O que é barroco?
Perguntado por: Filipa Rodrigues | Última atualização: 15. Januar 2025Pontuação: 4.9/5 (11 avaliações)
Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
Qual é a definição de barroco?
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo. Sagrado versus profano.
Quais as 4 principais características do barroco?
As principais características são: a utilização de cores vibrantes, o uso de luz e sombra, a criação de efeitos dramáticos e a preferência por formas orgânicas e sinuosas. Além disso, as obras barrocas costumam ter temas religiosos.
Como definir o barroco no Brasil?
O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.
O que significa barroco no Brasil?
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma.
5 Minutos Sobre: Barroco
Qual era o contexto histórico da arte barroca?
Contexto histórico do Barroco
O Barroco se desenvolveu no seguinte contexto histórico: após o processo de Reformas Religiosas, ocorrido no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder. Mesmo assim, os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa.
Quem foi o artista mais importante do barroco brasileiro?
Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.
Quais são os principais artistas do barroco brasileiro?
Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalham exatamente nesse período: Mestre Valentim (ca. 1745-1813), no Rio de Janeiro, e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências. É na suavidade do estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro.
Quem são os principais artistas do Barroco?
- - Mestre Ataíde (pintor e decorador)
- - Mestre Valentim (escultor, arquiteto e entalhador)
- - Caravaggio (pintor italiano)
- - Gian Lorenzo Bernini (arquiteto e escultor italiano)
- - Padre Antônio Vieira (escritor português)
- - Rubens (pintor flamengo)
- - Frans Hals (pintor holandês)
O que a arte barroca retrata?
A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos. Chamado de culto do contraste, as obras misturam opostos como divino e humano, bem e mal, Deus e diabo, tristeza e alegria, divino e carnal, entre outras.
Qual o principal nome da arte barroca no Brasil?
Aleijadinho: o artista mais famoso da arte barroca no Brasil
Aleijadinho é um dos principais artistas do barroco brasileiro dos séculos XVIII e XIX e é amplamente creditado pela arquitetura barroca única de Ouro Preto em Minas Gerais.
Quem introduziu o barroco no Brasil?
O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
Quais são as principais figuras de linguagem do Barroco?
As figuras de linguagem mais utilizadas no barroco são: Paradoxo e Antítese, uma vez que nessa escola literária o rebuscamento e a extravagancia estavam muito presentes nas artes como um todo.
Qual é o principal objetivo da arte barroca?
Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.
Por que o barroco era considerado um estilo de arte grotesco?
Durante muito tempo, o estilo barroco foi considerado por muitos críticos da arte uma expressão artística “exagerada”, algo que beirava a bizarrice. Acostumados com as regras e métricas bem estabelecidas, muitos que criticavam a tendência não conseguiam compreender a essência do barroco.
Qual foi a principal ideia barroca que utilizamos até hoje na arquitetura?
Principais características da arquitetura barroca
O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.
Como foi o fim do Barroco?
O Barroco Brasileiro teve início em 1601, tendo como obra significativa, Prosopopéia (um poema épico), de Bento Teixeira, terminando com as obras de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, uma introdução ao Neoclassicismo. O barroco esteve mais presente no século XVII.
O que o Barroco criticava?
O homem barroco era um berço de contradições: vivia a dicotomia entre seguir o prazer terreno ou se portar bem e ganhar um lugar no paraíso. Ele encontrava-se basicamente preso a dilemas e contradições e questionava-se permanentemente sobre os limites da razão e da fé.
O que causou a arte barroca?
O estilo Barroco surgiu na Itália em um período de conflitos religioso, quando a igreja católica se viu ameaçada por movimentos que contestavam seu poder e influência. Esses movimentos foram, principalmente, o Renascimento e a Reforma Protestante, de Martinho Lutero.
Qual o prazo de entrega para o PAC?
Quais cargos têm na ONU?