Qual anticoncepcional tem mais risco de trombose?

Perguntado por: Laura Tatiana de Reis  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (24 avaliações)

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mulheres que usam anticoncepcionais contendo drospirenona, gestodeno ou desogestrel (caso das pílulas) têm um risco de 4 a 6 vezes maior de desenvolver tromboembolismo venoso, em um ano, do que as mulheres que não usam contraceptivos hormonais ...

Quais anticoncepcionais apresentam mais risco de trombose?

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula

Cerazette. Norestin. Juliet.

Quanto tempo tomando anticoncepcional causa trombose?

Novamente, falamos de complicações raras. O período de maior vigilância, contudo, engloba os seis primeiros meses de uso do anticoncepcional, quando estatisticamente esses problemas apresentam maior incidência.

Qual tipo de anticoncepcional causa trombose?

Quem tem mais riscos de desenvolver trombose pode optar pelos métodos hormonais sem estrogênio, como DIU Mirena, injeção anticoncepcional trimestral (Depo Provera ou Contracep) ou o Implanon (dispositivo aplicado na pele). O DIU de cobre também é seguro neste caso, pois não possui hormônios.

Como sei que o anticoncepcional não está me fazendo bem?

7 efeitos colaterais mais comuns do anticoncepcional
  1. Dor de cabeça e náuseas. ...
  2. Alteração do fluxo menstrual. ...
  3. Aumento de peso. ...
  4. Surgimento de espinhas. ...
  5. Alterações do humor. ...
  6. Diminuição da líbido. ...
  7. Aumento do risco de trombose.

Anticoncepcionais para quem tem risco de TROMBOSE

15 questões relacionadas encontradas

Quais anticoncepcionais mais indicados?

Entre as mais indicadas estão a ciproterona e drospirenona. Todavia, vale lembrar que a dosagem de estradiol é 35 mcg, ou seja, alta. Isso resulta em mais efeitos colaterais.

Quais são os melhores anticoncepcionais?

Acetato de ciproterona: Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis (indicada para tratamento de ovários policísticos devido a grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (deixa a pele muito mais bonita)

Qual é a melhor pílula anticoncepcional?

De acordo com o levantamento da Close-Up Retail Market, sobre medicamentos anticoncepcionais mais vendidos, no acumulado do ano (MAT) com base em dezembro de 2020, foi Qlaira, da Bayer, com 3.684.501 unidades de um total de 155.404.456.

Qual método contraceptivo menos prejudicial à saúde?

A esterilização é um método contraceptivo extremamente eficaz, com menos de uma em cada 100 mulheres engravidando em um ano, com uso perfeito e típico (13). Os riscos incluem a rara possibilidade de gravidez ectópica se ocorrer concepção (23).

Quais são os melhores anticoncepcionais para evitar gravidez?

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

Qual o anticoncepcional que tem menos efeitos colaterais?

Para fugir dos efeitos colaterais, o ideal é consumir anticonceptivos com menor taxa de hormônios, pois eles serão mais leves. O Adoless, por exemplo, é um que possui baixa taxa de hormônio, mas mesmo assim há várias contraindicações, inclusive para mulheres que têm histórico de câncer.

Quais são os melhores anticoncepcionais que não engordam?

Anticoncepcionais de drospirenona como progestágeno

Os anticoncepcionais à base de uma substância chamada drospirenona de progestágeno são os anticoncepcionais com menor chance de provocar a retenção de líquidos. Por este motivo, estes medicamentos reduzem a sensação de aumento de peso.

Qual anticoncepcional que não diminui o desejo?

O DIU de cobre e o DIU hormonal não interferem na libido.

Para que é indicado o anticoncepcional Selene?

Selene® é utilizado no tratamento de doenças relacionadas aos hormônios andrógenos na mulher, tais como a acne, principalmente nas formas pronunciadas e naquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de nódulos (acne papulopustulosa, acne nodulocística); casos leves de hirsutismo (excesso de pelos) e ...

Quais os anticoncepcionais injetáveis mais indicados pelos ginecologistas?

A injeção deve ser aplicada via intramuscular pelo ginecologista e pode ser constituída apenas por progesterona ou ser uma combinação de progesterona e estrogênio. Assim, alguns dos anticoncepcionais injetáveis que podem ser indicados pelo médico são Cyclofemina, Mesigyna, Perlutan, Ciclovular e Uno Ciclo.

O que fazer quando o anticoncepcional tira o desejo?

Caso ela perdure, converse com seu ginecologista sobre o assunto, pois somente ele poderá investigar se a alteração na libido é, de fato, causada pelo anticoncepcional e, sendo esse o caso, poderá mudar o tipo de pílula ou até mesmo o método contraceptivo por algum que não atue fortemente na corrente sanguínea.

Porque o anticoncepcional tira o desejo?

Além disso, os anticoncepcionais hormonais aumentam a produção da globulina de ligação ao hormônio sexual, que é uma proteína que afeta a função da testosterona e do estrogênio. Essa proteína se liga à testosterona evitando que ela circule pelo corpo, o que também contribui para diminuir os níveis de desejo sexual.

O que é bom para aumentar a vontade de ter relações?

Como aumentar a libido naturalmente
  • Utilizar alimentos afrodisíacos, como o figo, a banana, o chocolate ou o café;
  • Manter uma alimentação saudável e fazer exercício físico regular;
  • Reservar tempo para relaxar e aliviar o estresse;
  • Dormir, pelo menos, 8 horas por noite;
  • Procurar novas aventuras durante o contato íntimo;

Quais os anticoncepcionais com menos hormônios?

No Brasil, existem 3 formulações diferentes de minipílula, cada uma com uma progestina diferente:
  • Noretisterona 0,35 mcg (nomes comerciais: Norestin, Micronor).
  • Desogestrel 0,075 mcg (nomes comerciais: Cerazette, Nactali, Juliet, Kelly).
  • Linestrenol 0,5 mcg (nomes comerciais: Exluton).

Qual a pílula anticoncepcional que tem menos hormônio?

Olá. O Adoless é um anticoncepcional de baixíssima dosagem composto de estrógeno e progesterona e contendo etinilestradiol e gestodeno. Apesar de ser de baixíssima dosagem, ele é extremamente eficaz contra a gravidez.

Quais anticoncepcionais com menos hormônios?

Atualmente, o método com menos hormônio do mercado brasileiro é o DIU hormonal de 19,5 mg. Por se localizar no útero e conter uma baixa dose hormonal, a ação é predominantemente local, ou seja, pouco hormônio acaba circulando na corrente sanguínea.

Qual o nome da injeção de 1 mês?

Os anticoncepcionais mensais injetáveis mais conhecidos são cyclofemina, mesigyna ou perlutan.

Como funciona a injeção anticoncepcional de 1 mês?

A injeção anticoncepcional mensal possui a combinação de dois hormônios: a progesterona inibe a ovulação (principal mecanismo contraceptivo desse método), diminui a motilidade da tuba uterina (o que pode dificultar o encontro do óvulo com o espermatozoide) e torna o muco do colo do útero mais espesso.

Qual o melhor anticoncepcional injetável mensal?

Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

Quanto tempo a injeção de 1 mês faz efeito?

Portanto, no caso do contraceptivo mensal, a resposta para quanto tempo o anticoncepcional injetável faz efeito no organismo é de cerca de 30 dias, de forma que o esquecimento de tomar o medicamento no período indicado pode resultar em uma gestação indesejada.

Artigo anterior
Quais são as reações adversas do albendazol?
Artigo seguinte
Quanto custa uma consultoria para pequenas empresas?