Qual a importância da segurança do paciente no planejamento de alta para o domicílio?

Perguntado por: Bruna Lia Santos de Rodrigues  |  Última atualização: 22. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (21 avaliações)

A ausência de um planejamento de alta adequado, nesse período de TC, é reconhecida como cenário de alto risco para a segurança do paciente. O bom planejamento que vise à segurança da transição tem impacto direto para diminuir as internações hospitalares e as reinternações causadas por complicações(10).

Porque a segurança do paciente é tão importante?

A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica.

Qual a importância da assistência domiciliar para o paciente?

A Atenção Domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções.

Qual o principal objetivo das medidas de segurança do paciente?

A segurança do paciente busca prevenir os incidentes, eventos ou circunstâncias que poderiam ter resultado, ou resultaram, em dano desnecessário ao paciente, já os eventos adversos são incidentes que resultam em dano para o paciente, causando aumento do tempo de permanência hospitalar ou incapacidade.

Quais ações podem ser realizadas para favorecer a segurança do paciente?

Conheça orientações para garantir a segurança no ambiente hospitalar:
  • Confira na pulseira de identificação de paciente e na placa no leito hospitalar se os dados estão corretos.
  • Pergunte sempre, esclareça as dúvidas sobre sua condição de saúde aos profissionais que o atendem.
  • Fique atento à higiene de mãos.

Será que o planejamento de segurança do paciente foi bem elaborado?

41 questões relacionadas encontradas

Como fazer um planejamento de segurança do paciente?

Para instituir o plano de segurança do paciente, é necessário estabelecer ações e estratégias para a gestão de risco, e constar os seguintes tópicos da instituição:
  1. Identificação, análise, avaliação e monitoramentos dos riscos na instituição;
  2. Integrar os diferentes processos da gestão de risco;

O que deve conter no plano de segurança do paciente?

O referido plano prevê ações voltadas ao cumprimento dos protocolos de segurança do paciente previstos na legislação brasileira (Identificação do Paciente, Higienização das Mãos, Prevenção de Quedas, Prevenção de Úlcera por Pressão, Segurança em Medicação e Cirurgia Segura), bem como ao fortalecimento da cultura de ...

Quais são as contribuições da segurança do paciente para a qualidade do cuidado de saúde?

Para a OMS, segurança do paciente corresponde à redução, ao mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Assim, são contribuições da segurança do paciente para a qualidade do cuidado de saúde, EXCETO: (A) chamar atenção para o impacto do erro e as consequências do dano.

Quem deve elaborar o plano de segurança do paciente?

Os NSPs serão responsáveis pela elaboração de um plano de segurança do paciente do serviço de Saúde que aponte e descreva as estratégias e ações definidas pelo serviço de Saúde para a exe- cução das etapas de promoção, de proteção e de mitigação dos incidentes associados à assistência à saúde, desde a admissão até a ...

Como a enfermagem pode contribuir para a segurança do paciente?

O enfermeiro na segurança do paciente
  • Evitar a ocorrência dos eventos adversos;
  • Torná-los visíveis, caso ocorrerem;
  • E minimizar os seus efeitos com intervenções eficazes.

Qual o correto atendimento a domicílio ou em domicílio?

Quanto às locuções a domicílio e em domicílio, apesar de alguns pensarem que somente a segunda é correta, na verdade, as duas são válidas e têm o seu emprego referendado de acordo com o contexto.

Quais são os cuidados domiciliar?

Cuidados de Enfermagem em casa
  • Auxiliar o banho do paciente;
  • Realizar os cuidados pós-cirúrgicos;
  • Ministrar os medicamentos;
  • Fazer e trocar curativos;
  • Colocar e trocar bolsas de colostomia;
  • Realizar lavagem intestinal;
  • Passar sonda vesical e para alimentação.

Quais são os princípios básicos da assistência domiciliar?

Para prestar o cuidado domiciliar, não podemos nos esquecer dos princípios que orientam a Atenção Domiciliar: abordagem integral à família; • consentimento da família, participação do usuário e existência do cui- dador; • trabalho em equipe e interdisciplinaridade; • estímulos a redes de solidariedade.

O que é o planejamento da assistência de enfermagem?

O que é planejamento de enfermagem? Planejamento de enfermagem é a identificação e definição das intervenções preventivas ou terapêuticas direcionadas ao paciente. Seu objetivo é evitar, mitigar ou solucionar um problema.

O que é qualidade e segurança do paciente?

Segurança do Paciente: Conjunto de elementos de estrutura, de processos, instrumentos e metodologias baseadas em evidências que tendem a minimizar o risco de sofrer um evento adverso no processo de atenção à saúde.

O que é a cultura de segurança do paciente?

A Cultura de Segurança do Paciente (CSP) é considerada um importante componente estrutural dos serviços de saúde que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos, ou seja dos danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência prestada.

Qual é a lei da Segurança do Paciente?

PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013

Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

O que é o plano de segurança?

De maneira objetiva, o plano de segurança pode ser entendido como um conjunto de ações estratégicas e sistematizadas para garantir a ordem, a integridade e a proteção de todos os ativos que compõem a empresa, sejam eles físicos, tecnológicos ou humanos.

Qual RDC é responsável pela Segurança do Paciente?

Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Art. 1º Esta Resolução tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.

Como envolver o paciente na segurança do paciente?

As seguintes estratégias de envolvimento do paciente no cuidado têm sido defendidas: adoção de comunicação aberta e efetiva entre profissionais-acompanhantes-pacientes; fiscalização e vigilância dos cuidados pela acompanhante; permanente conferência e revisão das intervenções profissionais pelo paciente; reconhecimento ...

Quais são as etapas para realizar um planejamento em saúde?

A construção do Plano de Saúde organiza-se em três etapas: análise da situação de saúde, definição de políticas (objetivo do plano) e construção dos módulos operacionais/análise de viabilidade.

Como é feito o planejamento em saúde?

O Planejamento em Saúde tem como premissa que o conhecimento produzido no decorrer das ações, possibilitem novas formas de compreensão e ação em saúde, tendo o usuário, suas necessidades e singularidades individuais e coletivas como o eixo central deste processo.

O que é plano de atenção domiciliar?

Mas afinal, o que é plano de atenção domiciliar? O Plano de Atenção Domiciliar é um conjunto de ações da área de saúde, direcionadas de forma contínua e desenvolvidas no lar do paciente durante a atenção domiciliar.

São atribuições da equipe de saúde no atendimento domiciliar?

- Desenvolver no domicílio atividades preventivas e de promoção da saúde ao usuário e sua familia; - Assistir e apoiar a família, ajudando-a a assumir atribuições com o familiar doente, em conjunto e sob supervisão da Equipe de Saúde; - Utilizar e estimular redes de apoio na comunidade, dentro de uma abordagem ...

O que a atenção a domicílio agrega?

A atenção no domicílio agrega mais que um "tratamento médico residencial padronizado", pois realça as habilidades funcionais do paciente, enfatizando sua autonomia1. O foco deste estudo reside no que se refere à modalidade de assistência domiciliar.

Artigo anterior
Como identificar uma estrela?
Artigo seguinte
Quem são os pais adotivos de Luke Skywalker?