É bom usar aditivo no carro?
Perguntado por: Érika Nádia Brito de Guerreiro | Última atualização: 20. März 2025Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)
O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.
É bom colocar aditivo no carro?
Com isso, podemos dizer que é importante colocar aditivo no radiador, pois ele ajuda no controle de temperatura. Caso ainda não o utilize, não há problemas em adotá-lo.
É melhor colocar água ou aditivo no radiador?
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Quanto tempo dura o aditivo no carro?
Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.
O que o aditivo faz no motor?
Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.
Aditivo no motor do carro: onde ele é realmente necessário?
É correto colocar aditivo puro no radiador?
Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo.
O que pode acontecer se colocar aditivo no radiador?
Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.
Qual a diferença entre o aditivo ROSA E o verde?
Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.
É normal completar água do radiador toda semana?
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Pode completar a água do radiador com aditivo?
1 - Completar nível do radiador com água de torneira
Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.
Quem nunca usou aditivo pode usar?
Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.
Pode usar aditivo em motor velho?
Uma das dicas para uso de aditivos, além de seguir todas as recomendações de fabricantes, é evitar o acréscimo do aditivo quando verificar que o óleo já está muito velho, assim como quando tiver rodado com o óleo mais de mil quilômetros.
Pode colocar água filtrada no radiador do carro?
E se não tiver água destilada? Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento. Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.
Quantos litros de aditivo vai no radiador de um carro?
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.
Qual o melhor aditivo para carro?
- Aditivo Radiador Autoshine.
- Aditivo para Radiador Paraflu Bio Orgânico.
- Wurth Fluido para Radiador W-Max 1L.
- Aditivo para Radiador Delphi RL10008.
- Aditivo para Radiador Proauto Prorad.
- Aditivo para Radiador Motores Flex e Diesel Koube.
- Aditivo Radiador Motorcraft Diluído Long Life 1l.
Qual é a melhor marca de aditivo para radiador?
- STP.
- Paraflu.
- ACDelco.
- Rad Cool Bardahl.
- Power Clean.
O que faz baixar a água do radiador?
Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.
Quanto tempo leva para a água do radiador baixar?
“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.
É normal o carro baixar um pouco de água?
Sim, é normal que o líquido de refrigeração baixe ao longo do tempo devido à evaporação causada pelo aquecimento do motor.
Quanto tempo dura aditivo?
Quando trocar o aditivo? Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
Qual o melhor produto para limpar o radiador?
O melhor limpador está aqui: Koube Limpa Radiador Orgânico!
Qual a diferença entre os aditivos Paraflu?
A diferença entre os tipos de aditivo (inorgânico, orgânico e híbrido) está na composição do seu pacote anticorrosivo. O pacote anticorrosivo é o conjunto de matérias primas responsável por proteger o sistema da corrosão e desgaste.
O que estraga o radiador?
O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.
Como saber se o aditivo para radiador é bom?
Para ser considerado um aditivo de radiador, o líquido deve conter uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol) em sua composição, além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT. Já um fluido de arrefecimento não contém nada disso... E é aí que está o problema!
O que acontece se não diluir o aditivo?
Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água.
Quem tem pressão alta pode tomar suco de beterraba?
Quais são os astros?