Qual é uma das diferenças entre um modelo de rede cliente-servidor é um modelo de rede Peer-to-peer?

Perguntado por: Leandro Batista Mendes  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

A principal diferença entre o modelo de rede cliente-servidor e peer-to-peer é que, no modelo cliente-servidor , o gerenciamento de dados é centralizado, enquanto no ponto a ponto, cada usuário tem seus próprios dados e aplicativos.

Qual a relação entre as arquiteturas Peer-to-peer E o modelo cliente servidor?

Na arquitetura peer-to-peer, em todas as estações o sistema operacional de redes possui os dois módulos: SORC e SORS. Na arquitetura cliente-servidor, a estação da rede divide-se em estações clientes, que só possuem as funções do módulo cliente acopladas ao seu sistema operacional local e em estações servidoras.

Qual é a principal diferença entre uma rede cliente servidor é uma rede ponto a ponto?

Em uma rede ponto-a-ponto todos os computadores são iguais, geralmente exercendo a mesma função. Enquanto na rede cliente servidor todos os computadores estão centralizados em um servidor.

É possível usar as duas arquiteturas P2P e cliente servidor ao mesmo tempo como se chama esse modelo?

P2P híbrida: Nesse tipo de arquitetura existem alguns nós especiais, chamados de supernós. Supernós concedem o ingresso dos nós na rede, indexam os recursos compartilhados pelos nós e liberam a busca por estes recursos.

O que é cliente e servidor?

O Modelo Cliente Servidor

A arquitetura cliente servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, ou seja, na rede existem os fornecedores de recursos ou serviços a rede, que são chamados de servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, denominados clientes.

CLIENTE-SERVIDOR X P2P - PROFESSOR JÔNATAS GOMES

18 questões relacionadas encontradas

Como funciona a comunicação cliente-servidor?

O conceito de cliente-servidor, refere-se, portanto, a um modelo de comunicação que vincula vários dispositivos informáticos através de uma rede. ... Por outras palavras: o cliente solicita ao servidor um recurso, que fornece uma resposta. Este tipo de modelo permite distribuir a capacidade de processamento.

Quais os tipos de cliente-servidor mais comuns?

Os mais conhecidos são: Servidor de Fax, de arquivos, web, email, imagens, FTP. Cada um destes servidores executa uma função, por exemplo, para você visualizar esta página no Baixaki, você está utilizando o Servidor web, o qual é responsável pelo armazenamento das páginas de um site.

Qual é a diferença entre as arquiteturas cliente-servidor de duas e três camadas?

 Arquitetura cliente/servidor - forma como os aplicativos são estruturados. Two-Tier: organização em duas camadas - o cliente comunica-se diretamente com o servidor.  A base de dados fica no servidor. ... Three-Tier: uma camada intermediária é criada entre o servidor e o cliente.

Onde a rede par a par é adequada?

Sistemas P2P estruturados são adequados para implementações em larga escala devido à alta escalabilidade e algumas garantias sobre o desempenho (normalmente aproximando O(log N), onde N é o número de nós no sistema P2P). Não é imposto pela rede P2P uma estrutura padrão para rede Overlay (sobreposta).

Que características podemos encontrar em uma comunicação cliente e servidor?

Características do Cliente

Recebe respostas; Conecta-se a um pequeno número de servidores de uma só vez ; Normalmente interage diretamente com os servidores através de seu software aplicação especifico, que lhe possibilita a comunicação com o servidor; Utiliza recursos da rede .

Qual é a diferença entre a arquitetura ponto a ponto e a cliente-servidor?

A principal diferença entre a rede cliente-servidor e ponto a ponto é que existe uma servidor dedicado e clientes específicos no modelo de rede cliente-servidor, enquanto que, ponto a ponto, cada nó pode atuar como ambos servidor e cliente. No modelo cliente-servidor, o servidor fornece Serviços para o cliente.

Quais são as principais características das redes P2P?

P2P (do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par) é um formato de rede de computadores em que a principal característica é descentralização das funções convencionais de rede, onde o computador de cada usuário conectado acaba por realizar funções de servidor e de cliente ao mesmo tempo.

