O que é a Inscrição Estadual?

Perguntado por: Vera Sá de Gaspar  |  Última atualização: 12. Januar 2022
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No Brasil, a Inscrição Estadual é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita estadual do estado onde está estabelecido.

Onde encontrar a Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual pode ser consultada no site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA), que é a plataforma federal responsável por consolidar e disponibilizar informações de contribuintes aos entes fazendários estaduais.

O que é Inscrição Estadual é o mesmo que CNPJ?

Composta por uma série de números, a Inscrição Estadual lembra muito o CNPJ. É um número liberado pela Secretaria de Fazenda de cada estado no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços) da empresa. Digamos que é o registro formal do negócio junto à Receita Estadual.

Qual é a Inscrição Estadual do MEI?

Apenas o MEI que realiza atividade comercial no setor de serviços não contribui com o ICMS, não sendo necessária a inscrição. Para setores de comércio e indústria ou comércio e serviços, a inscrição deve ser feita de acordo com a regra do estado.

Qual é o número da Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é um número composto por nove dígitos. Independentemente do Estado, a IE sempre terá nove dígitos que significam: Os 2 primeiros números indicam o estado de cadastro; Os 6 números são os números de inscrição de cada empresa.

MEI: saiba o que é a Inscrição Estadual/Municipal | MEI Fácil

23 questões relacionadas encontradas

Como saber o número da Inscrição Estadual da empresa pelo CNPJ?

Como saber se a empresa tem Inscrição Estadual
  1. Acesse o site www.sintegra.gov.br.
  2. Você deverá clicar no estado da empresa que deseja efetuar a consulta.
  3. Preencha o número do CNPJ.
  4. Faça a validação anti robô da SEFAZ.
  5. Clique para pesquisar.

Como saber o número da Inscrição Estadual de minha empresa?

1 - Acesse o site do SINTEGRA: http://www.sintegra.gov.br/ 2 - No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita: 3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

O que é necessário para ter inscrição estadual?

Após abrir o CNPJ, o empreendedor ou contador deve entrar no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado e procurar pelo campo para fazer a inscrição.
...
Como abrir a sua inscrição estadual
  1. RG;
  2. CPF;
  3. CNPJ;
  4. Comprovante de endereço residencial e empresarial;
  5. Alvará de funcionamento;
  6. E-mail válido.

Como fazer a inscrição estadual RJ MEI?

O MEI é impedido pela legislação do Rio de Janeiro a obter Inscrição Estadual. Caso precise efetuar emissão de notas fiscais de suas vendas, coisa que não é obrigada, basta cadastrar-se no site da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica RJ (NFA-e RJ) e emitir o documento desejado.

Como imprimir a inscrição estadual?

Como imprimir a Inscrição
  1. Acessar o site do SINTEGRA.
  2. Selecione seu estado e insira dados solicitados.
  3. Clique em imprimir. FAVORITAR.

O que é NIRE é o mesmo que Inscrição Estadual?

Inscrição Estadual e NIRE são a mesma coisa? A Inscrição Estadual não é a mesma coisa que o NIRE. A IE é um registro da empresa no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que dá permissão a empresa de comercializar produtos ou serviços.

O que é a inscrição da empresa?

A Inscrição Estadual é um número que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e a identifica como um estabelecimento regular. Essa inscrição permite que a empresa possa comercializar produtos ou serviços que tenham repasse de mercadorias. ... Logo, a inscrição estadual é obrigatória.

Qual a diferença entre Inscrição Estadual e inscrição municipal?

A Inscrição Municipal está vinculada à Prefeitura, ao governo municipal. Já a estadual, ao Governo do Estado. Como você já sabe, todas as empresas precisam da Inscrição Municipal. Já a inscrição estadual, será exigida das empresas ligadas às atividades de comércio.

Quem tem que ter Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual é obrigatória apenas para os contribuintes do ICMS: Empresas que vendem mercadorias – seja presencialmente ou online; Prestadoras de serviço de transporte insterestadual ou intermunicipal; Prestadoras de serviço de comunicação.

O que é uma empresa isenta de Inscrição Estadual?

Contribuinte Isento é quem realiza atividades sujeitas a tributação do ICMS, mas foi dispensado (ou proibido) de ter uma Inscrição Estadual. Por isso, se você tentar emitir uma NFe ou um CTe para alguém isento, mesmo tendo preenchido o campo da Inscrição Estadual, não conseguirá autorizar o documento.

Como fazer a Inscrição Estadual SP?

O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários com certificado digital podem entregá-los via SIPET. ​Não há taxa.

Como fazer a inscrição estadual para MEI?

Acesse o site da Secretaria Estadual da Fazenda

Na maioria dos Estados, o procedimento para a inscrição estadual para o MEI é online, por isso acesse o portal eletrônico da Secretaria de Fazenda do Estado onde está a sede da empresa.

Como consultar inscrição estadual MEI RJ?

Clique no botão abaixo para ser direcionado para o site da SEFAZ-RJ onde estão disponíveis informações sobre os serviços de concessão, baixa, paralisação, reativação e consulta de inscrição estadual, além de alteração de contabilista e outros dados cadastrais.

Como cadastrar MEI na receita estadual?

Na maior parte dos Estados, o procedimento relacionado à Inscrição Estadual para o MEI é inteiramente online. Portanto, acesse o site da Sefaz do Estado onde está a sede da empresa, e procure pelo link da página de requerimento da Inscrição Estadual.

Como solicitar Inscrição Estadual no Redesim?

1) Para solicitar baixa de inscrição Estadual no Cadastro de Contribuintes do ICMS, o interessado deverá acessar o Formulário de inscrição e alteração cadastral seguindo as orientações disponíveis no Portal do Redesim acessando o serviço "Já Possuo Pessoa Jurídica" >> "Baixa".

O que é preciso para ter CNPJ?

Segue alguns passos que você precisará fazer – junto com o contador de confiança para ter seu CNPJ Ltda:
  1. Contratar um contador.
  2. Definir o CNAE.
  3. Definir a configuração da Empresa.
  4. Fazer a Análise Prévia de Localidade.
  5. Elaborar o contrato social.
  6. Registro na Junta Comercial ou Cartório.
  7. Emitir o CNPJ.

Como saber o número de Inscrição Municipal da minha empresa?

Como encontrar o número da Inscrição Municipal e onde ela consta? A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada. Este documento deve ficar exposto, bem visível na sede da sua empresa.

Como ver minha Inscrição Municipal?

Como consultar o número da inscrição municipal?
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio – Neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU – aqui o número inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.

Como achar Inscrição Municipal pelo CNPJ?

Para consultar a Inscrição Municipal de uma empresa você deverá pesquisar se a prefeitura do município da empresa disponibiliza algum site para consulta de informações.

Como saber se o CNPJ e isento de inscrição estadual?

Para consultar uma Inscrição Estadual e verificar informações fiscais do destinatário, é preciso acessar o site do Sintegra. A consulta serve para verificar se o cliente é contribuinte de ICMS, não contribuinte ou isento de Inscrição Estadual.

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