Qual a diferença entre auto de arrematação e carta de arrematação?

Perguntado por: Sérgio Álvaro Neto Barbosa  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Note-se que o auto deve ser assinado pos três pessoas, a saber: o juiz, o arrematante e o leiloeiro. Já a carta é assinada somente pelo juiz. A carta é o título aquisitivo da propriedade. Destina-se ao registro na circunscrição imobiliária.

O que é um auto de arrematação?

Auto de arrematação é um documento que consolida a alienação judicial. Após a batida do martelo, o auto de arrematação é expedido de forma imediata e assinado pelo arrematante, pelo leiloeiro e pelo Juiz Coordenador dos Leilões.

Quando é expedida a carta de arrematação?

depois de fluído o prazo de dez dias para impugnação (§ 2º), ou resolvidas conclusivamente as objeções suscitadas em tal prazo, entregue o bem (se móvel), ou imitido na posse o arrematante (se imóvel), e expedida a correspondente carta, é que a arrematação estará efetivamente concluída.

O que fazer após o auto de arrematação?

Nesse caso, por lei, você terá duas opções. A primeira é desistir da arrematação, sem multa, com devolução total dos valores pagos. Outra opção é defender a arrematação e aguardar a decisão do Juiz. Nesse caso, mesmo que o Juiz cancele ou anule o leilão, você não terá prejuízo.

O que deve conter a carta de arrematação?

A Carta de Arrematação ou Adjudicação deverá conter a descrição do imóvel, com remissão à matrícula e registros, a cópia do auto de arrematação ou adjudicação, além da qualificação completa do arrematante ou adjudicante.

Diferença entre Carta de Arrematação e Auto de Arrematação

45 questões relacionadas encontradas

Quais documentos devem instruir carta de adjudicação?

Quais são os documentos necessários para a carta de adjudicação?
  • inicial com a descrição dos bens;
  • termo de inventariante;
  • sentença;
  • certidão de trânsito em julgado;
  • certidões negativas (municipal, estadual e federal); e.
  • escritura do imóvel ou documento do bem a ser adjudicado.

Quais peças devem compor a carta de adjudicação?

QUALIFICAÇÃO DAS PARTES: caso não esteja completa nas peças processuais, o interessado deverá juntar cópia de documento de identificação pessoal (RG ou CNH, por exemplo), do número de inscrição no CPF, e do comprovante de residência de todos os favorecidos (arts. 476 e 478, ambos do CNCGJ/SC).

Qual o prazo para impugnar a arrematação?

Com a assinatura do auto pelo juiz a arrematação será considerada perfeita, acabada e irretratável, conforme caput do art. 903 do CPC . Alegações de invalidação do ato devem ser feitas no prazo de 10 dias contados da assinatura do auto de arrematação, conforme previsão contida no art. 903 , § 2º do CPC .

Como transferir veículo arrematado em leilão?

A VISTORIA e a TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE do bem arrematado também devem ser solicitadas pelo arrematante, após a retirada/entrega do veículo, diretamente com o DETRAN, a partir dos dados que constam na NOTA DE VENDA EM LEILÃO e NO AUTO DE LEILÃO (como, por exemplo, PLACA e RENAVAM), que são entregues no ato da ...

Quanto custa registrar uma carta de arrematação?

Registro: O custo do registro com valor declarado na matrícula varia de acordo com o valor da arrematação. Clique aqui e consulte tabela; e. Certidões (matrícula, firmas, etc): Custos para expedição de certidão, reconhecimento de firma, autenticações e outros custos cartoriais – normalmente em torno de R$ 300,00.

O que é auto de leilão?

O auto de leilão caracteriza-se como documento hábil a retratar o ocorrido no leilão. Assim, desconsidera-se qualquer outro documento que tenha por destino sua substituição. A transferência dos bens forma-se com sua assinatura, tornando-se irretratável.

O que é arrematação de imóvel?

As arrematações são atos que devem ser registrados e não averbados. Isso porque arrematação é um ato de compra e venda realizado em leilão ou hasta pública. Concluída a arrematação, deverá ser lavrado um auto de arrematação e será expedida a carta de arrematação a favor do arrematante.

