O que é ACT na psicologia?

Perguntado por: Teresa Carlota Figueiredo Vicente Coelho  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (5 avaliações)

A ACT é uma Terapia da abordagem cognitivo-comportamental da terceira onda ou geração, e tem como pilar central a prática da Atenção Plena ou Mindfulness. O objetivo da ACT é maximizar o potencial humano para uma vida plena e significativamente rica e com sentido.

O que significa ACT na psicologia?

Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) - Interface Psicologia Clínica | Terapia Cognitivo Comportamental.

O que é flexibilidade psicológica ACT?

Na ACT, flexibilidade psicológica refere-se ao nível de funcionamento do ser humano e à compreensão sobre o mesmo. Envolve, também, qualidade de vida, a forma como a pessoa lida com o seu sofrimento e como age diante de eventos avaliados como desagradáveis.

Quais os princípios da ACT?

Os princípios da ACT
  • ATENÇÃO PLENA (Mindfulness) ...
  • ACEITAÇÃO. ...
  • COMPROMISSO COM VALORES. ...
  • AÇÃO COMPROMETIDA.

Qual o principal desenvolvedor da ACT?

Steven C. Hayes desenvolveu a Terapia de Aceitação e Compromisso em 1982, a fim de criar uma abordagem mista que integra terapia cognitiva e comportamental. Há uma variedade de protocolos para o ACT, dependendo do comportamento ou configuração do alvo.

Curso Gratuito - O que é ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso?

23 questões relacionadas encontradas

Quem criou a Terapia de Aceitação e Compromisso?

A terapia de aceitação e compromisso, também conhecida como ACT, foi desenvolvida por Steven C. Hayes. Seu principal pilar é a prática da atenção plena, pois tem como objetivo ajudar o paciente a ter maior consciência das suas emoções e pensamentos para, assim, ser capaz de reagir de acordo com os seus valores.

Como funciona a terapia do esquema?

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.

O que é terapia de aceitação e compromisso Scielo?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma modalidade terapêutica que propõe uma visão contextual de eventos privados, não focando o controle ou a modificação deles.

O que significa Desfusão cognitiva?

Desfusão Cognitiva (DC) nada mais é do que procurar mudar as funções dos eventos privados (pensamentos, emoções, lembranças, etc.), principalmente quando lutamos contra eles (“não quero pensar nisso”, “não quero sentir isso”). Visa mudar a forma como nos relacionamos e interagimos com nossos pensamentos.

O que é esquiva experiencial?

De acordo com Hayes e colaboradores (1996), esquiva experiencial é definida por dois pontos principais: a recusa de permanecer em contato com experiências internas aversivas (negativas) que incluem sensações corporais, pensamentos, memórias, emoções; e a adoção de estratégias para evitar situações ou eventos que geram ...

Quais são os 6 processos psicológicos normais que permitem a flexibilidade psicológica?

Os seis processos que compõem o quando de Flexibilidade Psicológica em ACT envolvem processos como: Desfusão Cognitiva, Aceitação, Atenção Flexível ou contato com o momento presente, eu como (parte do) contexto (self como contexto), valores e ações comprometidas (Wilson, Strosahl &Hayes, 2012; Saban, 2015).

O que significa flexibilidade de comportamento?

A habilidade de variar o próprio comportamento, de modo a induzir, ou garantir, uma resposta por parte de outra pessoa.

Como funciona a abordagem centrada na pessoa?

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) valoriza a aceitação, acolhimento e a autenticidade, ou seja, o terapeuta dentro da sua autenticidade partilha dos princípios centrados na pessoa. Trata-se de uma abordagem que é mais do que apenas um compilado de técnicas e normas.

O que são terapias de terceira onda?

As terapias de terceira onda focam em aspectos como a forma como a linguagem afeta a nossa experiência, a relação terapêutica, o conceito de mindfulness ou estar no presente, o self como contexto e a aceitação.

O que é self como contexto?

A ideia de self como contexto é sobre a experiência de si mesmo que cada pessoa tem, a noção de si como pessoa inteira que se desloca pelo mundo e pelo tempo, noção que é composta por conceitos ou autoconceitos.

Faz parte das intervenções da terapia de aceitação e compromisso?

A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem cognitivo-comportamental que leva este nome por causa de suas propostas centrais: aceitação da realidade e das reações emocionais e comportamentais, escolha de uma direção de acordo com os valores do indivíduo e comprometimento com a mudança desejada.

O que é desesperança criativa ACT?

A desesperança criativa é uma postura de desistir do controle sobre os eventos privados. De acordo com o modelo de psicopatologia da ACT, o controle sobre os eventos privados não é eficaz, pois funciona apenas a curto prazo, enquanto a médio e longo prazo é o responsável pelos problemas psíquicos.

O que é teoria dos quadros relacionais?

Recentemente, a Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) tem sugerido que estímulos podem adquirir funções indiretamente, por meio de Respostas Relacionais Arbitrariamente Aplicadas (RRAA). O objetivo deste artigo é apresentar uma introdução à RFT.

Quais são os esquemas cognitivos?

Na terapia dos esquemas, estes são chamados de Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDS), formados a partir da interação entre o temperamento pessoal com um ambiente que não atende às necessidades emocionais básicas.

O que é a teoria dos esquemas?

A teoria do esquema é uma abordagem integrativa que expande a Terapia Cognitivo-Comportamental tradicional, integrando contribuições da Gestalt, Psicanálise e do Construtivismo em um novo sistema de psicoterapia (Young, Klosko & Weishaar, 2003).

O que é teoria de esquema?

A teoria do esquema, ou terapia do esquema, é um processo em terapia cognitiva. Assim, ela ajuda a reduzir os impactos de comportamentos desadaptativos. Sendo assim, ela ajuda a pessoa a lidar com o seu passado e a se libertar dele.

Como surgiu a Terapia de Aceitação e Compromisso?

Desenvolvida desde o fim da década de 1980 pelo psicólogo americano Steven Hayes, a Terapia de Aceitação e Compromisso é uma espécie de terapia-prima dos métodos de exposição prolongada. Atualmente, é uma das tendências em Psicoterapia Cognitiva, conhecidas como terapias de terceira onda.

Qual a importância da aceitação?

A aceitação permite que, olhemos de frente as nossas fraquezas. Diminuímos as cobranças de sermos fortes ou fracos e não nos importamos em como as pessoas nos veem. Com isso, a vida fica leve, pois devemos ser quem somos, nada mais. Não precisamos ser quem não queremos, apenas para agradar alguém.

O que é aceitação dentro da psicologia?

Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros.

Artigo anterior
Porque deixar a picanha descansar?
Artigo seguinte
Como pedir autorização para emitir nota fiscal Eletrônica MEI?