O que é a técnica Maitland?

Perguntado por: Frederico Tavares de Mota  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

O Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização ...

Qual a diferença entre a técnica Mulligan e Maitland?

Maitland argumenta que a resposta da dor comparável “é quase sempre encontrada com o movimento não fisiológico em vez do movimento fisiológico”. Por outro lado, Mulligan aplica movimento em simpatia com o movimento fisiológico.

O que é a técnica de Mulligan?

As técnicas do Conceito Mulligan foram desenvolvidas para reparar as “falhas posicionais”. É uma das técnicas de terapia manual mais seguras e confortáveis para o paciente, resultando em alivio imediato da dor.

Quais são os graus utilizados na mobilização de Maitland?

Método Maitland
  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau III: mobilização de grande amplitude que chega à barreira restritiva;
  • Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega à barreira restritiva;

Para que serve a mobilização passiva?

A Mobilização Passiva é um mecanismo de recuperação que consiste em fazer com que um paciente acamado, especialmente, consiga recuperar seus movimentos.

Conceito Maitland - Avaliação / Exame Objetivo (prática 2) Fisioterapia Dr Robson Sitta

36 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo da mobilização articular?

A mobilização serve para movimentar as articulações e evitar que fiquem enrijecidas (enferrujadas).

O que é mobilização ativa e passiva?

Pode também ser definida como “ato pelo qual se põe em movimento um membro ou articulação com problemas, que pode ser uma mobilização passiva, quando executada pelo profissional, ou ativa, se executada pelo próprio utente” (Rey, 1999, p.

Quais são as técnicas de mobilização articular?

Técnicas de Mobilização Articulares (por exemplo, Maitland, Mulligan, técnicas de Kaltenborn) Exercícios de mobilidade (por exemplo, exercícios McKenzie) Técnicas de Energia Mínima (técnicas de reposicionamento de articulação ativa baseadas em osteopáticos) Manipulação Conjunta.

O que é Maitland?

Thomas Maitland (1759 - Malta, 1824) foi um militar, administrador colonial e político britânico. Representou na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico a circunscrição de Haddington nos anos de 1790-1796, 1802-1806 e 1812-1813. Foi elevado a Privy Councillor a 23 de Novembro de 1803.

Como mobilizar a coluna vertebral?

Mobilidade em rotação de tronco

Deite de lado, alinhe suas palmas das mãos e inspire (puxe o ar), vá expirando (soltando o ar) lentamente e levando seu braço de cima até o outro lado, fazendo assim uma rotação de tronco, sem desalinhar os membros inferiores.

Que sinais ou sintomas articulares podem ser tratados pelo Mulligan?

Princípios do conceito Mulligan

Esses sinais podem ser perda de movimento articular, dor associada ao movimento ou dor associada a atividades funcionais específicas (ou seja, dor lateral do cotovelo com extensão de punho resistida, tensão neural adversa).

São consideradas indicações para a utilização das técnicas de Mulligan?

O Conceito Mulligan é indicado para pessoas que se queixam de dores, restrições articulares e buscam ganho de amplitude dos movimentos.
  • Dores e restrições articulares (artroses, fibroses, entorses, pós-operatório, etc.);
  • Ganho de amplitude de movimento.

Quem foi Mulligan?

Fisioterapeuta formado na Nova Zelândia em 1954, engajado no interesse em terapia manual por Stanley Paris, ainda na década de 60. ... O conceito Mulligan foi desenvolvido pelo Dr Brian Mulligan na década de 80 e trata-se de uma técnica de terapia manual que visa o reposicionamento articular.

Qual a vantagem de se utilizar as técnicas de Mulligan em relação a outras técnicas de mobilização convencionais?

O grande diferencial do Conceito Mulligan como as outras técnicas de mobilização é que ao invés de ser aplicada na posição deitada, ela será aplicada na posição sentada ou em pé.

Quais são as técnicas de terapia manual?

Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Quiropraxia, Rolfing, Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, Mobilização Neural, Estabilização Segmentar Terapêutica, etc…

O que é MWM fisioterapia?

A mobilization with movement (MWM), de Brian Mulligan, é uma técnica de terapia manual que se baseia na teoria da falha posicional articular e também tem indicação de reduzir dor e ganhar arco de movimento.

Quais são os graus de mobilização articular?

Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva; Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva; Grau V: ...

O que é a mobilização neural?

A Mobilização Neural (MN) é uma técnica que tem como objetivo restaurar o movimento e a elasticidade do SN, o que promove o retorno às suas funções normais e a redução do quadro sintomático (9). Embora a MN não seja amplamente conhecida, essa ideia de aplicar um tratamento mecânico para o tecido neural não é nova.

Quais os tipos de mobilização?

Os movimentos fisiológicos são: extensão, flexão, rotação, adução, abdução, pronação, e supinação. Movimentos acessórios podem apenas ser executados pelo terapeuta. Os movimentos acessórios são: aproximação, separação, deslizamento, rolamento, e o girar.

O que é mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.

O que significa movimento passivo?

Movimentos passivos

São aqueles que requerem o auxilio do terapeuta durante a execução. São indicados quando a musculatura do paciente é frágil e não há segurança na execução. Casos de pós-operatório ou de inflamações locais sugerem esse tipo de movimentação.

O que é exercício passivo?

Exercício passivo: Destinado a pessoas que não podem participar ativamente do exercício. Não é necessário que elas façam esforço. O terapeuta move os membros para prevenir contraturas (a rigidez permanente dos músculos que resulta da falta de movimento), entre outros objetivos.

Quais as diferenças entre movimentos ativos ativo assistidos e passivos?

Passivos: realizados por uma força externa. Os músculos envolvidos no tratamento não estão atuando. ... Ativo assistido: movimento feito voluntariamente pelos músculos envolvidos no movimento, com auxílio de força externa para atingir a amplitude de movimento total da articulação.

Para que serve a mobilização articular?

* * * Técnicas de tração articular A tração se refere à técnica, que envolve puxar um segmento articular para produzir algum tipo de separação das duas superfícies articulares. Função: A tração pode reduzir a dor e a hipomobilidade articular.

Quais as contra indicações da mobilização articular?

Precauções e Contra-indicações para Mobilização Articular

Existe essencialmente apenas uma precaução / contra-indicação para a mobilização articular; Essa é uma disfunção articular hipermóvel ou outro tecido instável.

Artigo anterior
O que é permacultura princípios e propostas?
Artigo seguinte
O que significa desconcentração e descentralização da administração pública?