O que é agravação pelo resultado?

Perguntado por: Érika Doriana Domingues de Correia  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

Art. 19 – Pelo resultado que agrava especialmente a pena, só responde o agente que o houver causado ao menos culposamente. A lógica por trás do Código Penal é simples: o agente responde pelos eventos a que deu causa dolosa ou culposamente.

O que significa agravação pelo resultado?

Atos cujo resultado extrapola a vontade do agente só o responsabilizam penalmente quando forem praticados ao menos culposamente, ao menos quando ele agiu sem observar um dever de cuidado, atuando com imprudência, negligência ou imperícia.

O que é um crime qualificado pelo resultado?

O crime qualificado pelo resultado é aquele em que a consumação se dá com a produção do resultado que agrava especialmente a pena. É gênero do qual decorre o crime preterdoloso como espécie.

O que é Preterdoloso exemplo?

Exemplo de crime preterdoloso

O agente comete o crime de lesão corporal e a vítima acaba falecendo em consequência da agressão sofrida. O resultado morte (culposo) não era esperado pelo autor do crime, mas a conduta de lesão corporal (dolosa) causou este resultado inesperado.

Qual a diferença entre crime preterdoloso é crime qualificado pelo resultado?

A diferença entre crime qualificado pelo resultado e crime preterdoloso é que o primeiro é gênero onde o crime preterdoloso é uma de suas espécies. A tentativa do crime preterdoloso é impossível visto que o resultado agravante não era desejado, pois não pode tentar causar um ato que não era intencional.

Direito Penal - Art 19 CP - Agravação pelo Resultado

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes Preterdolosos?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.

O que define um homicídio qualificado?

Um homicídio pode ser considerado homicídio qualificado quando é praticado em circunstâncias que revelem especial censurabilidade ou perversidade.

Qual a diferença entre homicídio culposo e crime preterdoloso?

Para Greco, “crimes preterdolosos, fala-se quando o agente atua com dolo na sua conduta e o resultado, dolo no antecedente, culpa no consequente. Os crimes culposos são delitos que, obrigatoriamente, para sua consumação, necessitam de um resultado naturalístico. Se não houver esse resultado, não há crime culposo”.

Qual a diferença entre homicídio culposo e homicídio preterdoloso justifique?

“A diferença entre a lesão corporal seguida de morte e o homicídio culposo está em que, na primeira, o antecedente é um delito doloso e, no segundo, num fato penalmente, indiferente, ou quando muito, contravencional.

Quais são os crimes permanentes?

Exemplos de crimes permanentes: São exemplos de delitos permanentes a ocultação de cadáver, receptação dolosa, depósito, guarda ou transporte de entorpecente, redução à condição análoga à de escravo, sequestro, cárcere privado, violação de domicílio, associação criminosa e extorsão mediante sequestro.

Pode haver tentativa de crime qualificado pelo resultado?

No aborto, o exemplo de tentativa do fato antecedente é o que ocorre quando o feto sobrevive, enquanto a gestante morre ou sofre lesão corporal grave em decorrência das manobras abortivas efetuadas (art. 127 do CP). Aí o que há é a tentativa qualificada pelo resultado morte.

Qual é a pena para homicídio qualificado?

Qual a pena para homicídio qualificado para réu primário? Enquanto a pena para o homicídio simples é a reclusão de seis a vinte anos, a pena para o homicídio qualificado, por outro lado, varia entre 12 e 30 anos.

O que é homicídio culposo qualificado?

Conduta voluntaria com um Resultado naturalístico involuntário (não quer/não assume) feita com Violação do dever objetivo de cuidado (imprudência/negligência/imperícia) que tenha nexo de causalidade, que seja Tipificado no tipo, e no momento possa se exigir do homem médio uma Previsibilidade objetiva, e que o agente ...

O que é 157 no Código Penal?

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Quais são os tipos de homicídios?

  • Dolo.
  • Homicídio Doloso.
  • Homicídio Privilegiado.
  • Homicídio Culposo.
  • Homicídio Qualificado.
  • Motivo Torpe.
  • Causa especial de aumento de pena.
  • Direito à Vida.

O que é o arrependimento eficaz?

O arrependimento eficaz é semelhante a desistência, e também está prevista no artigo 15, a diferença é que no arrependimento, o agente já praticou todos os atos para atingir o resultado, mas interfere impedindo a consumação do crime.

Qual é a diferença entre homicídio culposo e doloso?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

O que é um homicídio consumado?

Caso o agente consiga matar a vítima, trata-se de homicídio consumado, que terá uma pena de reclusão, de seis a vinte anos, se não tiver qualificadoras ou causa de diminuição de pena.

Quais são os crimes culposos?

São exemplos de atos que podem ocasionar crime culposo: ultrapassagem proibida, excesso de velocidade, trafegar na contramão. Já a negligência ocorre por falta de uma ação. O crime culposo por negligência consiste em deixar de tomar determinado cuidado obrigatório antes de realizar determinada ação.

Como saber se o crime pode ser culposo?

18, II, do CP, que define como culposo o crime “quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia”. O que se pode perceber é que se pune a violação ao dever de cuidado, e não precisamente o resultado que a conduta ocasionou.

Qual a pena para homicídio culposo no trânsito?

Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Qual é a pena para homicídio culposo?

§ 3º Se o homicídio é culposo: (Vide Lei nº 4.611, de 1965) Pena – detenção, de um a três anos. § 5º Na hipótese de homicídio culposo, o juiz po- derá deixar de aplicar a pena, se as conseqüências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

Qual a diferença entre homicídio simples e qualificado?

Segundo o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), o homicídio qualificado é aquele cometido em circunstâncias que tornam o crime mais grave do que já é. O homicídio simples, por mais que o adjetivo possa parecer impróprio, é o ato de matar uma pessoa em circunstâncias que não ampliem a magnitude desse ato extremo.

Quais as qualificadoras do crime de homicídio?

O homicídio qualificado é aquele que o tipo penal é praticado por meios reprováveis. As qualificadoras podem ser de natureza subjetiva ou objetiva. As primeiras são motivo fútil e torpe; já as segundas se referem ao modo e meio de execução. Estão previstas nos incisos I e II, § 2º no Artigo, 121 do CP.

O que é ser qualificado?

Significado de Qualificado

Pessoa qualificada, pessoa importante, competente ou bem colocada.

Artigo anterior
Quando termina um dia?
Artigo seguinte
Onde aparece a ferida da sífilis?