Quais os tipos de servidores de rede?

Tipos de servidores
  • Servidor de aplicação ou application server. ...
  • Servidor de Arquivos. ...
  • Servidor de banco de dados. ...
  • Servidor de mídia. ...
  • Servidor de email. ...
  • Servidor de backup. ...
  • Servidor FTP. ...
  • Servidor Proxy.

O que é o modelo Peer-to-peer P2P )?

P2P, ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. ... Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.

São exemplos clássicos de aplicações que funcionam sobre a arquitetura cliente-servidor?

Exemplo clássico de uma atividade que exige uma arquitetura do tipo cliente-servidor, é você acessar um site, como o globo.com . Você é o cliente, e ao digitar o endereço do site e dar enter, seu browser vai enviar uma solicitação: "Hey, servidor da globo!

Quais são as arquiteturas mais comuns em redes locais?

1. Arquitetura de Rede
  • 1.1 Arcnet. Arcnet é um acrônimo do inglês Attached Resource Computer Network, ou Rede de Recursos Anexados. ...
  • 1.2 ATM. Vem do inglês Asynchronous Transfer Mode, ou Modo de Transferência Não Sincronizado. ...
  • 1.3 FDDI. ...
  • 1.4 X. ...
  • 1.5 Frame Relay. ...
  • 1.6 ISDN. ...
  • 1.7 DSL. ...
  • 1.8 Ethernet.

Qual a topologia de rede mais utilizada atualmente?

A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede.

Qual é o atraso no tempo em que os dados trafegam entre dois pontos em uma rede?

Atraso nos Nós da Rede: O atraso de enfileiramento é o principal atraso que os pacotes sofrem dentro da rede. Este atraso é composto de duas parcelas: uma fixa, referente ao tempo de transmissão do pacote, e outra variável, correspondente ao tempo de espera na fila até que o pacote seja atendido.

O que é uma arquitetura Cliente-servidor de três níveis?

O que é uma arquitetura cliente-servidor de três divisões? São programas que formam parte do nível de processamento, residem em um servidor separado, mas além disso, podem ser parcialmente distribuídos pelas interfaces, aplicações, dados da máquina do cliente-servidor.

Como opera uma rede em 2 camadas servidor cliente?

No modelo de duas camadas, temos um programa que é instalado no Cliente, programa esse que faz acesso a um Banco de dados que fica residente no Servidor de Banco de dados.

O que é uma arquitetura Cliente-servidor de três camadas?

A arquitetura de três camadas é uma arquitetura de aplicativo de software bem estabelecida que organiza aplicativos em três camadas de computação lógica e física: a camada de apresentação ou interface do usuário; a camada do aplicativo, onde os dados são processados; e a camada de dados, em que os dados associados ao ...

Quais as principais características do modelo arquitetural Cliente-servidor?

Arquitetura Cliente/Servidor Principais características: Servidor: • Execução contínua; • Recebe e responde a solicitações dos Clientes; • Não se comunica com outros Servidores; • Presta serviços distribuídos; • Atende a diversos Clientes simultaneamente; • Hardware; exige máquinas mais robustas, com grande capacidade ...

Como funciona a troca de mensagens no modelo cliente-servidor?

No modelo cliente-servidor a comunicação entre processos se dá exclusivamente através da troca de mensagens. ... Este, por sua vez, executa as operações associadas ao serviço e envia uma resposta ao cliente, contendo dados ou um código de erro caso o serviço não possa ser executado.

O que é necessário para o desenvolvimento de um aplicativo cliente-servidor?

Desenvolvimento Cliente-Servidor
  1. Normalmente aplicações desse tipo utilizam programação estruturada, ao invés de programação orientada a objetos;
  2. A regra de negócio é dividida entre o servidor (banco de dados) e o cliente (a aplicação em si).

O que faz o HTTP na estrutura cliente-servidor?

HTTP é um protocolo (protocol) que permite a obtenção de recursos, como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web.

Artigo anterior
Quanto vale PI em radianos?
Artigo seguinte
O que lei de ohm?