Quem pode ser árbitro no processo?

Perguntado por: Júlia Gonçalves  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

13. Pode ser árbitro qualquer pessoa capaz e que tenha a confiança das partes. § 1º As partes nomearão um ou mais árbitros, sempre em número ímpar, podendo nomear, também, os respectivos suplentes.

O que é preciso para ser árbitro judicial?

Na escolha do árbitro deve-se levar em conta o seu conhecimento técnico sobre a matéria em litígio, bem como que tenha conhecimentos básicos em Direito e Arbitragem. Profissionais das mais diversas áreas podem exercer eventualmente o papel de árbitro sem abrir mão de seu ofício de origem.

Qual a diferença entre árbitro e juiz?

O árbitro só julga quando indicado para decidir um caso específico. O juiz é um funcionário remunerado pelo Estado que julga assuntos variados e tem poder para fazer cumprir suas decisões.

Quem está impedido de ser árbitro?

Estão impedidos de funcionar como árbitros as pessoas que tenham, com as partes ou com o litígio que lhes for submetido, algumas das relações que caracterizam os casos de impedimento ou suspeição de juízes, aplicando-se-lhes, no que couber, os mesmos deveres e responsabilidades, conforme previsto no Código de Processo ...

Quem escolhe os árbitros?

O artigo 13 da Lei de Arbitragem brasileira trata do processo de escolha dos árbitros, que serão nomeados pelas partes, sempre em número ímpar, podendo nomear, também, os respectivos suplentes.

Quem pode ser Árbitro

34 questões relacionadas encontradas

Quem indica os árbitros para compor o tribunal arbitral?

7º desta Lei. § 3º As partes poderão, de comum acordo, estabelecer o processo de escolha dos árbitros, ou adotar as regras de um órgão arbitral institucional ou entidade especializada. § 4º Sendo nomeados vários árbitros, estes, por maioria, elegerão o presidente do tribunal arbitral.

Qual é o sinônimo de árbitro?

10 sinônimos de árbitro para 4 sentidos da palavra árbitro: 1 juiz, mediador. 2 senhor, soberano. 3 padrão, exemplo, modelo.

Qual é o salário de um juiz arbitral?

32 – Quanto ganha um juiz arbitral ? Atualmente, o subsídio de um Juiz em entrância inicial é fixado em R$ 27.500,17 e não pode exceder o teto constitucional dos Ministros do STF, de R$ 33.763,00.

Em que momento a parte deverá arguir esse impedimento suspeição?

Art. 146. No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.”

Quais os poderes do árbitro?

O árbitro possui, apenas, poder de dizer de quem é o direito (jurisdição cognitiva). Não possui o poder de forçar o cumprimento da decisão (tutela executiva) de forma direta (coerção direta). Esta última é monopólio do Estado e, por esse motivo, deve ser pleiteada perante o juízo estatal.

Qual a diferença entre árbitro e juiz de futebol?

​Basicamente, o árbitro é aquele que fiscaliza o cumprimento das regras, enquanto que o juiz é aquele que tem o poder de decidir quem foi o vencedor. ... Desta forma, nos esportes em geral temos os árbitros. No futebol ou no futsal, por exemplo, se a partida empatar, terá prorrogação e depois pênaltis.

Quem trabalha em uma partida de futebol o juiz ou o árbitro?

Cada partida é dirigida por um árbitro, o qual terá autoridade total para fazer cumprir as regras do jogo para o qual tenha sido designado. Ele trabalhará em cooperação com os árbitros assistentes e o quarto árbitro. Segundo a regra, as decisões do árbitro sobre fatos em relação ao jogo são definitivas.

Qual é a função de um juiz arbitral?

2 CONCEITO DE JUIZ ARBITRAL

Portanto, o Juiz Arbitral não abriga apenas a figura de mero um conciliador. Seus poderes lhe conferem o “status” de homologador de um acordo firmado entre partes, caso o acordo não seja possível, por seus poderes conferidos por Lei Federal, sentenciará, a qual, será condenatória.

Quais são os requisitos para ser árbitro?

Não é necessário ter uma formação específica para trabalhar com a Arbitragem. A lei determina que qualquer pessoa tem a possibilidade de seguir carreira na área, atuando como árbitro nacional ou até mesmo internacional — nesse último caso, é possível trabalhar na solução de conflitos entre os países.

Quais os requisitos necessários para desempenhar a função de árbitro?

A Lei n.º 9.307, de 23 de setembro de 1996, em seu artigo 13, fixa dois requisitos incontornáveis para que se possa exercer a função de árbitro: primeiro, ser pessoa capaz; segundo, que tenha a confiança das partes.

Quando arguir suspeição?

No prazo de 15 (quinze) dias, a contar do conhecimento do fato, a parte alegará o impedimento ou a suspeição, em petição específica dirigida ao juiz do processo, na qual indicará o fundamento da recusa, podendo instruí-la com documentos em que se fundar a alegação e com rol de testemunhas.

Quando pedir a suspeição de um juiz?

O juiz será considerado suspeito por sua parcialidade quando for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer das partes, receber presente antes ou depois de iniciado o processo, aconselhar alguma das partes sobre a causa, entre outros.

Quais são as hipóteses legais do impedimento e da suspeição?

O artigo 252 do Código de Processo Penal descreve, objetivamente, as hipóteses em que o juiz fica impedido de exercer sua função de jurisdição : 1) caso seu cônjuge ou parente tenha de alguma forma atuado no processo; 2) quando o próprio juiz tiver exercido outra função (advogado, servidor por exemplo) no mesmo ...

Precisa ser advogado para ser Juiz Arbitral?

Segundo o artigo 13, caput, da Lei de Arbitragem, os advogados podem ser árbitros, como também podem ser os médicos, psicólogos, contadores, comerciantes etc., desde que atendidos os requisitos exigidos (pessoa capaz e de confiança das partes).

Quem paga Arbitragem?

Quem paga as despesas com a arbitragem? A arbitragem é custeada pelas partes, que poderão dispor a respeito previamente. Poderão estabelecer que as custas serão divididas na metade, ou que o árbitro decida.

O que significa árbitro na Bíblia?

Significado de Árbitro

Quem atua como um juiz, mediando ou resolvendo disputas, litígios.

O que é o que é arbitragem?

A arbitragem é um método de resolução de conflitos, no qual as partes definem que uma pessoa ou uma entidade privada irá solucionar a controvérsia apresentada pelas partes, sem a participação do Poder Judiciário.

Qual é a função do árbitro no futebol?

Funções: Assegurar o cumprimento das leis do jogo de forma imparcial, estar atento às faltas dos jogadores, controlar o tempo de duração da partida. Requisitos: Ter mais de dezoito anos e estar inibido de deficiências físicas.

Artigo anterior
Qual é o animal mais importante da natureza?
Artigo seguinte
O que a babosa faz para a pele?