O que é a parte B do Lalur?

Perguntado por: Íris Luísa Mota de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
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A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.

Qual a finalidade da parte A do Lalur e da parte B?

Lucro Real Trimestral: na Parte A, os ajustes ao lucro líquido do período serão feitos no curso do trimestre, ou na data de encerramento deste, no momento da determinação do Lucro Real. Enquanto na Parte B, concomitantemente com os lançamentos de ajustes efetuados na Parte A, ou ao final do período de apuração.

São controlados na parte B do Lalur?

Parte B, destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos futuros.

Como preencher a parte B do Lalur no ECF?

Entretanto, caso queira, é possível efetuar alterações nos lançamentos do Lalur diretamente no PVA da ECF, tanto na Parte A quanto na parte B. Para isso, clique no botão Editar Escrituração, e acesse o menu LALUR / Parte B – Controle das contas / Identificação da conta na parte B.

O que é a parte A do Lalur?

O LALUR é dividido em 2 partes: PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.

ENTENDA O LIVRO LALUR - Apuração do Lucro Real- Parte (A) e (B)@Adriana Ferreirawa Tributarista

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O que deve ser escriturado na parte A do Lalur?

A Parte A do e-LALUR e do e-LACS deverá conter:

Os lançamentos de ajuste do lucro líquido do período, devem ser feitos com individuação e clareza. f) o Lucro Real do período, ou o prejuízo fiscal do período compensável em períodos subsequentes.

Como preencher o Lalur parte B?

Configurado o LALUR, pode realizar nesse mesmo módulo o preenchimento das fichas da ECF: Acesse o menu Arquivos > Cadastro de Saldos Iniciais da Parte B e informe o código RFB nos lançamentos cadastrados nessa tela, caso tenha.

O que lançar no registro M410 do ECF?

O registro M410, refere-se ao lançamento na conta da Parte B do e-Lalur e do e-Lacs, sem reflexo na parte A e só é gerado pelas empresas tributadas pelo Lucro Real. Porém, esse registro é dependente do preenchimento correto de vários campos.

O que informar no registro M010 da ECF?

O Registro M010 cadastra os saldos iniciais no período da escrituração das contas da parte B utilizadas no e-Lalur e no e-Lacs. O registro pode ser replicado da ECF anterior, importado e/ou editado.

Como fazer o preenchimento do Lalur?

Clique em Cadastros>>LALUR/LACS>>Naturezas dos Ajustes (Parte A), verifique e/ou inclua as contas para ajuste do lucro líquido (Adições, Exclusões e Compensações), nas contas da Parte A do LALUR e LACS, daí, informe o tipo da tabela dinâmica do ECF que será realizado o De/Para das contas cadastradas.

O que pode ser excluído do Lalur?

è EXEMPLOS DE EXCLUSÕES AO LUCRO REAL:

389. 2) Lucros e Dividendos recebidos, tributados nas pessoas jurídicas que o distribuíram, art. 379. 3) Ganho de Capital obtido nas operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária, art.

Quais são as despesas dedutíveis no Lucro Real?

  • CONCEITO DE DESPESA OPERACIONAL DEDUTÍVEL.
  • TRIBUTOS E MULTAS POR INFRAÇÕES FISCAIS.
  • FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO.
  • DESPESA COM CONSERVAÇÃO DE BENS E INSTALAÇÕES.
  • JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO.
  • OUTROS JUROS DE CAPITAL.
  • DESPESA COM PESQUISA CIENTÍFICA.
  • DESPESA COM ALUGUEL E ROYALTIES.

O que é livro Lalur quantas partes é composto e qual a finalidade de cada uma?

O Lalur é, em resumo, composto por duas partes: uma para ajustes e outra para controle de valores. Na parte de ajustes, como o nome sugere são informados os lançamentos de ajuste no lucro líquido, as compensações, adições e exclusões de valores, chegando assim ao lucro real.

Para que serve o Lalur?

O Lalur, existente desde 1979, é um livro de escrituração de natureza fiscal que se utiliza de dados extrafiscais. O objetivo é informar ao Estado o quanto de impostos sua empresa deve ao fisco.

Qual a diferença entre Lalur E-lacs?

Os livros eletrônicos e-LALUR (Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real) e o e-LACS (Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL) são livros fiscais destinados à apuração extracontábil do Lucro Real, sujeito à tributação Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), sendo ambos, obrigatórios para os contribuintes ...

Quando devo informar tipo L no Registro 010 da ECF?

2 – Caso a pessoa jurídica não esteja obrigada a entregar a ECD e não efetuou a entrega de forma facultativa, deverá preencher o campo 10 do registro 0010 com o código “L”.

O que é o registro 0010?

Geralmente esta mensagem ocorre quando não é informado a forma de determinação das estimativas mensais de todos os meses que será gerado o arquivo.

Como lançar o registro M410?

OBS: Para que possa efetuar os lançamentos no registro M410, é necessário que esteja informado as contas da da Parte B na opção 'Identificação da conta na parte B' (Registro M010).

Como informar compensação de prejuízo na ECF?

as compensações de Períodos Anteriores devem ser lançadas no Registro m010 e no Registro m410 ou é so quando o Trimestre de Prejuízo antes das compensações.

Como montar o ECF no sistema domínio?

SPED ECF - Como configurar uma empresa para gerar a declaração?
  1. 1 – PARÂMETROS DA EMPRESA. 1.1 – Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; ...
  2. 2 – VINCULAR PLANO REFERENCIAL AS CONTAS CONTÁBEIS. ...
  3. 3 – INICIALIZAÇÃO DE SALDOS DAS CONTAS REFERENCIAIS. ...
  4. 4 – LANÇAMENTOS PARA AS CONTAS REFERENCIAIS. ...
  5. 5 – SPED ECF.

Quais tipos de empresas estão obrigadas por lei a entrega da escrituração Contábil Fiscal?

As empresas que optaram operar pelo regime Simples Nacional. Assim como as empresas inativas, os órgãos públicos, as autarquias e as fundações públicas.

O que são despesas dedutíveis e não dedutíveis?

Como regra geral as despesas realizadas com planos de saúde, médicos, dentistas e hospitais, assim como as despesas de instrução realizadas pelo contribuinte ou seus dependentes, são despesas que podem ser abatidas no cálculo do imposto de renda a pagar.

O que é despesa não dedutíveis?

São aquelas receitas e despesas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.

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