Como tirar restrição de leilão?

Passo a passo para regularizar veículo de leilão
  1. Atenção ao estado do veículo. Primeiramente, deve-se verificar o que está detalhado na descrição do lote do automóvel (se ele é recuperável ou não). ...
  2. Faça a inspeção veicular. ...
  3. Confira a documentação. ...
  4. Atente-se aos prazos da empresa vendedora. ...
  5. Autorização do DETRAN.

Como fazer pra tira os documentos de carros de leilão?

Para fazer a regularização do veículo leiloado, o arrematante deve comparecer ao Detran com os seguintes documentos:
  1. Requerimento para desbloqueio de sinistro;
  2. Nota fiscal original de compra da moto do leilão (emitida pelo leiloeiro);
  3. Original do Auto de Leilão (emitida pelo leiloeiro);

Como regularizar um veículo comprado em leilão?

Como regularizar veículos de leilão?
  1. Observar o estado do veículo.
  2. Fazer a inspeção.
  3. Conferir a documentação.
  4. Como conseguir autorização do DETRAN.

É possível impugnar a arrematação?

PRAZO. No processo do trabalho, o prazo para oposição de impugnação à arrematação é de 10 (dez) dias, contados da assinatura do auto de arrematação (art. 903§ 2º do CPC/2015 ). Resta preclusa a oportunidade de ver discutida a matéria, não ingressando a Agravante com a impugnação no momento oportuno.

Qual o prazo para embargos à arrematação no novo CPC?

A interpretação literal do que dispõe o artigo 746 , caput, do CPC indica que o prazo para oposição de embargos à arrematação é de cinco dias, contados da ciência da decisão homologatória da arrematação, que é o ato processual que a constitui.

É possível o desfazimento da arrematação?

Lembrou o Relator que, em regra, o desfazimento da arrematação deve ser requerido pela parte nos próprios autos da ação de execução. Contudo, ressalvou que, em situações como as acima descritas, a desconstituição será intentada por meio de ação própria, de natureza anulatória, consoante o art.

O que acompanha a carta de adjudicação?

Cópia da Sentença de Adjudicação, com cópia do trânsito em julgado, autenticadas pela Vara Judicial; Cópia da petição inicial, contendo a qualificação completa das partes, autenticada pela Vara Judicial.

Quais são as peças necessárias para a carta de sentença?

Para formar a carta de sentença, são necessárias cópias autenticadas da decisão a ser cumprida, certidão de trânsito em julgado (ou a certidão de interposição de recurso recebido sem efeito suspensivo), cópias das procurações outorgadas pelas partes e outras peças consideradas úteis ou indispensáveis ao cumprimento da ...

O que é uma carta de adjudicação?

A adjudicação é ato judicial que estabelece e declara que a propriedade imóvel deve ser transferida de seu primitivo dono para o credor, para que este satisfaça seu crédito. Possui natureza constitutiva, gerando direitos de domínio e posse ao credor.

Como instruir carta de adjudicação?

Na carta de adjudicação, deverão constar:
  1. descrição do imóvel;
  2. matrícula e registro dos imóveis;
  3. cópia do auto de adjudicação; e.
  4. prova de quitação do imposto de transmissão.

Como transferir veículo adjudicação?

Na transferência de um veículo automotor via carta de adjudicação, é preciso fazer a transferência de propriedade do proprietário anterior para o adquirente. Para realizar o processo de transferência é necessário levar o veículo para vistoria.

Quais são os requisitos necessários para a propositura da ação de adjudicação compulsória?

A lei traz os seguintes requisitos para a ação de adjudicação compulsória:
  • a) A existência de uma promessa de compra e venda;
  • b) Inexistência de previsão do direito de arrependimento; e.
  • c) Registro da promessa de compra e venda no Registro de Imóveis.

Artigo anterior
O que é sanção disciplinar no trabalho?
Artigo seguinte
Quantos e quais são os símbolos do Rio Grande do Sul?