Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos de um alimento?

Perguntado por: José Matias Reis  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

O que são fatores intrínsecos e extrínsecos em alimentos?

Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos?

Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.

Quais os fatores intrínsecos?

Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem:
  • atividade de água (aw);
  • valor de pH e acidez total; tipo de ácido;
  • potencial redox ou valor redox (Eh);
  • oxigênio disponível;
  • nutrientes;
  • microbiota natural e contagens de microrganismos sobreviventes;

Quais são os fatores extrínsecos dos alimentos?

○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Há uma correlação estreita entre a Aa de um alimento e a UR. A umidade relativa interfe diretamente na atividade de água do alimento.

Microbiologia de Alimentos: Fatores Intrínsecos e Extrínsecos

38 questões relacionadas encontradas

São fatores extrínsecos?

➢C) Fatores extrínsecos:

Derivados das condições físicas do ambiente em que se armazena o alimento: temperatura ambiental, umidade, atmosfera de O2 e CO2.

Quais são os fatores extrínsecos que afetam o crescimento?

Fatores Extrínsecos: dizem respeito à alimentação, saúde, higiene, habitação e demais cuidados gerais com a criança.

O que é fator intrínseco e qual sua função?

O fator intrínseco (FI) é uma glicoproteína de 50kDa, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo. O FI é produzido por células parietais da mucosa do estômago e após sua secreção no estômago, o FI se liga à vitamina B12 que foi ingerida com alimentos.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam o crescimento bacteriano?

Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.

Quais os tipos de contaminação cruzada?

Contaminação cruzada direta: ocorre quando um alimento in-natura ou seus fluidos entram em contato com um alimento já pronto para consumo; Contaminação cruzada indireta: ocorre quando manipuladores, superfícies, equipamentos transferem microrganismos contaminantes para alimentos pré-preparados ou prontos para consumo.

O que é fatores intrínsecos e extrínsecos na aprendizagem?

Em grande parte, as pretensas dificuldades de aprendizagem de alunos que não alcançam êxito, especialmente no processo e aquisição do código escrito, se devem, fundamentalmente, não apenas a fatores intrínsecos (condições cognitivas, mentais ou biológicas), mas a um conjunto de fatores extrínsecos (condições ...

O que são fatores intrínsecos e extrínsecos na educação?

Entre eles, os fatores intrínsecos, onde o aluno recebe uma motivação interna dele, por exemplo, seu bem estar, sua satisfação em fazer as atividades propostas, e existem também os fatores extrínsecos, que implica em uma motivação vinda do meio externo, que são por exemplos um incentivo dos pais, de amigos, do ...

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o crescimento e desenvolvimento vegetal?

Os fatores envolvidos no processo de germinação são os intrínsecos (inerentes à semente) e os extrínsecos (ambientais). Entre os fatores extrínsecos incluem-se a umidade e temperatura [6]. ... A umidade é fator imprescindível, pois é através da absorção de água (embebição) que se inicia o processo de germinação.

Qual é o fundamento de conhecermos os fatores intrínsecos e extrínsecos que agem sobre determinado alimento?

Conhecer os parâmetros intrínsecos e extrínsecos que agem sobre determinado alimento permite prever sua vida de prateleira, bem como conhecer a capacidade de crescimento e/ou produção de toxinas por patógenos eventualmente presentes.

Quais os fatores que causam alterações nos alimentos?

CAUSAS DE ALTERAÇÕES EM ALIMENTOS Atividade de Microorganismos; Ação de Enzimas; Reações Químicas; Insetos e roedores (MACROBINAS); Ação Física (frio, calor, desidratação);

Quais os principais fatores que afetam o crescimento microbiano?

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.

Quais os fatores interferem no crescimento microbiano?

O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.

Quais são os fatores que interferem no crescimento?

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

O que estimula o fator intrínseco?

Após a ingestão da vitamina, ela vai se ligar ao fator intrínseco, liberado pelas células parietais do fundo gástrico e cárdia. O complexo vitamina B12 + fator intrínseco se liga ao receptor no íleo distal, sendo a vitamina absorvida e o fator intrínseco destruído.

O que causa a falta de fator intrínseco?

O fator intrínseco pode estar ausente devido à presença de anticorpos anômalos, produzidos por um sistema imunológico hiperfuncional, que ataca e destrói as células do estômago produtoras do fator intrínseco, uma reação autoimune chamada gastrite atrófica metaplásica autoimune.

O que é o fator intrínseco e qual sua importância para a produção das hemácias?

O fator intrínseco é uma proteína produzida pelas células do estômago. Depois que você consome vitamina B12, ela viaja para o seu estômago, onde se liga com o IF. Os dois são, então, absorvidos na última parte do intestino delgado.

O que são fatores extrínsecos e intrínsecos que podem afetar o crescimento e desenvolvimento da criança?

Fatores extrinsecos e intrínsecos podem influenciar no desenvolvimento infantil, tais como: condições nutricionais, ambientais, a estimulação familiar, o padrão cultural, o nível educacional e socioeconômico da família.

Quais são os fatores Extrinsecos e Intrinsecos relacionados ao desenvolvimento infantil?

Tanto fatores intrínsecos (idade gestacional, peso ao nascer) quanto extrínsecos (qualidade do cuidado, renda familiar e escolaridade materna e paterna) tem influência sobre o desenvolvimento motor, cognitivo, de linguagem, sensorial e sobre as características da marcha.

Quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos do crescimento da criança como a equipe de enfermagem pode atuar frente a estes fatores?

O crescimento infantil é influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e por fatores extrínsecos (alimentação, saúde, higiene e cuidados gerais com a criança), ou seja, estando relacionado às condições em que a criança está submetida.

O que significa a palavra extrínseca?

1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.

Artigo anterior
Qual a forma de absorção do cálcio pelas plantas?
Artigo seguinte
Quem pratica ato obsceno?