Como é feito o diagnóstico da anemia infecciosa equina?
Perguntado por: Hélder Tomé Pinho Freitas Vaz | Última atualização: 13. August 2024Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)
A anemia infecciosa equina é geralmente confirmada por sorologia. Uma vez que um animal é infectado, ele se torna um portador para toda a vida. Os dois testes sorológicos mais comuns de serem usados são o teste da imunodifusão em ágar gel (IDGA ou Coggins) e ensaios imunoenzimáticos (ELISAs).
Como diagnosticar anemia infecciosa equina?
Sinais Clínicos
Na forma aguda os principais sinais são febre, anemia, hemorragias petéquias, edema nos membros, fraqueza e falta de apetite, morte pode ocorrer em 2-3 dias. Na forma crônica febre recorrente, fraqueza, falta de apetite e baixo rendimento esportivo são os sinais clínicos mais comuns.
Como é feito o exame de AIE?
a) Tipo: colheita de sangue a partir da punção venosa em equídeo, preferencialmente com tubo a vácuo, sendo armazenado em tubo sem anticoagulante. b) Amostra: soro ou sangue total sem anticoagulante (a critério e preferência do requisitante). c) Quantidade: A quantidade mínima de amostra é 1 ml (um mililitro) de soro.
Quais as medidas de prevenção e controle da anemia infecciosa equina?
Evite que o seu cavalo, burro, mula ou jumento entre em contato com o sangue de qualquer outro equídeo. Utilize uma agulha e uma seringa por animal, preferencialmente descartáveis, que devem ser adequadamente descartadas depois do uso.
Qual o agente Etiologico da AIE?
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é causada pelo RNA vírus da família Retroviridae, gênero Lentivirus.
Exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo. Laboratório VETVIDA
Quais são os métodos de diagnóstico sorológico da AIE no âmbito do PNSE?
Art. 9º Para diagnóstico da A.I.E., usar-se-á a prova sorológica de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA), efetuada com antígeno registrado e aprovado pelo DDA, ou outra prova oficialmente reconhecida.
É um método de eleição para o diagnóstico da anemia infecciosa equina AIE ):?
O diagnóstico foi feito por meio do teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA), amplamente utilizado e aceito pelo Ministério da Agricultura.
Qual o tratamento para anemia infecciosa equina?
A AIE não possui tratamento efetivo ou vacina, sendo assim, é necessário a finalização do animal infectado para evitar a contaminação dos demais. Por isso, a investigação por um médico veterinário é essencial para diagnosticar e tomar as medidas de prevenção e tratamento corretamente.
Como ocorre a transmissão da AIE?
A transmissão se dá através de picadas de insetos hematófagos, principalmente as mutucas (Stomoxys sp.), além de agulhas, seringas, esporas, freios, arreios ou outros utensílios contaminados com sangue infectado. Outras formas de transmissão são através do sêmen e do leite.
Qual a patogenia da anemia infecciosa equina?
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma afecção de carácter viral, causado pelo vírus da família Retroviridae, gênero Lentivirus, que acomete equinos, asininos e muares. Caracterizada em sua fase aguda por episódios periódicos de febre, anemia hemolítica, icterícia, depressão, edema e perda de peso.
Tem vacina para AIE?
Não existe tratamento ou vacina para AIE e os equinos que apresentarem diagnóstico laboratorial positivo para esta enfermidade devem ser sacrificados conforme estabelecido nas normas federais de controle da AIE.
Quanto custa o exame de anemia equina?
Os proprietários de equinos rurais e urbanos devem levar exames anteriores e o valor dos exames será de R$ 100,00.
Como fazer exame de anemia em cavalo?
O exame, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e pela Escola de Veterinária da instituição, consiste na aplicação da proteína GP-90 no soro do animal. Ela é capaz de detectar em poucas horas a existência de anticorpos que comprovam se o animal tem a doença.
Qual a validade do exame de Anemia Infecciosa Equina?
Para o transporte dos equídeos é preciso apresentar teste negativo para mormo e anemia infecciosa equina (AIE), duas das principais doenças que acometem esses animais. Esses exames têm validade de 60 dias em nível nacional, segundo norma do Ministério da Agricultura.
O que é a AIE?
A Anemia Infecciosa Eqüina ou AIE é uma doença de evolução lenta causada por um vírus que ataca os cavalos, jumentos, burros e mulas de qualquer idade. A AIE tem cura? Não existe cura nem vacina contra essa doença, por isso, a prevenção e a conscientização são as maneiras mais eficazes de combater a doença.
Tem vacina para Anemia Infecciosa Equina?
A doença já é encontrada em todo o território nacional, não tem tratamento nem vacina, portanto o controle dos animais positivos é feito pelo isolamento e sacrifício desses equinos.
Como saber se a égua tem anemia?
A sintomatologia caracteriza-se por episódios febris, perda de peso, debilidade progressiva, mucosas ictéricas, edemas subcutâneos e anemia.
Qual é o remédio que serve para anemia de cavalo?
Pode-se fazer o uso de suplementos para equinos, que contenham ferro, ácido fólico vitamina B12.
O que é o mormo em cavalos?
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.
Como evitar anemia em cavalo?
A melhor maneira de evitar qualquer forma de deficiência no seu cavalo é fornecer uma dieta equilibrada. As rações Royal Horse foram concebidas para satisfazer todas as necessidades nutricionais do cavalo, fornecendo uma dieta rica em proteínas, vitaminas, oligoelementos, antioxidantes e pré/probióticos.
O que é AIE e mormo?
Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE) são doenças que acometem os equídeos (cavalos, jumentos e os muares ou burros). Essas enfermidades estão incluídas no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Como o cavalo pega mormo?
Se manifesta nos equídeos, grupo que envolve cavalos, burros, mulas, jumentos e asnos. A doença se manifesta de forma ainda mais grave nos asininos e nos muares. A transmissão comumente se dá pelo contato com animais doentes e com cochos/bebedouros contaminados.
Qual a base para o teste diagnóstico de AIE?
Resumo: Como teste oficial para diagnóstico da anemia infecciosa equina (AIE), a política governamental brasileira para prevenção e controle da AIE determina que seja usado o teste de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) com a proteína p26 do capsídeo viral como antígeno.
Como fazer exame de AIE e mormo?
O Médico Veterinário é responsável por toda a etapa: coleta e preenchimento de resenho. Qualquer que seja a necessidade, o proprietário deve recorrer a um Médico Veterinário devidamente habilitado para essa tarefa.
Qual exame para mormo?
DIAGNÓSTICO: Para diagnóstico de mormo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), preconiza como métodos de diagnóstico oficial o teste de Fixação do Complemento (FC) ou o teste de ELISA como testes de triagem, realizados em laboratório credenciado e o exame Western- Blotting (WB), como diagnóstico ...
O que são jogos e brincadeiras de inclusão?
Como firmar vela para Orixá?