É bom usar aditivo no carro?

Perguntado por: Érika Nádia Brito de Guerreiro  |  Última atualização: 20. März 2025
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O aditivo para radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Por isso, a função dele é tão importante. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.

É bom colocar aditivo no carro?

Com isso, podemos dizer que é importante colocar aditivo no radiador, pois ele ajuda no controle de temperatura. Caso ainda não o utilize, não há problemas em adotá-lo.

É melhor colocar água ou aditivo no radiador?

O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.

Quanto tempo dura o aditivo no carro?

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

O que o aditivo faz no motor?

Primeiramente, vale destacar que o aditivo para radiador reduz a temperatura de congelamento e eleva o ponto de ebulição da água. Assim, ela passa a ferver em temperatura mais alta. Além disso, o aditivo para radiador tem como função impedir que as galerias do motor sofram corrosão em decorrência do contato com a água.

Aditivo no motor do carro: onde ele é realmente necessário?

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É correto colocar aditivo puro no radiador?

Somente o aditivo puro e concentrado, não pode mesmo! O que deve ser utilizado no sistema é “líquido de arrefecimento”. O “líquido de arrefecimento” é composto por água (desmineralizada) e aditivo.

O que pode acontecer se colocar aditivo no radiador?

Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.

Qual a diferença entre o aditivo ROSA E o verde?

Segundo o INMETRO, as cores são meramente comerciais e não influenciam nas propriedades ou no desempenho dos fluidos. Na maioria das vezes, os fluidos orgânicos costumam ter a cor amarela, rosa ou vermelha, enquanto os inorgânicos são verdes ou azuis.

É normal completar água do radiador toda semana?

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.

Pode completar a água do radiador com aditivo?

1 - Completar nível do radiador com água de torneira

Ao consultar o manual do proprietário de diferentes veículos, a orientação básica é a mesma: colocar água destilada ou desmineralizada em combinação com o aditivo recomendado pela montadora. A percentagem do aditivo varia de acordo com o veículo.

Quem nunca usou aditivo pode usar?

Posso colocar o aditivo para radiador agora? ' Essa é uma dúvida comum e que não exige preocupação, pois mesmo que o aditivo nunca tenha sido usado no radiador sempre tem uma primeira vez e isso não apresenta malefícios, a menos que o fluido não seja recomendado ou de baixa qualidade.

Pode usar aditivo em motor velho?

Uma das dicas para uso de aditivos, além de seguir todas as recomendações de fabricantes, é evitar o acréscimo do aditivo quando verificar que o óleo já está muito velho, assim como quando tiver rodado com o óleo mais de mil quilômetros.

Pode colocar água filtrada no radiador do carro?

E se não tiver água destilada? Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento. Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.

Quantos litros de aditivo vai no radiador de um carro?

O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.

Qual o melhor aditivo para carro?

7 Melhores Aditivos para Radiador
  • Aditivo Radiador Autoshine.
  • Aditivo para Radiador Paraflu Bio Orgânico.
  • Wurth Fluido para Radiador W-Max 1L.
  • Aditivo para Radiador Delphi RL10008.
  • Aditivo para Radiador Proauto Prorad.
  • Aditivo para Radiador Motores Flex e Diesel Koube.
  • Aditivo Radiador Motorcraft Diluído Long Life 1l.

Qual é a melhor marca de aditivo para radiador?

As marcas mais recomendadas de aditivo de radiador:
  • STP.
  • Paraflu.
  • ACDelco.
  • Rad Cool Bardahl.
  • Power Clean.

O que faz baixar a água do radiador?

Um dos motivos mais óbvios para a água do radiador baixando rapidamente é um vazamento. Por mais que esse escoamento não seja visível à primeira análise, ele pode significar problemas em componentes mais internos (e escondidos) do veículo.

Quanto tempo leva para a água do radiador baixar?

“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.

É normal o carro baixar um pouco de água?

Sim, é normal que o líquido de refrigeração baixe ao longo do tempo devido à evaporação causada pelo aquecimento do motor.

Quanto tempo dura aditivo?

Quando trocar o aditivo? Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.

Qual o melhor produto para limpar o radiador?

O melhor limpador está aqui: Koube Limpa Radiador Orgânico!

Qual a diferença entre os aditivos Paraflu?

A diferença entre os tipos de aditivo (inorgânico, orgânico e híbrido) está na composição do seu pacote anticorrosivo. O pacote anticorrosivo é o conjunto de matérias primas responsável por proteger o sistema da corrosão e desgaste.

O que estraga o radiador?

O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.

Como saber se o aditivo para radiador é bom?

Para ser considerado um aditivo de radiador, o líquido deve conter uma porcentagem específica de MEG (monoetilenoglicol) em sua composição, além de ser aprovado pelo INMETRO e seguir as normas ABNT. Já um fluido de arrefecimento não contém nada disso... E é aí que está o problema!

O que acontece se não diluir o aditivo?

Na reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e 50% de água. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora rapidamente, além de enferrujar a válvula termostática e a bomba d'água.

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