Como é constituída a margem continental?

Perguntado por: Martinho Amaral de Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

A margem continental é dividida basicamente em três camadas: plataforma continental, talude continental e sopé continental. Essas fatias estão todas assentadas sobre a crosta oceânica. Quando acontecem terremotos ou abalos sísmicos, a crosta oceânica se movimenta.

O que é uma margem continental?

Borda ou margem de um continente que coincide com limite de placa que está sofrendo subducção por placa oceânica.

Como é constituída a plataforma continental?

De acordo com essa convenção, a plataforma continental de um país costeiro é constituída pelo leito e subsolo de regiões submarinas que se prolongam além do mar territorial, até uma distância de 200 milhas marítimas.

Como podem ser as margens continentais?

As margens continentais são agrupadas em dois tipos principais: (1) margens passivas (tipo Atlântico) e; (2) margens ativas (tipo Pacífica).

O que é forma continental?

Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, a plataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas.

MARGENS CONTINENTAIS (JGSB)

30 questões relacionadas encontradas

O que a plataforma continental representa?

A plataforma continental representa a extensão submersa dos continentes, sendo normalmente uma região bastante plana, com gradientes inferiores a 1:1000.

Qual a característica da plataforma continental do Né do Brasil?

A Plataforma Continental sul do Brasil possui três fácies sedimentares características: areia, lama e biodetritos. A primeira domina a plataforma interna e média. A segunda cobre principalmente as plataformas médias e externas, em praticamente toda sua extensão.

O que são margens continentais passivas e margens continentais ativas?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

O que é margens continentais passivas?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

O que são marés e como podem ser?

Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra.

Como é conhecida a plataforma continental brasileira?

O governo brasileiro então criou o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (Leplac), coordenado pela Comissão Interministerial de Recursos do Mar, liderada pela Marinha.

O que é uma plataforma continental jurídica?

Pela definição jurídica de plataforma continental, vemos que a PCJ de um Estado costeiro pode englobar as feições fisiográficas conhecidas como plataforma, talude 3. e elevação 4. continentais, e, em algumas circunstâncias, inclusive regiões da planície abissal.

Como Divide-se o relevo submarino?

O relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais.

Que são bacias oceânicas?

Bacias oceânicas são áreas extensas e profundas com relevo relativamente plano. São regiões lateralmente dispostas as dorsais médio-oceânicas que apresentam relevo relativamente plano.

O que significa assoalho oceânico?

O assoalho oceânico é a superfície sólida no fundo do mar. É inteiramente formado por magma basáltico, coberto por uma fina camada de sedimentos. Este basalto vem sendo expelido ao longo das dorsais meso-oceânicas há milhões de anos, de forma contínua.

Quais são as principais características do relevo submarino?

O relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais. A superfície terrestre apresenta uma grande variedade de formas e irregularidades.

Qual é a diferença entre o processo de subducção e o processo de Obducção?

Em certos casos, ocorre um bloqueamento da subducção, principalmente quando uma placa continental é arrastada sob um arco insular. A crosta oceânica deixa de se afundar sob um continente e, ao contrário, tende a cavalgá-lo. Este fenómeno denomina-se obducção.

Quais são os principais processos geológicos resultantes da movimentação das placas tectônicas?

Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.

Quais placas tectônicas foram responsáveis pelo terremoto no México?

Os dois grandes terremotos de 2017, conta ela, ocorreram na Placa de Cocos, em duas falhas geológicas completamente diferentes — uma no centro do México e outra no golfo de Tehuantepec. "O desta manhã teve lugar em uma zona onde as Placas de Cocos e da América do Norte fazem contato."

Como ocorre uma zona de subducção?

As zonas de subducção são áreas em que o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.

Quais são as características da plataforma continental?

Plataforma Continental

É a porção do fundo oceânico que margeia os continentes, indo da linha da costa até a profundidade de aproximadamente 200 m. É plana, com uma inclinação muito suave (1 m de declive para cada 1.000 m de extensão) e largura variável (70 a 80 km em média, podendo chegar a várias centenas).

Quais foram principais fatores que contribuíram para a formação da plataforma continental ao longo do tempo geológico?

Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa. No Brasil, encontram-se ambas as estruturas, por se tratar de uma estrutura geológica sem atividades vulcânicas, ou seja, com estabilidade tectônica.

O que explica a extração de petróleo no Brasil está concentrada na plataforma continental?

A evolução tectono-sedimentar meso-cenozóica da margem continental brasileira propiciou o desenvolvimento desses elementos-chave, cuja presença é requisito fundamental a que uma determinada região seja atrativa para a prospecção petrolífera.

Por que a plataforma continental é importante para os seres humanos e os outros seres vivos?

Plataforma continental, 10% da área dos oceanos, responde por 90% da produção da pesca. ... Como resultado, as áreas de plataforma continental fornecem 90% do peixe produzido no mundo, de acordo com vários estudos.

Qual a importância da Zona Económica Exclusiva?

A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental.

Artigo anterior
Como é determinado o prazo de validade?
Artigo seguinte
Como Magnus morre Vikings?