O que é a receita?

Perguntado por: Matheus Eduardo Fernandes  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade ou patrimônio (economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos.

O que é a receita de uma empresa?

Receita é todo dinheiro que entra na empresa a partir de sua atividade principal – seja comércio, serviço ou indústria; Lucro é todo o dinheiro que sobra depois de descontar da receita os custos e despesas para manter o negócio; Caixa é quanto dinheiro a empresa tem disponível para usar.

O que é uma receita financeira?

Receita financeira é o ganho que uma empresa tem com aplicações financeiras ou qualquer rendimento proveniente da cobrança de juros.

Como saber a receita de uma empresa?

A Receita Total de uma empresa pode ser compreendida como a multiplicação entre o preço pelo qual foram vendidos os produtos ou serviços e a quantidade de vendas que aconteceram dos mesmos, ou seja: Receita Total = Preço x Quantidade.

O que é receita na contabilidade exemplos?

Na contabilidade, receita é o dinheiro que uma empresa recebe das suas atividades comerciais normais. É quando aquela senhora com um vestido rosado chega na padaria e dá R$ 15,00 por uma fatia de um bolo com creme de chocolate e avelã. Esses R$ 15,00 são considerados RECEITA.

Receitas e despesas

15 questões relacionadas encontradas

O que é despesa é o que é receita?

A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.

O que é a receita no balanço patrimonial?

A receita é o direito da empresa de receber um determinado montante, no imediato ou num momento futuro. Resulta, por exemplo, de operações de venda de bens e de prestação de serviços. Despesa é a obrigação que a empresa tem de efetuar um determinado pagamento, no imediato ou em momento futuro.

Como saber a receita de uma empresa pelo CNPJ?

1) Acesse o site da Receita Federal: LINK DIRETO PARA A RECEITA FEDERAL ; Em seguida, será redirecionado para a Receita Federal; 2) Nessa página preencha o campo, o “CNPJ”. Basta inserir os 14 números referentes ao cadastro da empresa e em seguida, marque a opção “não sou um robô”, e clique em consultar.

Como calcular a receita mensal de uma empresa?

Tome, por exemplo, um artesão de couro que vende botas por R$ 100 o par. Se ele vende regularmente 50 pares por mês, sua receita total é de R$ 5.000 (R$ 100 x 50 = R$ 5.000).

Quais são as deduções da receita?

Deduções da Receita Bruta

São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.

São considerados como receita financeira para fins tributários?

Conheça quais são os principais tipos de receitas financeiras segundo à legislação de imposto de sobre renda, de lei 8.134 de 1990.
  • Juros;
  • Descontos recebidos;
  • Rendimentos de aplicações financeiras de renda fixa;
  • Receitas de títulos vinculados ao mercado aberto;
  • Receitas sobre qualquer outro investimento temporário;

O que são receitas não Tributaveis?

è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL:

RECEITAS NÃO TRIBUTÁVEIS OU ISENTAS: ... 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art. 379. 3) Ganho de Capital obtido nas operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária, art.

O que são receitas não operacionais exemplos?

As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).

Qual a diferença entre lucro e receita?

E muitas pessoas procuram a diferença entre receita e lucro, e por isso, é preciso saber que o lucro é todo o dinheiro que sobra após os descontos, mas utilizado em investimentos. Ou seja, lucro líquido = (receitas - descontos) - despesas e custos. Além disso, o lucro também tem divisão de bruto e líquido.

Qual a diferença entre receita e faturamento?

Receita Bruta: A receita bruta nada mais é do que um sinônimo de faturamento, ou seja, faturamento e receita bruta, de fato, são a mesma coisa. Eles representam o valor bruto arrecadado pela empresa com as vendas, sem o desconto dos devidos impostos que ainda serão recolhidos.

O que são despesas de uma empresa?

As despesas são geralmente confundidas com os custos dentro de uma empresa. ... As despesas são todos os gastos utilizados, direta ou indiretamente, para gerar receita. Já os custos se referem aos gastos diretamente relacionados à produção do produto ou prestação do serviço.

Como calcular a receita média?

A receita média por cliente, também conhecida como Average Revenue Per User (ARPU), representa o valor líquido que cada usuário ou consumidor oferece para a empresa. Seu cálculo é feito por meio da divisão entre o total de vendas pelo total de clientes durante determinado período.

Qual é a fórmula para o cálculo de lucro?

Basicamente, o lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho (a fórmula para calcular é: lucro bruto = receitas totais – custos).

Como calcular a variação total da receita?

Como calcular a variação de receita com percentuais
  1. Step 1. Subtraia a receita inicial pela final para encontrar a variação. ...
  2. Step 2. Divida a variação de receita pela receita original para encontrar a taxa de variação. ...
  3. Step 3. Multiplique a taxa por 100 para encontrar o percentual de variação de receita.

Como imprimir o cartão do CNPJ de uma empresa?

Para imprimir o cartão do CNPJ, acesse a página de emissão do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, no site da Receita Federal. Em seguida, digite o número do CNPJ no campo "CNPJ". Marque a opção "Não sou um robô" e, então, clique no botão "Consultar".

Quais despesas entram no balanço patrimonial?

Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio.
...
O que são contas a pagar?
  • aluguel;
  • água;
  • luz;
  • telefone;
  • internet;
  • impostos;
  • fornecedores;
  • salário dos funcionários;

Como achar a receita no balanço patrimonial?

Onde verificar a receita líquida nos balanços de uma empresa

O empresário pode conferir a receita líquida do seu negócio no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), uma ferramenta que tem informações importantes sobre a situação financeira da empresa.

Como contabilizar a receita de vendas?

VENDAS DE MERCADORIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS - CONTABILIZAÇÃO. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (“regime de caixa”).

O que é uma despesa na contabilidade?

Para a contabilidade, despesas são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, mas não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, como é o caso dos custos.

Artigo anterior
O que é wakame?
Artigo seguinte
Porque o exercício físico pode prevenir a osteoporose?