceito de cártula?

Significado de Cártula

substantivo feminino Parte de um monumento, quadro etc., que simula uma folha de papel, para inscrição de um dístico; cartela.

O que é cártula direito empresarial?

A palavra cartularidade deriva de “cártula”, que significa “pequeno papel” em latim. Assim, tal característica significa que o crédito deve estar materializado – documentado – em um papel, que é o título.

O que é autonomia de um título de crédito?

Princípio da Autonomia / Independência - a autonomia do título significa que cada pessoa que se comprometer no título assume uma obrigação, independente das obrigações pelos outros assumidas, não existindo vinculação das obrigações. A autonomia é a desvinculação da causa do título em relação a todos os coobrigados.

O que é o Princípio da Cartularidade dos Títulos de Crédito?

32 questões relacionadas encontradas

O que é o princípio da autonomia?

Autonomia significa autogoverno, autodeterminação da pessoa em tomar decisões relacionadas a sua vida, sua saúde, sua integridade físico-psiquíca e suas relações sociais. Pressupõe existência de opções, liberdade de escolha e requer que o indivíduo seja capaz de agir de acordo com as deliberações feitas.

Por que o título de crédito e documento autónomo?

Os títulos de crédito são considerados autônomos porque podemos constituir vários direitos subjetivos em um só título de crédito, pois a eficácia será considerada de maneira isolada. A validade do título de crédito não é interligada e cada título de crédito é autônomo em relação ao outro.

O que é aceite de um título de crédito?

É o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pelo título de crédito. O aceite resulta da simples assinatura do sacado lançada no anverso do título, podendo também ser feita no verso do título mediante identificação do ato praticado pela expressão "aceito" ou equivalente. ...

Qual a natureza jurídica do título de crédito?

A natureza jurídica do título de crédito é expressar um direito em valor corrente em moeda, em dinheiro, em crédito e, por conta disso, os títulos de crédito são líquidos, certos e exigíveis, isso é, sempre possuem um valor em dinheiro, o credor possui a certeza de que haverá o pagamento e além disso, poderá exigir o ...

O que são cobranças e títulos de crédito eletrônico?

O título de crédito eletrônico ou virtual dispensa o uso de papéis e assinaturas a próprio punho, podendo ser emitido através de caracteres criados em computador ou meio técnico equivalente, necessitando de um certificado ou assinatura digital (geralmente uma senha).

Quais os princípios dos títulos de crédito?

São três os princípios norteadores dos títulos de crédito, denominados cartularidade, literalidade e autonomia.

Quais as principais características dos títulos de crédito?

Formalismo : é uma característica inerente aos títulos de crédito, uma vez que constitui condição para sua existência, validade e eficácia. ... Circulabilidade : essa é outra característica dos títulos de crédito, que facilita sua circulação, nas relações empresariais.

O que significa a literalidade?

3.2 A literalidade Literalidade significa que o título vale exatamente o que nele está declarado. A obrigação literal é a medida do direito contido no título e independe da relação fundamental, ...

Quais são os princípios que regem o direito cambiário?

São três os princípios norteadores denominados cartularidade, literalidade e autonomia. Esta flexibilização da cartularidade permite a execução do título sem que o credor seja o responsável por sua apresentação.

Quais são as funções dos títulos de crédito?

“A principal função do título de crédito consiste na sua circulabilidade, permitindo a realização do seu valor mesmo antes de seu vencimento através da operação de desconto, e, por isso, o título de crédito nasce para circular e não para ficar imóvel entre as partes primitivas.

Quais são as modalidades de vencimento da letra de câmbio?

A Lei Uniforme estabelece quatro modalidades de vencimento da letra de câmbio: à vista; -a certo termo de vista; -a certo termo da data; -a dia certo. apresentação para efetuar seu pagamento.

Como se classificam os títulos de créditos quanto a natureza?

O negócio só é possível mediante títulos pré-determinados. Nos títulos de crédito abstrato não existe um vinculo a um negocio jurídico determinado. O titulo abstrato serve para uma gama indeterminada de hipóteses, como por exemplo, o cheque, que pode ser utilizado para qualquer relação negocial.

Qual o significado jurídico de crédito?

Em termos jurídicos, crédito é a obrigação no aspecto ativo, ou seja, o direito do sujeito ativo numa relação obrigacional que lhe assegura a possibilidade de exigir a prestação do devedor. ... O credor é aquele em proveito de quem a prestação deve ser executada.

Como se classificam os títulos de crédito?

Classificação dos Títulos de Crédito
  1. Vinculados: devem atender a um padrão específico, definido por lei, para a criação do título. Ex:. cheque.
  2. Livres: são os títulos que não exigem um padrão obrigatório de emissão, basta que conste os requisitos mínimos exigidos por lei. Ex:. letra de câmbio e nota promissória.

Quanto ao aceite nos títulos de crédito?

O aceite é necessário nos títulos de crédito em que o sacador não é o devedor principal, mas outra pessoa, isto é, quando a pessoa que emitiu um Título de Crédito não é a que deve pagá-lo. O aceite é necessário para que esta se consubstancie como devedora, o que ocorre na Letra de Câmbio e na Duplicata.

Quais os tipos de aceite?

O aceite, espécies e modalidades
  • O aceitante se torna o principal responsável pelo pagamento.
  • Aceite Facultativo – a apresentação do título para aceite é uma mera opção do credor. ...
  • Aceite puro e simples – o aceitante formula uma concordância total com a ordem de pagamento formulada pelo sacador.

O que é data do aceite?

Aceite, em Direito, é o ato cambial pelo qual uma pessoa ou mais pessoas entram em comum acordo de aceitação, em que ambos tem o dever e/ou o poder de aceitar ou não tal acordo. ... O momento do aceite será qualquer data anterior à do vencimento do título.

Porque os títulos de crédito são documentos de apresentação?

Conceito Título de Crédito

Daí ser ele um título de apresentação, porque no momento em que desejar exercer os direitos mencionados no título, deve o atual possuidor (chamado de portador ou detentor) apresentar o documento ao devedor ou a pessoa indicada para pagar. Por isso é indispensável.

Qual a importância dos títulos de crédito na sociedade atual?

Os títulos de crédito são documentos que expressam a existência de uma dívida a ser paga e um valor a ser recebido. ... Sendo assim, esse tipo de documento continua sendo o grande responsável por fazer o capital circular no mercado de forma rápida e segura.

O que é título de crédito exemplos?

Título de crédito é um tipo de documento que representa a responsabilidade da dívida nele escrito. Alguns exemplos de títulos de crédito são as letras de câmbio e as notas promissórias. ... Inclusive, o título pode ser usado como uma forma de pagamento, mudando assim o destinatário do pagamento da dívida.

Artigo anterior
Qual é a função da vitamina D no organismo?
Artigo seguinte
Qual foi a primeira conta criada no Instagram?