Quais os tipos de doença periodontal?

Perguntado por: Rebeca Verónica Magalhães de Barros  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Quais são os principais tipos de doenças periodontais?
  • Gengivite. ...
  • Periodontite. ...
  • Periodontite avançada. ...
  • Sangramento durante a escovação. ...
  • Vermelhidão e inchaço da gengiva. ...
  • Mau hálito.

Quais são as doença periodontal?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

O que causa a doença periodontal?

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

DOENÇA PERIODONTAL: SINAIS E TRATAMENTOS (com Dr. Pedro Albertoni)

25 questões relacionadas encontradas

Qual a principal característica Clínica das Doenças Periodontais Necrosantes?

A doença periodontal necrosante é uma infecção caracterizada por necrose e ulceração das papilas interdentárias, hemorragia gengival e dor.

Quais são as características clínicas das doenças periodontais Necrosantes?

Quais são os sinais e sintomas mais comuns? Úlceras e necroses nas papilas e margens gengivais, sangramento gengival, formação de crateras entre os dentes (ausência da gengiva), dor, aumento de volume dos nódulos linfáticos, febre e mal-estar.

Como se pega periodontite?

Os estudos sugerem que as bactérias causadoras da doença periodontal podem transmitir-se através da saliva, entre pessoas geneticamente suscetíveis. Isto significa que quando um familiar ou um dos elementos do casal entre em contato com a saliva contaminada, existe risco de contrair a doença periodontal.

Qual a principal causa da gengivite?

Fatores de risco
  • Tabagismo.
  • Excesso de peso.
  • Gravidez.
  • Diabetes.
  • Medicamentos contraceptivos.
  • Alterações hormonais.
  • Déficits no sistema imunológico.
  • Menopausa.

O que causa a Piorreia nos dentes?

A periodontite – conhecida popularmente como piorréia – é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes que se dá, principalmente, pelo acúmulo de bactérias nestas regiões. Ela é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas.

O que é cárie e doença periodontal?

Tanto a doença da gengiva quanto cárie têm início na formação da “placa bacteriana”. A placa bacteria é um dos resultados de uma má higiêne bucal, falta de uso de fio dental, escovação inadequada e com pouca freqüência são algumas caracteristicas.

Quais as características clínicas da doença periodontal?

Sinais e sintomas

Sangramento: gengiva que sangra facilmente ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Inchaço: gengiva inchada, vermelha ou dolorida. Retração gengival: diminuição do tecido gengival que recobre o dente. Mau hálito: mau hálito ou gosto ruim persistente na boca.

Quais são as complicações da doença periodontal?

A Doença Periodontal e suas complicações
  • sangramento gengival;
  • mau hálito persistente (halitose);
  • gengivas vermelhas, inflamadas e sensíveis;
  • retração gengival;
  • presença de secreção purulenta entre o dente e a gengiva;
  • mobilidade dentária.

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

Como é o tratamento da doença periodontal?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

O que piora a gengivite?

Comer balas, doces e outros alimentos com açúcar

Por isso, é importante não exagerar no consumo de alimentos cariogênicos, como balas, bolos, pães e massas. Eles também favorecem o surgimento de bactérias na boca.

O que fazer para acabar com a gengivite?

Solução de água morna e sal

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Como é a dor da gengivite?

6. Gengivite. A gengivite consiste numa inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, provocando dor na gengiva e entre os dentes, sangramento, inchaço e vermelhidão.

Porque a periodontite não tem cura?

“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

Quem tem periodontite pode beijar?

Não podemos afirmar que a periodontite é contagiosa ou transmissível, isto é, não se pode dizer categoricamente que a periodontite se “pega” ou “passa” através do beijo, por exemplo.

Quem tem periodontite pode extrair dente?

Infecções, cáries, inflamações e periodontite

Cáries profundas ou infecções podem comprometer ossos, dentes e ligamentos. Se elas não forem tratadas rapidamente e da maneira correta, podem abrir espaço para contaminações e necrose do nervo. Nessas situações, a extração do dente é necessária.

Quais são as características clínicas da gengivite ulcerativa necrotizante?

A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) é uma infecção dolorosa das gengivas que causa febre, às vezes hálito fétido e sensação de mal-estar. Se as bactérias normais na boca crescerem além do normal, as gengivas podem se tornar infectadas. As gengivas doem e, às vezes, as pessoas têm extremo mau hálito.

Qual a diferença entre PUN e gun?

A GUN se apresenta como uma infecção aguda na gengiva sem o envolvimento de outros tecidos do periodonto. Se ocorrer o avanço da doença em direção e promovendo perdas no aparato de inserção periodontal, ela passa a se denominar periodontite ulcerativa necrosante (PUN)2-6.

Quais as características sinais e sintomas da Gun no que se diferencia da Pun qual o tratamento de cada uma delas?

É uma infecção dolorosa das gengivas. Os sintomas incluem dor aguda, sangramento e hálito fétido. O diagnóstico baseia-se em achados clínicos. O tratamento inclui desbridamento cuidadoso, melhora da higiene oral, enxágues bucais, cuidados de suporte, e, se o desbridamento precisar ser adiado, antibióticos.

Qual o diagnóstico diferencial de primeira escolha da gengivite necrosante?

Os achados mais característicos da GUNA são a presença de lesões necróticas na gengiva interdental (marginal), sangramentos e dores locais. Nos estágios iniciais, a destruição está quase sempre localizada em uma ou mais das papilas interdentais.

Artigo anterior
Qual a velocidade nas vias urbanas?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura faculdade de assistente social?