O que é ação de impugnação de paternidade?

Perguntado por: Neuza Cunha de Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

As ações de impugnação de paternidade, de perfilhação ou de maternidade destinam-se a eliminar do registo de nascimento de uma criança ou jovem a menção a um progenitor que, de facto, não o é. Só depois de ser retirada a filiação que não corresponde à verdade pode a filiação verdadeira ser inscrita no registo.

O que é impugnação de paternidade?

A inverdade lançada no assento de nascimento, a falsidade ideológica, pode ser alegada por qualquer pessoa que tenha justo interesse, seja econômi- co ou moral, através da ação de impugnação de paternidade, não distinguindo a lei se o interesse é simplesmente econômico ou puramente moral.

É verdade a impugnação da filiação pelo filho após atingida a maioridade?

1604 CC. Na verdade, por mera vontade do filho que atingiu a maioridade, poderá ser impugnado o reconhecimento.

Quem pode contestar paternidade?

Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ação imprescritível. Art. 1.604. Ninguém pode vindicar estado contrário ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro.

Quanto tempo demora ação de paternidade?

Nesse procedimento, o juiz solicita ao suposto pai que reconheça a paternidade de forma espontânea em um prazo, em geral, de 45 dias, para realização de acordos.

Ação Negatória de Paternidade - Limites e possibilidades.

45 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para propositura da ação de investigação de paternidade?

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6071/09, do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que fixa em 10 anos, após a maioridade civil (18 anos), o prazo de prescrição para a ação de investigação de paternidade.

Qual o valor de uma ação de investigação de paternidade?

INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE

observado o mínimo de R$3.750,00.

É possível revogar reconhecimento de paternidade?

O reconhecimento não pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento. No caso em comento, o reconhecimento foi feito no registro civil, de forma voluntária e consciente, vale dizer, o autor sabia que não era o pai biológico da criança.

Como questionar paternidade?

O Código Civil em vigor permite apenas aos pais casados questionar a paternidade, desde que isso ocorra na época do registro da criança. Na prática, a mudança permite a pais que tenham reconhecido seus filhos fora do casamento questionar a paternidade no futuro.

Como pedir anulação de paternidade?

Anulação do registro deve se pautar no interesse do menor

Por isso, eventual divergência entre a paternidade declarada e a biológica, por si só, não autoriza a invalidação do registro, cabendo ao pai registral comprovar erro ou falsidade, nos termos dos artigos 1.601 e 1.604 do Código Civil.

Será possível ao filho reconhecido ao atingir a maioridade impugnar o reconhecimento por meio de notificação?

De acordo com o Código Civil, o filho maior de idade não pode ser reconhecido sem o seu consentimento, e o menor de idade, no caso de ter sua paternidade reconhecida independente de sua vontade, pode impugnar o reconhecimento no prazo de até quatro anos após atingir a maioridade (18 anos) ou a emancipação.

Qual o efeito da recusa para a realização do exame de DNA?

De acordo com a Súmula 301 do STJ, "em ação investigatória, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presunção juris tantum de paternidade".

Quais são as ações relativas à filiação?

Ações relativas à filiação: investigação, contestação, impugnação e anulação.

O que é uma ação negatória de paternidade?

A ação negatória de paternidade enquadra-se na definição de ação desconstitutiva negativa, ou seja, visa extinguir a relação jurídica de filiação estabelecida entre o suposto pai e o adolescente.

Qual é o meio cabível para buscar o pai biológico?

8.560/92 estabeleceu duas formas de reconhecimento voluntário da paternidade: o escrito particular, a ser arquivado em cartório e a manifestação expressa perante o juiz. O reconhecimento no registro de nascimento, na forma do inciso I, do art. 1.609 do Código Civil é modo mais comum.

Quem é o autor da ação de investigação de paternidade?

Sendo o suposto pai falecido, os seus herdeiros serão chamados ao processo. Observe-se, porém, que, por se tratar de ato personalíssimo, os herdeiros não podem reconhecer voluntariamente o filho (autor da demanda), vez que esse reconhecimento somente poderia ser realizado pelo próprio genitor, quando vivo.

É possível questionar um registro de nascimento?

Terceiros também podem pedir anulação de registro de nascimento se forem afetados diretamente pelo documento. De acordo com decisão da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, não é só o pai e o suposto filho que podem impugnar o registro.

É possível abrir mão da paternidade?

Percebe-se, portanto, que um genitor pode abrir mão da guarda de seu filho em detrimento do outro, mas não pode nunca abrir mão do poder familiar. Seus deveres e obrigações enquanto mãe ou pai persistem, mesmo que a guarda escolhida seja unilateral.

É possível anular o registro de nascimento?

De acordo com o artigo 1.604 do Código Civil, caso haja comprovação de que houve falsidade ou erro no registro, pode ser ajuizada uma ação de anulação sobre a certidão de nascimento.

Como fazer para anular um registro de nascimento?

Para ser possível a anulação do registro de nascimento, é imprescindível a presença de dois requisitos, a saber: 1) prova robusta no sentido de que o pai foi de fato induzido a erro, ou ainda, que tenha sido coagido a tanto e 2) inexistência de relação socioafetiva entre pai e filho.

Como cancelar o registro de um filho?

Assim, se uma pessoa registra uma criança como filho não pode desfazer o registro por conta própria. No entanto, se ele foi, por exemplo, levado a erro, é possível anular o registro, retirando-se o nome do pai da certidão de nascimento da criança.

Como fazer pedido de DNA na Justiça?

Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos - filho, mãe e suposto pai - estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na data designada para a coleta. Também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento do filho.

Qual o foro competente para ação de investigação de paternidade?

O DO DOMICÍLIO DO RÉU, competente para a ação de investigação de paternidade é o do domicílio do réu, nos termos da regra do art. 94 do Código de Processo Civil ("A ação fundada em direito pessoal serão propostas, em regra, no foro do domicílio do réu"), se só se discute alimentos.

Qual o valor da causa na ação de alimentos?

Segundo previsão contida no art. 292, III, do novo CPC, o valor da causa, na ação de alimentos, deve corresponder à soma de 12 (doze) prestações mensais, perseguidas na ação.

É imprescritível a ação de investigação de paternidade?

Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, o STJ já possui orientação no sentido de que, se a pretensão do autor é a investigação de sua paternidade, a ação é imprescritível, estando incluído no pedido principal o cancelamento do registro anterior, como decorrência lógica da procedência daquela ação.

Artigo anterior
Como colocar continua na tabela?
Artigo seguinte
O que é Gestão Financeira e econômica?